O envelhecimento é um processo natural do organismo humano. Entretanto, a velhice ou terceira idade já não é mais sinônimo de pouco cuidado com a beleza.
Cada vez mais preocupados com a aparência, homens e mulheres acima dos 60 anos estão procurando por procedimentos estéticos que renovam o aspecto maduro.
Motivos não faltam. Segundo uma pesquisa realizada no Brasil, 70% das pessoas acima dos 60 anos de idade revelaram alguma insatisfação corporal. Entre as queixas mais comuns, homens sentem a necessidade de serem mais fortes e as mulheres de serem mais magras.
Ainda na lista de desejo de mudanças, ambos os sexos procuram rejuvenescer a pele, através de procedimentos estéticos que eliminam as rugas de expressão.
Para os idosos, a autoimagem é um fator fundamental para o cuidado com a saúde. Quando não se sentem bonitos, a tendência é a má alimentação, falta da prática de exercícios físicos e desequilíbrio da medicação.
Neste cenário, a cirurgia plástica também é considerada uma excelente opção para resgatar a autoestima e juventude.
Cirurgia Plástica em Idosos é Possível?
A cirurgia plástica em idosos é uma realidade muito próxima. É possível realizar diversos procedimentos cirúrgicos para harmonizar os traços, deixando rosto e outras partes do corpo com resultados mais naturais, melhorando a autoestima de quem já passou dos 60 anos.
O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos possui diversas especializações nacionais e internacionais em cirurgia plástica em idosos com o que há de mais inovador e tecnológico no mercado. Para quem procura harmonizar a beleza do corpo de forma mais natural, as cirurgias plásticas mais indicadas são:
- Cirurgia das Pálpebras – O caimento da pálpebra faz parte do processo natural de envelhecimento do corpo que pode transmitir pouco cuidado com a aparência e prejudicar a autoestima. A cirurgia de ptose palpebral consiste na resseção da pele enrugada, renovando o olhar e harmonia do rosto.
- Mastopexia – O caimento dos seios é uma das principais insatisfações das mulheres da terceira idade. A mastopexia é cirurgia plástica que visa o levantamento e remodelagem dos seios, proporcionando resultados mais naturais e melhorando a autoestima feminina.
- Rejuvencimento das Mãos – As mãos podem mostrar os primeiros sinais de envelhecimento do corpo ao perder a elasticidade e tecido conjuntivo. O hand lifting, procedimento minimamente invasivo com aplicações de substâncias orgânicas que melhoram o aspecto da pele, combatendo a flacidez e aspecto enrugado.
- Preenchimento de Olheiras – outra importante queixa dos idosos é a região popularmente conhecida como olheiras que, principalmente em homens, a pele fica caída e pode formar sulcos que incomodam a harmonia do rosto. A técnica é minimamente invasiva e consiste na aplicação de ácido hialurônico sintetizada pelo organismo, responsável por manter a pele hidratada, elástica e saudável.
- Correção de Manchas – a hiperpigmentação, popularmente conhecida como manchas da idade são pequenas áreas da pele mais escurecidas que ocorrem após longas exposições ao sol, influências hormonais e herança genética. O peeling químico e a lasertarepia são procedimentos minimamente invasivos que podem combater o problema.
A Cirurgia Plástica em Idosos Oferece Riscos a Saúde?
Como em qualquer outra idade, a cirurgia plástica em idosos também pode oferecer riscos e complicações para a saúde do paciente. Com o avanço na medicina e da tecnologia, os riscos de uma intervenção cirúrgica tornam-se drasticamente baixos, mas algumas condições devem ser respeitadas. A avaliação com realização de exames pré-operatórios é fundamental para identificar possíveis problemas de saúde que possam impedir a realização de um procedimento cirúrgico específico.
A partir dos 60 anos de idade é comum encontrar pessoas com diabetes e hipertensão, doenças que limitam a prática de algumas cirurgias e necessitam cuidados redobrados do cirurgião plástico e do próprio paciente no pós-operatório.
Outro importante fator é a prática de procedimentos minimamente invasivos que são realizados em menor tempo e oferecem rapidez na recuperação, permitindo a volta às atividades com mais conforto.
Como Fazer uma Cirurgia Plástica com Resultado mais Natural?
O médico cirurgião plástico Dr.Cláudio Lemos possui diversas especializações nacionais e internacionais em cirurgia plástica em idosos com o que há de mais inovador e tecnológico no mercado, oferecendo atendimento individualizado, equilibrando as necessidades e desejos de cada paciente.