Eduardo Bortk é um pintor brasileiro conhecido por suas obras hiper-realistas feitas principalmente em óleo sobre tela, de grande renome, tanto em território nacional, quando em terras internacionais. Grande parte do seu reconhecido talento se deve ao fato de Bortk ser um artista autodidata, ou seja, não buscou orientação profissional quando iniciou suas atividades como pintor.
No site do Dr. Cláudio Lemos, falaremos de um dos seus artistas preferidos do cirurgião. Caminharemos um pouco sobre sua história biográfica e carreira, além claro de citar algumas de suas obras mais importantes.
Eduardo Bortk Biografia
Nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 11 de agosto de 1950, Carlos Eduardo de Mendonça Bortkievicz ou apenas Eduardo Bortk, como assina suas obras é um artista autodidata que começou suas atividades como pintor profissional graças aos inventivos de sua mãe, a também pintora Maria Helena.
Devido a isso, passou a frequentar o atelier dos consagrados pintores Eugenio de Proença Sigaud (artista que se refere a Bortk como um dos pintores que mais admira, na lista editada do livro “Sigaud o Pintor dos Operários”) e Ivan Serpa, conterrâneo carioca conhecido por sua arte concreta e o figurativismo. Eduardo Bortk lançou sua carreira oficialmente em 1972, no “Salão de Verão”, evento realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Trabalhos de Bortk
O ano de 1996 foi muito importante para Eduardo Bortk, foi a partir desse ano que ele deu início a um série de retratos que se tornou referência de seu trabalho até hoje, dentre os quais a galeria dos ex-presidentes do Jockey Club Brasileiro merece destaque, obras que foram reproduzidas no livro de Ney Carvalho, para comemorar os 150 do JCB.
Em 2004 Borkt começa a trabalhar diretamente com a Galeria Maurício Pontual, responsável por lança-lo no exterior como artista plástico hiper-realista, como resultado, várias de suas obras foram leiloadas e vendidas na Sotheby’s e Christe’s em Nova York.
Durante sua carreira, Eduardo Bortk se destaca por suas obras hiper-realistas, um gênero de pintura que possui um efeito similar ao da fotográfica de alta resolução, contudo, com a presença marcante de técnicas que proporcionam a observação de detalhes minuciosos com perfeição, o que traz à tona a ilusão de realidade tornando a obra mais concreta e palpável às vistas dos apreciadores de arte.
A relação do Dr. Cláudio Lemos com o Artista
O médico cirurgião plástico Dr.Cláudio Lemos é um dos importantes nomes que apreciam a arte de Eduardo Bortk e esteve presente em diversos momentos para prestigiar o trabalho do artista plástico, como a festa de 22 anos da Divine Académie Française Des Arts Lettres et Culture, na França, em novembro de 2017. Na ocasião, Eduardo Bortk recebeu condecoração pelas mãos da vice-presidente da Academia Francesa, Diva Pavesi.
Além disso, Dr.Cláudio Lemos possui uma obra de Eduardo Bortk em seu consultório que retrata a beleza do corpo feminino, uma forma de contemplar a beleza do corpo de em todos os seus aspectos da arte e da medicina.