Qual o Risco de uma Anestesia Geral?

Qual o Risco de uma Anestesia Geral?

Assim como outros tipos de procedimentos cirúrgicos, a cirurgia plástica também exige uma anestesia para garantir a saúde do paciente. A anestesia geral é uma técnica que promove a anulação da dor, a paralisia muscular, anulação dos reflexos e principalmente da inconsciência, o que causa o estado de incapacidade em sentir ou reagir a estímulos em um determinado tempo.

A anestesia geral funciona a partir das seguintes etapas: Pré-medicação com a administração de medicamentos ansiolíticos para acalmar o paciente. Em seguida, é realizado o procedimento de indução, onde o paciente recebe uma dose de medicamento por via intravenosa, o que causa o chamado coma induzido, situação onde o paciente fica inconsciente mas ainda pode reagir às sensações e a partir da administração do medicamento, o paciente estará pronto para o procedimento cirúrgico.

Quais são os riscos de uma anestesia geral?

Entre tantas dúvidas e preocupações que envolvem a realização de uma cirurgia plástica, o risco de uma anestesia geral pode deixar o paciente desconfortável ao decidir realizar o procedimento. Isso acontece por conta dos mitos que envolvem a técnica médica e suas consequências.

Segundo a Sociedade Brasileira de Anestesiologia, os riscos de uma anestesia geral são muito raros. Por conta dos avanços da medicina, dos estudos dos medicamentos e da tecnologia, os riscos dos procedimento declinaram significativamente nos últimos 50 anos.

Mesmo assim, o paciente deve estar ciente das complicações que podem acontecer, mesmo em raras condições. Os maiores riscos de uma anestesia geral estão ligados a condições cardiovasculares e respiratórias que o paciente já possuía antes de realizar uma cirurgia. Por isso, é extremamente fundamental realizar exames específicos durante a avaliação pré-operatória e uma extensa conversa com o médico anestesiologista para solucionar todas as dúvidas que envolvem a administração de medicamentos.

Por que as pessoas têm medo da anestesia?

A ciência explica que o ser humano tem medo do desconhecido e por isso criam diversas situações e barreiras que podem aumentar o medo e insegurança. Do mesmo modo, muitas pessoas sentem o medo da condição de inconsciência, o que gera mais insegurança em relação à anestesia geral. Para acabar de vez com essas preocupações e o medo, é necessário realizar uma avaliação junto ao médico cirurgião plástico e o anestesiologista para entender todos os detalhes do procedimento.

Posso acordar durante a cirurgia?

Despertar durante a cirurgia é outro risco muito baixo que envolve a anestesia. Durante o procedimento, o paciente é monitorado através de equipamentos que verificam o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros sinais vitais para avaliar o nível de consciência e as condições de saúde do paciente. Também vale reforçar que, em caso de necessidade, os anestesistas podem realizar a administração de doses do medicamento anestésico durante as etapas da cirurgia para garantir que o paciente não sinta dor, o que diminui ainda mais a chance de acordar durante a operação.

Mesmo com raros riscos, a anestesia geral pode oferecer efeitos colaterais que não oferecem risco à vida do paciente. Náuseas e vômitos podem ocorrer no período pós-operatório, situação que já diminuiu por conta dos avanços dos medicamentos.

A dor muscular na região da aplicação do medicamento anestésico é comum e não oferece risco à saúde. Para tratar o problema, o especialista poderá indicar o uso de medicamento relaxante muscular para diminuir o desconforto.

Para consumar todas as dúvidas e inseguranças, a conversa com o médico cirurgião plástico e com o anestesista é fundamental. A partir do diálogo e da realização dos exames pré-operatórios, o paciente saberá as reais condições, os fatores de risco, se possui doenças graves que possam impedir a realização do procedimento e os tipos de anestesia indicados para a sua condição. Só assim especialistas e paciente estão prontos e confiantes para entrar na sala de operação.

O Dr. Cláudio Lemos é cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais que realiza cirurgia plástica de acordo com os critérios de saúde, incluindo os minuciosos requisitos da anestesia geral para cuidar da saúde e harmonização da beleza de seu corpo.

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria