O que é Cirurgia Plástica Reparadora?

5/5 - (3 votes)

O

Muitas pessoas recorrem à cirurgia plástica para fins estéticos, querendo mudar algo em seus corpos que consideram que pode ser melhorado. O que muita gente não sabe é que a cirurgia plástica é um campo bastante amplo que realiza muito mais do que procedimentos estéticos. Nesse sentido, a cirurgia plástica reparadora é um dos pilares da área.

Afinal, o Que é Plástica Reparadora?

Conforme o nome já sugere, a cirurgia plástica reparadora é realizada quando há a necessidade de reparar algo. Isso acontece quando o paciente precisa corrigir defeitos de nascença (congênitos), defeitos adquiridos (por trauma, como consequência de doenças, etc) ou lesões que causaram deformidades.

Diferentemente da cirurgia plástica estética, a reparadora é altamente necessária pois envolve a saúde e a qualidade de vida do paciente. Ela é efetuada quando há déficit funcional parcial ou total da área atingida. Sendo assim, a cirurgia plástica reparadora tem como objetivo aprimorar ou recuperar as funções perdidas, tomando ainda o cuidado de tentar deixar a área atingida o mais próxima do normal o possível.

Pessoas de todas as idades podem necessitar de plásticas reparadoras. Crianças com defeitos congênitos, por exemplo, podem precisar realizar a cirurgia ainda bem pequenos, para que sua recuperação seja rápida e ela possa crescer com qualidade de vida.

Situações Onde a Reparação Plástica é Necessária

Existem muitos casos onde cirurgias plásticas reparadoras são indicadas, tudo depende do quanto a condição do paciente compromete sua saúde e suas possibilidades de levar uma vida normal. Cabe citar alguns casos mais comuns:

  • Fissura Labiopalatal: esse tipo de intervenção plástica reparadora visa corrigir a fissura labiopalatal, também conhecida como lábio leporino, em bebês e crianças. É uma deformação congênita caracterizada pela abertura ou pela descontinuidade da estrutura do lábio superior. O Ministério da Saúde estima que essa malformação atinja 1 a cada 650 nascidos vivos. O nascimento de um bebê com lábio leporino pode ser apenas um evento isolado, facilmente resolvido com cirurgia, ou consequência de outra síndrome ou anomalia. Os exames realizados após o nascimento ajudarão a esclarecer isso.
  • Queimaduras Graves: em casos mais graves, as queimaduras podem resultar em redução ou perda dos movimentos, ocasionada pela perda de elasticidade da pele. Isso sem falar na questão estética. Nesses casos, uma plástica reparadora pode ser indicada com a finalidade de reconstruir a pele lesionada, ajudando o paciente a realizar suas atividades normalmente.
  • Câncer de Pele: após a remoção do câncer, é necessária a reparação da área, visando deixar a aparência e a integridade da área atingida mais próxima o possível da condição original.
  • Reconstrução de Mama: passo fundamental para encerrar um ciclo de sofrimento de mulheres que venceram o câncer de mama, a cirurgia plástica reparadora que reconstrói a mama devolve a autoestima e a força para mulheres que estão livres dessa grave doença.
  • Pós-Cirurgia Bariátrica: pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica tendem a perder muito peso em pouco tempo. Após esse período, o acúmulo de pele pode gerar tanto um incômodo estético quanto comprometer a saúde da pessoa. Nesse caso, a plástica reparadora é necessária para remoção do excesso de pele, devolvendo autoestima e saúde ao paciente.
  • Traumas: geralmente causados por acidentes, os traumas são tratados por uma equipe que envolve diversos tipos de cirurgiões, incluindo o cirurgião plástico. Geralmente o trabalho de reparação realizado pelo cirurgião plástico é um dos últimos a serem realizados. Ele tentará devolver as funcionalidades e a aparência o mais normal possível para a área lesionada.

Cirurgia Plástica Reparadora Com o Dr. Claudio Lemos

Quando o assunto é a realização de uma cirurgia plástica tão importante quanto a reparadora, é importante confiar no trabalho do profissional que realizará o procedimento. Nesse sentido, o Dr. Claudio Lemos é referência na área, realizando cirurgias plásticas reparadoras que visam não só recuperar as funcionalidades da área afetada, mas também reavivar a autoestima do paciente. Tudo isso com todos os cuidados pré e pós operatórios, para garantir que o paciente terá a melhor recuperação possível.

Related posts

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria