5/5 - (4 votos)

Arne Jaconsen

Quando pensamos em um artista versátil o nome de Arne Jacobsen tem que estar nessa lista, o dinamarquês nascido em Copenhague ficou conhecido como um dos principais expoentes da produção artística do século XX.

No site do Dr. Cláudio Lemos falaremos sobre esse artista nascido no berço do design orgânico que revolucionou o mundo do design com criações marcantes que continuam atuais e inspiram artistas até os dias atuais em todos os lugares do mundo.

Biografia de Arne Jacobsen

Nascido em Copenhague em 11 de fevereiro de 1902 (falecido em 24 de março de 1971 aos 69 anos, na mesma cidade), Arne Jacobsen foi um arquiteto, decorador, designer de móveis, têxtil, pedreiro e artista de cerâmicas, responsável por criar desenhos de mobiliários que se tornaram extremamente famosos.

Entretanto, até alcançar esse patamar, Arne trabalhou como pedreiro em obras residenciais. Esse interesse pelas por esse mundo e por suas formas e texturas incitou o artista a buscar uma formação na área. Assim, ele conseguiu uma bolsa na Academia Real de Artes de Copenhague (Danske Kongelige Kunstakademie), na qual se formou como arquiteto em 1927, aos 25 anos. Ainda em 1927 Arne Jacobsen conhece Poul Holsoe, arquiteto com quem trabalhou durante quase 3 anos, até 1930.

Carreira

Durante a época de estudante Arne se mostrou para o mundo do design ao apresentar uma cadeira que havia projetado para o importante “Paris Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes”, sendo premiado em 1925 com uma medalha de prata por esse projeto.

Em 1929 Arne dava um importante salto na carreira, esse foi o ano em que ele abriu seu atelier e deixou para trás o pensamento Neoclassicista, adotando o então novo estilo que estava dominando o mundo, o funcionalismo, que tem como premissa a frase “a forma segue a função”, frase do arquiteto proto-moderno Louis Sullivan, que visa unir a forma as necessidades gerais da sociedade.
Por ser judeu, Arne e sua esposa Jonna Jacobsen, uma design têxtil, foram forçados a deixar a Dinamarca em 1943 e voar para a Suécia devido a Segunda Guerra Mundial. Lá os companheiros suecos tornaram os esboços de Arne em papel de parede que foram utilizados para impressões têxteis e lançados posteriormente em uma coleção em 1944.

Ao retornar para a Dinamarca estava determinado a atribuir aos artigos produzidos industrialmente uma qualidade semelhante às das peças manufaturadas. Com isso em mente, já no final dos anos 50 desenvolveu aquele que seria o seu grande projeto de interiores, o Royal SAS Hotel, em Copenhague, na Dinamarca e foi lá que o artista fez as maiores e a maioria das suas criações, inclusive a famosa poltrona Egg, o sofá Swan e a série 3300.

Maiores trabalhos

Além da poltrona Egg, do sofá Swan e a série 3300, Arne Jacbsen ganhou nome no cenário mundial de mobiliário enquanto trabalhava para a empresa Fritz Hansen, na qual em 1952 projetou a famosa cadeira Ant.

Apesar de não ter tido o mesmo reconhecimento, as suas obras arquitetônicas também chamaram muita atenção do mundo, entre suas principais construções estão: a St. Catherine’s College, em Oxford, na Inglaterra, e o edifício do Banco Nacional da Dinamarca, iniciado em 1965 e finalizado em 1978, 7 anos após sua morte, pelo escritório Dissing + Weitling.
Suas principais obras de design e arquitetura incluem:

  • The Oxford Chair
  • Talheres Arne Jacobsen;
  • O ponto;
  • Cadeira Lily;
  • The Stelling House;
  • Prefeitura de Aarhus, entre outros.

Related posts

Deixe um Comentário

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria