A cicatriz é o fechamento de uma lesão na derme que pode ser provocada por diversos motivos, uma vez que há o rompimento da pele, o colágeno age se remodelando até que a regeneração das células ocorra. Em casos de crescimento desordenado da pele, a condição é chamada de queloide.
Os queloides podem surgir em qualquer lugar do corpo no qual exista qualquer ferimento já cicatrizado. Neste artigo do blog do Dr. Cláudio Lemos entenderemos o que é queloide, como elas são formadas, os fatores de risco e como buscar ajuda para tratar as cicatrizes.
O Que é Queloide e Como Surgem?
Queloide consiste no crescimento excessivo do tecido cicatricial que surge no local onde houve um corte, traumatismo ou cirurgia. Essa alteração de origem benigna não traz nenhum risco à saúde, sendo mais um problema estético para o indivíduo.
Em outras palavras, é uma cicatriz decorrente da proliferação excessiva de fibroblastos e do acúmulo de colágeno, glicoproteínas, integrinas e proteoglicanos, que formam a matriz extracelular.
O queloide incide igualmente em homens e mulheres, entretanto, pessoas negras e asiáticas são mais propensas a desenvolver queloides, com 15 vezes mais chances de desenvolver esse tipo de cicatriz quando comparado a outros grupos.
São mais comuns entre jovens de 10 a 20 anos e apesar de ocorrer em ambos os sexos é mais comum em mulheres.
Ele surge devido ao excesso de colágeno (proteína responsável pelo processo de cicatrização) na pele, em outras palavras, pode-se dizer que é como se as células não soubessem a hora exata de produzir o novo tecido para o ferimento.
A queloide pode surgir em ferimentos cicatrizados originários de:
- Queimaduras;
- Tatuagens;
- Cirurgias;
- Arranhões;
- Varicela (catapora);
- Acne;
- Furos nas orelhas e piercings;
- Locais de vacinação.
Quais são os sintomas do queloide?
Identificar o que é queloide é simples e pode ser facilmente percebido a olho nu, são caracterizados por protuberâncias salientes que ultrapassam os limites das bordas da ferida, devido à produção excessiva de colágeno, diferentemente de outras cicatrizes salientes, conhecidas como cicatrizes hipertróficas, que mesmo sendo elevadas e duras, ainda respeitam os “limites” da cicatriz.
Tratamentos Para Queloide
Os queloides normalmente não trazem nenhum problema para à saúde do indivíduo, logo, se não incomodar não existe necessidade de tratamento.
Contudo, quando a queloide é muito grande ou incômoda ela pode ser removida através de diferentes tratamentos, como a cirurgia, por exemplo. Em alguns casos o queloide pode surgir novamente e existem alguns tratamentos complementares que ajudam a prevenir o problema como:
- Radioterapia
Após a cirurgia plástica o médico pode recomendar a radiação, pois tem uma grande taxa de sucesso em evitar que ela volte a crescer. Este tipo de tratamento é complexo e pode oferecer riscos para o tecido saudável, portanto, caberá a avaliação médica revelar a necessidade de sua aplicação.
- Injeções de corticosteróides
As injeções de corticosteróides são esteróides que ajudam a aliviar a coceira e da dor, diminuindo a formação de cicatriz e em alguns casos podem diminuir o tamanho do queloide. Normalmente essas injeções são administradas por cirurgia e as doses são aplicadas de 3 a 4 vezes por semana durante alguns meses;
- Medicamentos
Alguns medicamentos que atuam em conjunto com a cirurgia para evitar o crescimento do queloide são a Betatrinta, Contractubex, Decadron, Diprospan e o Duoflam.
Além disso, algumas terapias eletivas podem apresentar bons resultados no tratamento, como a terapia a laser e a crioterapia com nitrogênio líquido, que atua congelando o queloide.
Para a maior parte das pessoas propensas a desenvolvê-la a não há prevenção para queloide, apenas cuidados no dia a dia são as medidas encontradas, como não arranhar a crosta em formação ou retirar as já formadas e coçar a cicatriz.
Ter uma alimentação rica em vitamina E também ajuda a conter o crescimento delas.
Caso o paciente apresente qualquer sinal de queloide o ideal é que procure um médico para o tratamento adequado, ele pode indicar os medicamentos e pomadas cicatrizantes que podem atenuar o problema.
O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos é especialista em cirurgia de queloide, proporcionando a melhora na qualidade de vida e da autoestima feminina, masculina e infantil. Acompanhe outras notícias e dicas no blog.