Realizar exames pré-operatórios para cirurgia plástica é uma obrigatoriedade comum que se estende a qualquer tipo de procedimento cirúrgico, o objetivo é garantir que não haja nenhum tipo de complicação durante a cirurgia ou no período de recuperação do paciente, como possíveis infecções, por exemplo.
Dessa forma, o profissional pode indicar para o paciente uma série de exames, tendo em vista a necessidade de determinar se o individuo está ou não saudável. Normalmente esses exames são solicitados alguns dias antes da realização do procedimento, assim o médico é capaz de fazer um melhor planejamento da cirurgia.
A seguir veremos quais são os principais exames pré-operatórios para cirurgia plástica solicitados pelos profissionais da área. Continue a leitura no site do Dr. Claudio Lemos e descubra quais são.
Quais Exames Pré-Operatórios Para Cirurgia Plástica devo realizar?
Quais exames pré-operatórios para cirurgia plástica o paciente deve realizar, como dissemos, será determinado pelo cirurgião plástico, porém, os principais tipos incluem:
Exames de sangue
- Pode ser realizado um hemograma para verificar a quantidade de hemácias, leucócitos e plaquetas presentes no sangue;
- Além do coagulograma, que tem o objetivo de identificar os riscos que o paciente tem de sangramentos durante a cirurgia, ou seja, sua capacidade de coagulação;
- Dosagem de ureia e creatinina no sangue que informa sobre o funcionamento dos rins;
- Glicemia em jejum, importante pois caso os níveis de glicose estejam alterados no sangue a vida do paciente pode correr perigo durante a cirurgia. Além disso, como cada indivíduo possui níveis diferentes de glicose no sangue, os riscos de infecção também podem ser maiores;
- Dosagem de anticorpos como lgE total e lgE específica para látex, que consiste em dizer se o paciente tem algum tipo de alergia e se o sistema imunológico está em perfeitas condições.
Exame de Urina
Tem o intuito também de identificar se há alterações renais ou chances de infecções. O profissional nesse caso solicita exames como o de urina tipo 1 ou EAS e verifica o pH, densidade e presença de outras substancias na urina, que podem causar alterações também no fígado, além dos rins.
Outro exame que pode ser solicitado é a urocultura, que busca a presença de microrganismos que possam causar infecções.
Exame cardíaco:
O exame mais comum é o eletrocardiograma ou ECG, que tem duração média de 10 minutos e avalia a atividade elétrica do coração.
Exames de imagem
A depender do tipo de cirurgia plástica que será realizado os exames de imagem solicitados podem variar, contudo o objetivo desses procedimentos são os mesmos, verificar a região que será operada e conhecer a integridade dos órgãos.
Os exames mais comuns são:
- Mamografia;
- Radiografia de tórax;
- Tomografia computadorizada;
- Ressonância magnética;
- Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan), entre outros.
Como se preparar para a cirurgia?
O cirurgião pode solicitar os exames pré-operatórios com no máximo 3 meses de antecedência, pois qualquer período superior a isso os exames não irão representar a condição real da pessoa. Além disso, a depender da cirurgia pode ser necessário diferentes cuidados, mas alguns procedimentos são comuns como:
- Ficar em jejum caso o procedimento envolva anestesia;
- Não consumir álcool ou tabaco nas duas semanas que antecedem a cirurgia;
- Evitar o uso de medicamentos que possam prejudicar a coagulação do sangue, como AAS, Aspirina, buferin e semelhantes, evite também anti-inflamatórios não hormonais, como Voltaren e Cataflan, entre outro;
- No dia da cirurgia tome banho com sabonete neutro e não se depile nas áreas próximas da cirurgia.
Para tirar mais dúvidas sobre os exames pré-operatórios para cirurgia plástica entre em contato com a equipe do Dr. Claudio Lemos e agende uma consulta.