A anestesia é um procedimento cirúrgico que promove a ausência da dor através da paralisia muscular, abolição dos reflexos, amnésia e inconsciência.
A anestesia geral é temida pela população, no entanto, é um procedimento altamente seguro que não deve causar nenhum tipo de preocupação.
Com diversos avanços na tecnologia e na medicina, o risco de anestesia é considerado extremamente baixo. Para garantir a segurança do paciente, o Conselho Federal de Medicina possui uma resolução que garante ao paciente o direito a uma consulta com o anestesista antes do procedimento, aumentando a forma de contato que muitas vezes só acontece horas antes do procedimento cirúrgico.
A consulta com o médico anestesista é fundamental para que o paciente informe sobre problemas de saúde, o uso de álcool e drogas e possíveis reações a anestesias realizadas em procedimentos anteriores.
A partir dessas informações, o médico anestesista avalia as condições de saúde do paciente e informa sobre o procedimento que será aplicado e a os baixos índices de risco da anestesia.
Em alguns casos, o risco da anestesia está associado ao tipo de cirurgia, e aos efeitos colaterais do procedimento. Os efeitos colaterais mais comuns são enjoo, vômitos e dor de cabeça, que são tratados com medicamentos de acordo com as orientações médicas.
É importante ter um longo diálogo com o médico anestesista para entender quais são as técnicas e medicamentos que serão utilizados em sua cirurgia plástica