5/5 - (8 votes)
5/5 - (8 votes)

Alimentos que Ajudam na Cicatrização

Todas as cirurgias plásticas deixam uma cicatriz na paciente, cujas características variam de acordo com cada procedimento, e essa é uma das maiores preocupações das mulheres interessadas em mudar algo em seus corpos. A cicatriz pode ser maior ou menor e ficar mais escondida ou mais visível, embora um cirurgião plástico capacitado e experiente sempre tenha o intuito de que ela seja o menor possível e fique mais escondida. Em todos os casos, consumir alimentos que ajudam na cicatrização é extremamente importante.

Cada um dos alimentos que ajudam na cicatrização são benéficos devido à presença de diferentes nutrientes, que possuem um importante papel na obtenção do melhor resultado possível na cicatrização. Confira quais são os alimentos cicatrizantes e como eles podem te ajudar, ao mesmo tempo em que contribuem para uma alimentação mais balanceada e equilibrada!

Conheça os Alimentos que Ajudam na Cicatrização

Frutas que Ajudam a Produzir Colágeno

Algumas frutas são importantíssimas para a formação do colágeno, que é uma substância que garante a elasticidade da pele e faz com que ela fique bastante firme. Morango, kiwi, laranja e abacaxi são algumas dessas frutas, altamente recomendadas para que a cicatriz fique com um bom aspecto.

Alimentos Ricos em Ômega 3

O Ômega 3 é uma substância facilmente encontrada em peixes, principalmente na sardinha, no atum e no salmão, embora também possa ser encontrada nas sementes de chia. A função do Ômega 3 é reduzir a probabilidade de que ocorram inflamações, situação que pode complicar bastante a cicatrização da sua cirurgia plástica.

Alimentos Ricos em Proteína

Carnes magras, como frango, carne de vaca, peixes como salmão e pescada, ovos, leite e seus derivados, como o queijo, por exemplo, uma concentração bem alta de proteína. Comer esses alimentos cicatrizantes auxiliará na produção do tecido que fechará a ferida deixada pela cicatriz, então não dispense a proteína da sua dieta!

Alimentos Ricos em Vitamina K

A vitamina K ajuda bastante na coagulação do organismo, o que evita que ocorram hemorragias, contratempos que podem afligir algumas mulheres que passaram por uma cirurgia plástica. Ao mesmo tempo, esses alimentos também auxiliam na cicatrização. Brócolis, espinafre e aspargos são alguns dos alimentos com bastante vitamina K.

Alimentos Ricos em Ferro

De nada adianta comer alimentos que ajudam na cicatrização se os nutrientes não forem levados até o local da ferida, não é mesmo? Por isso, é muito importante comer alimentos ricos em ferro, como grão-de-bico, ervilha, lentilha, fígado e gema de ovo, pois eles farão com que as células do corpo fiquem saudáveis e façam o transporte adequado dos nutrientes até a cicatriz.

Alimentos Ricos em Valina

Você já ouviu falar da valina? Ela é um aminoácido que não é produzido naturalmente pelo nosso organismo e é bastante importante para a formação adequada dos músculos e para a regeneração dos tecidos. Alguns dos alimentos em que a valina pode ser encontrada são berinjela, cevada, soja e castanha-do-pará.

Alimentos Ricos em Vitamina E

Tão importante quanto a cicatrização é que a pele formada seja de boa qualidade. Isso será mais fácil se forem consumidos alimentos com bastante vitamina E, como sementes de girassol, amendoim e avelã.

Alimentos Ricos em Vitamina A

Também com papel muito importante para que a pele não fique inflamada e que a cicatrização seja prejudicada, manga, beterraba, cenoura e tomate são alguns dos alimentos que têm bastante vitamina A.

Quais São os Melhores Alimentos Cicatrizantes?

Todas as opções que foram citadas são ótimos alimentos que ajudam na cicatrização, cada um deles com papel importante em todo o processo cicatrizante. Alguns deles possuem maior concentração da vitamina ou aminoácido correspondente do que outros, embora todas as opções sejam recomendáveis.

Como há mais de uma opção para cada caso, você pode escolher o alimento que mais gostar e consumi-lo o máximo possível. Para ter um efeito ainda melhor, recomenda-se consumir mais de um alimento em sequência. Tome como exemplo a seguinte refeição:

  • Salada de brócolis, ervilha, cenoura, tomate e chia;
  • Filé de frango com ovo cozido;
  • Suco de manga;
  • Morangos para a sobremesa.

Essa é uma refeição muito saborosa, saudável e com vários alimentos cicatrizantes, rica em vitaminas A e K, ferro, Ômega 3 e proteínas e que também ajudará a desenvolver colágeno.

Monte a combinação que você achar mais saborosa e passe a consumir todos esses alimentos que ajudam na cicatrização. Assim, além de se sentir mais feliz e com mais autoestima devido aos resultados da cirurgia plástica, o amadurecimento da cicatriz correrá da forma mais saudável possível e você estará consumindo alimentos que fazem bem à sua saúde!

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Aos 51 anos, Mônica Carvalho faz novo procedimento estético para desfilar como musa da Grande Rio.

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria