Saiba o Que é Queloide e Como Tratar

O que é queloide

 

A cicatriz é o fechamento de uma lesão na derme que pode ser provocada por diversos motivos, uma vez que há o rompimento da pele, o colágeno age se remodelando até que a regeneração das células ocorra. Em casos de crescimento desordenado da pele, a condição é chamada de queloide. 

Os queloides podem surgir em qualquer lugar do corpo no qual exista qualquer ferimento já cicatrizado. Neste artigo do blog do Dr. Cláudio Lemos entenderemos o que é queloide, como elas são formadas, os fatores de risco e como buscar ajuda para tratar as cicatrizes. 

O Que é Queloide e Como Surgem?

Queloide consiste no crescimento excessivo do tecido cicatricial que surge no local onde houve um corte, traumatismo ou cirurgia. Essa alteração de origem benigna não traz nenhum risco à saúde, sendo mais um problema estético para o indivíduo. 

Em outras palavras, é uma cicatriz decorrente da proliferação excessiva de fibroblastos e do acúmulo de colágeno, glicoproteínas, integrinas e proteoglicanos, que formam a matriz extracelular.

O queloide incide igualmente em homens e mulheres, entretanto, pessoas negras e asiáticas são mais propensas a desenvolver queloides, com 15 vezes mais chances de desenvolver esse tipo de cicatriz quando comparado a outros grupos. 

São mais comuns entre jovens de 10 a 20 anos e apesar de ocorrer em ambos os sexos é mais comum em mulheres. 

Ele surge devido ao excesso de colágeno (proteína responsável pelo processo de cicatrização) na pele, em outras palavras, pode-se dizer que é como se as células não soubessem a hora exata de produzir o novo tecido para o ferimento. 

A queloide pode surgir em ferimentos cicatrizados originários de:

  • Queimaduras;
  • Tatuagens;
  • Cirurgias;
  • Arranhões;
  • Varicela (catapora);
  • Acne;
  • Furos nas orelhas e piercings;
  • Locais de vacinação. 

  Quais são os sintomas do queloide?

Identificar o que é queloide é simples e pode ser facilmente percebido a olho nu, são caracterizados por protuberâncias salientes que ultrapassam os limites das bordas da ferida, devido à produção excessiva de colágeno, diferentemente de outras cicatrizes salientes, conhecidas como cicatrizes hipertróficas, que mesmo sendo elevadas e duras, ainda respeitam os “limites” da cicatriz. 

Tratamentos Para Queloide 

Os queloides normalmente não trazem nenhum problema para à saúde do indivíduo, logo, se não incomodar não existe necessidade de tratamento. 

Contudo, quando a queloide é muito grande ou incômoda ela pode ser removida através de diferentes tratamentos, como a cirurgia, por exemplo. Em alguns casos o queloide pode surgir novamente e existem alguns tratamentos complementares que ajudam a prevenir o problema como: 

  • Radioterapia
    Após a cirurgia plástica o médico pode recomendar a radiação, pois tem uma grande taxa de sucesso em evitar que ela volte a crescer. Este tipo de tratamento é complexo e pode oferecer riscos para o tecido saudável, portanto, caberá a avaliação médica revelar a necessidade de sua aplicação.
  • Injeções de corticosteróides
    As injeções de corticosteróides são esteróides que ajudam a aliviar a coceira e da dor, diminuindo a formação de cicatriz e em alguns casos podem diminuir o tamanho do queloide. Normalmente essas injeções são administradas por cirurgia e as doses são aplicadas de 3 a 4 vezes por semana durante alguns  meses;
  • Medicamentos
    Alguns medicamentos que atuam em conjunto com a cirurgia para evitar o crescimento do queloide são a Betatrinta, Contractubex, Decadron, Diprospan e o Duoflam.

Além disso, algumas terapias eletivas podem apresentar bons resultados no tratamento, como a terapia a laser e a crioterapia com nitrogênio líquido, que atua congelando o queloide. 

Para a maior parte das pessoas propensas a desenvolvê-la a não há prevenção para queloide, apenas cuidados no dia a dia são as medidas encontradas, como não arranhar a crosta em formação ou retirar as já formadas e coçar a cicatriz. 

Ter uma alimentação rica em vitamina E também ajuda a conter o crescimento delas. 

Caso o paciente apresente qualquer sinal de queloide o ideal é que procure um médico para o tratamento adequado, ele pode indicar os medicamentos e pomadas cicatrizantes que podem atenuar o problema. 

O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos é especialista em cirurgia de queloide, proporcionando a melhora na qualidade de vida e da autoestima feminina, masculina e infantil. Acompanhe outras notícias e dicas no blog.

Related posts

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria