Saber como tirar pontos de cirurgia plástica é responsabilidade exclusiva do cirurgião plástico, apenas ele tem as devidas habilidades e conhecimento para tal, no entanto, a retirada dos pontos vai depender de diversos critérios, como a profundidade e extensão da ferida que foi aberta, além de algumas características do pacientes, como idade, obesidade, quadro de diabetes, entre outros que podem influenciar na cicatrização.
Neste FAQ falaremos sobre o porquê desse tipo de situação ocorrer, além de elencarmos outros casos comuns no momento de retirar a sutura, como conhecer os diferentes tipos de pontos cirúrgicos, saber sobre os cuidados, entre outros. Então acompanhe a leitura aqui no site do Dr. Cláudio Lemos e aproveite.
Quais os tipos de pontos de cirurgia plástica?
A escolha do tipo de ponto pode variar de acordo com cada médico, contudo, as técnicas e materiais utilizados são muitos. Existem diversos tipos de fios que podem ser usados na sutura, tais como os não absorvíveis e absorvíveis pelo corpo.
Os pontos absorvíveis são aqueles que “caem sozinhos”, mas que na realidade foram absorvidos pelo organismo, logo não necessitam da intervenção médica para remoção, normalmente o material da linha tem origem animal ou vegetal.
Já os não absorvíveis, como o nome sugere são os pontos que necessitam ser retirados pelo profissional, para que não cause problemas futuros no pós-operatório.
Quais são as técnicas para sutura?
As técnicas podem ser divididas em dois grupos principais:
- Os pontos interrompidos, feita quando o fio é amarrado e cortado, após poucas passagens pelos tecidos;
- Pontos contínuos, consiste em um nó no início e continua suturando todo o corte, sendo cortado apenas no final e após passar inúmeras vezes pelo tecido.
Porque os pontos inflamam mesmo meses após a cirurgia?
Muitos pacientes procuram o cirurgião para saber como tirar pontos de cirurgia plástica meses depois do procedimento ou em alguns casos até mesmo depois de um ano, com queixas de pequenas inflamações ou surgimento de secreção na região cicatrizada. Esses quadros de problemas pós-operatórios tardios não são os únicos problemas que podem ocorrer durante o processo de cicatrização da cirurgia.
Isso pode ocorrer principalmente quando os cirurgiões utilizam tipos de fios que o organismo não absorve, normalmente em locais de maior tensão, como os fios de mono nylon, que é extremamente maleável e quando cortado rente a pele, deixa uma ponta rígida, que o médico vira para baixo.
Porém, em alguns casos esses pontos ficam virados para cima, podendo espetar e incomodar alguma estrutura do organismo, que, notando isso irá tentar expulsar o “corpo estranho”, superficializando-o vagarosamente. Contudo, como o ponto é fixo, pois deve “segurar” alguma estrutura, começa a surgir a secreção e/ou inflamação.
Caso isso ocorra, o paciente deve sempre manter a região limpa e procurar o cirurgião para retirar o ponto de uma forma mais rápida.
Como tirar pontos de cirurgia plástica?
Como dissemos as técnicas de como tirar pontos de cirurgia plástica devem ser executadas por um profissional capacitado, na consulta marcada para o retorno, sendo realizado da seguinte forma:
- Primeiramente o médico faz toda a assepsia necessária, com o uso de luvas, pinças, soro, lâminas ou tesouras para retirar os pontos;
- Os pontos podem ser tirados totalmente ou de maneira alternada, a depender da técnica utilizada para sutura e a condição do ferimento do paciente;
- Deve-se cortar o fio abaixo do nó da sutura, puxando a extremidade lentamente, até que seja totalmente retirada da pele.
Dói para retirar os pontos?
Antes de aplicar as técnicas de como tirar pontos de cirurgia plástica, o cirurgião deve verificar se a pele do paciente já está devidamente cicatrizada, caso não haja nenhum problema o processo para os pontos de cirurgia não devem causar mais do que um leve desconforto local.
Em quais situações devo procurar o médico?
Caso a região dos pontos de cirurgia apresente dor, vermelhidão, inchaço ou secreção com pus, deve-se procurar o médico cirurgião plástico.
Para tirar mais dúvidas sobre os pontos de cirurgia plástica entre em contato com o consultório do Dr. Cláudio Lemos e agende sua consulta.