Quando falamos em cirurgia, as pessoas já pensam em procedimentos complexos e arriscados. Mas a verdade é que parte considerável dos procedimentos realizados diariamente numa unidade de saúde são pequenas cirurgias. A principal característica das chamadas pequenas cirurgias (ou cirurgias ambulatoriais) é que se tratam de procedimentos de pequena complexidade, que podem ser realizados rapidamente e sob anestesia local. O paciente não precisará ficar internado e poderá retornar às suas atividades rotineiras muito em breve. A maioria dos procedimentos desse tipo não duram mais que uma hora.
Veja Quando é Necessário Realizar Pequenas Cirurgias
As pequenas cirurgias podem ter finalidade estética, reparadora, terapêutica ou diagnóstica. Os principais motivos que levam à realização de pequenas cirurgias são:
- correção de pequenas cicatrizes, quelóides ou cicatrizes hipertróficas;
- retiradas de lesões de pele: tais como pintas, verrugas, pequenos tumores de pele e cistos. Nesses casos, o correto é remover o tecido da lesão. É feito o fechamento e, em alguns casos, pode haver necessidade de enxertos.
- Tratamento de feridas de grau menor: queimaduras menos graves, pequenas lesões traumáticas e hematomas, aberturas de pontos de cirurgias anteriores, etc. Nesses casos é realizada a sutura da lesão, possível drenagem e por fim a colocação de curativos.
- Correções de outros problemas: unha encravada, lóbulo de orelha rasgado (bífido) e fimose.
Um dos principais métodos empregados por médicos ao realizar pequenas cirurgias é a excisão de pele simples. Trata-se de uma técnica que circula o tecido lesionado, removendo-o. A excisão de pele é usada tanto para remoção de lesões benignas quanto malignas, especialmente câncer de pele. O tamanho da remoção varia de acordo com o tipo, gravidade e tamanho da doença de pele e o tecido retirado geralmente é enviado para análise. A excisão de pele simples é recomendada apenas quando a lesão ou o câncer têm margens bem delimitadas. Caso não haja delimitação clara, outros procedimentos mais complexos são mais recomendados.
O universo da cirurgia plástica também conta com diversos tipos de pequenas cirurgias que podem fazer muito pela autoestima dos pacientes. Além dos procedimentos de remoção de cicatrizes e verrugas, algumas das pequenas cirurgias mais comuns são: a otoplastia, realizada para reduzir as chamadas “orelhas de abano” e a blefaroplastia, para remover o excesso de pele embaixo dos olhos.
É importante ressaltar que apenas médicos têm autorização para a realização de pequenas cirurgias e que, mesmo sendo procedimentos de menor complexidade, envolvem riscos como qualquer outra cirurgia, além de cuidados no pós-operatório.
O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos possui diversas especializações nacionais e internacionais em pequenas cirurgias plásticas em homens e mulheres conhecidas como procedimentos minimamente invasivos que promovem a melhora da autoestima através da harmonização corporal e facial de acordo de cada paciente. Acesse o site e tenha mais informações sobre procedimentos cirúrgicos.