A diástase abdominal é o afastamento dos músculos do abdômen e do tecido conjuntivo que, geralmente, ocorre durante a gravidez, sendo uma das principais causas da flacidez abdominal e da dor lombar no pós-parto. O afastamento pode chegar a 10 cm de distância e ocorre pela fraqueza do reto abdominal que fica muito esticado por conta do crescimento da barriga na gravidez. Esta condição também pode ocorrer fora da gravidez, quando a pessoa levanta objetos com grandes pesos, utilizando uma postura inadequada para tal atividade.
Algumas mulheres chegam a apresentar um afastamento tão grande que podem pressionar 3 ou 4 dedos em seu abdômen e estes ‘afundam’ como se tivesse um buraco na barriga, por não ter ali a parede muscular que deveria impedir essa entrada.
Como Identificar a Diástase Abdominal
É possível desconfiar de que a mulher está com diástase abdominal/ cirurgia plástica depois de o parto ocorrer, ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar um relevo no abdômen, ao levar algum peso, tossir ou agachar, por exemplo. Para certificar de que o corpo está com uma diástase abdominal é necessário:
Além disso, há algumas opções de tratamento para curar a diástase abdominal. A seguir conheceremos algumas delas.
O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos m possui diversas especializações nacionais e internacionais em cirurgia plástica, proporcionando a harmonização da beleza do corpo e a qualidade de vida.