Como Tratar a Diástase Abdominal Com Cirurgia Plástica

5/5 - (19 votes)

Como tratar a diástase abdominal com cirurgia plástica

A diástase abdominal é o afastamento dos músculos do abdômen e do tecido conjuntivo que, geralmente, ocorre durante a gravidez, sendo uma das principais causas da flacidez abdominal e da dor lombar no pós-parto. O afastamento pode chegar a 10 cm de distância e ocorre pela fraqueza do reto abdominal que fica muito esticado por conta do crescimento da barriga na gravidez. Esta condição também pode ocorrer fora da gravidez, quando a pessoa levanta objetos com grandes pesos, utilizando uma postura inadequada para tal atividade.

Algumas mulheres chegam a apresentar um afastamento tão grande que podem pressionar 3 ou 4 dedos em seu abdômen e estes ‘afundam’ como se tivesse um buraco na barriga, por não ter ali a parede muscular que deveria impedir essa entrada.

Como Identificar a Diástase Abdominal

É possível desconfiar de que a mulher está com diástase abdominal/ cirurgia plástica depois de o parto ocorrer, ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar um relevo no abdômen, ao levar algum peso, tossir ou agachar, por exemplo. Para certificar de que o corpo está com uma diástase abdominal é necessário:

  • Deitar de barriga para cima e pressionar os dedos indicador e médio cerca de 2 cm acima e abaixo do umbigo e depois;
  • Contrair o abdômen, como se fosse realizar um exercício de abdominal.
  • Além disso, há algumas opções de tratamento para curar a diástase abdominal. A seguir conheceremos algumas delas.

  • Praticar exercícios de pilates clínico: os exercícios de pilates são de grande ajuda, porém devem ser realizados com supervisão de um fisioterapeuta ou personal trainer. Isso porque se forem mal executados, podem causar o aumento da pressão intra-abdominal, aumentando a separação dos retos e, consequentemente, piorando a diástase e, em casos mais extremos, levando ao surgimento de uma hérnia;
  • Fisioterapia: na fisioterapia podem ser utilizados equipamentos como o FES. Esse equipamento promove a contração dos músculos e pode ser feito seu uso durante 15 a 20 minutos. É muito eficiente no fortalecimento do reto abdominal;
  • Cirurgia: esse é o último recurso para a correção da diástase, porém é muito simples e consiste em costurar os músculos. Apesar da cirurgia poder ser realizada somente com esse intuito, o médico pode sugerir também uma abdominoplastia ou uma lipoaspiração, removendo a gordura que se encontra em excesso, costurando o músculo para finalizar.
  • O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos m possui diversas especializações nacionais e internacionais em cirurgia plástica, proporcionando a harmonização da beleza do corpo e a qualidade de vida.

    Related posts

    Entre em Contato
    Notícia em destaque Fechar Janela

    Gshow

    Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

    Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria