Como Tratar o Suor Excessivo?

5/5 - (6 votos)

Como Tratar o Suor Excessivo

A transpiração, também conhecida como sudorese, é uma reação natural do corpo humano e não deve ser vista com estranheza. A função da transpiração é ajudar a manter o corpo com a temperatura adequada, de modo a não prejudicar seu metabolismo. Porém, caso isso ocorra de forma demasiada, é muito importante saber como tratar o suor excessivo.

Buscar saber como tratar o suor excessivo não deve ser uma preocupação para todas as pessoas que transpiram, já que isso é normal durante algumas situações, como por exemplo:

  • Prática de esportes ou outros exercícios físicos;
  • Clima mais quente;
  • Alterações emocionais como momentos de medo, raiva ou nervosismo.

Porém, caso a sudorese ocorra sem a presença de nenhum desses fatores, como em momentos de repouso ou em ambientes e climas frios, provavelmente se trata de um quadro de hiperidrose, que é quando as glândulas sudoríparas da pessoa funcionam muito além do normal.

O Que Causa a Hiperidrose?

Várias são as causas que podem resultar na produção excessiva de suor, como doenças, hereditariedade ou até mesmo fatores emocionais. Muitas partes do corpo podem ser acometidas por essa sudorese excessiva, dentre as quais as principais são as palmas das mãos, as axilas, as solas dos pés, a virilha, a cabeça e o rosto, além dos casos que acometem todo o corpo.

Muito além do incômodo e do desconforto físico, a hiperidrose é uma condição que pode prejudicar seriamente os aspectos psicológico e social do paciente, já que praticamente todas as atividades que são feitas resultam em uma produção de suor muito grande, que não pode ser completamente contida através do uso de desodorantes ou de roupas mais frescas.

Diferentes Tipos de Hiperidrose

Existem dois tipos de hiperidrose, cada uma com diferentes características e sintomas.

Hiperidrose Primária Focal

Ocorre geralmente na fase da infância ou adolescência, na maioria das vezes atingindo a região das mãos, pés, rosto, cabeça e axilas. Esse tipo de sudorese excessiva não afeta as pessoas enquanto dormem ou estão em repouso e na maior parte das vezes há outros membros da família que também possuem essa condição.

Estima-se que a hiperidrose primária focal afete aproximadamente 3% da população, embora mais de 60% das pessoas que são acometidas por essa condição não procurem auxílio médico para seu diagnóstico e solução.

Hiperidrose Secundária Generalizada

Tipo mais sério de transpiração excessiva, resultado de condições médicas ou do efeito colateral de determinados medicamentos. Pessoas que sejam acometidas por esse tipo de hiperidrose transpiram em todo o corpo ou em áreas menos comuns, além de também poderem transpirar durante o sono.

O desenvolvimento dessa condição começa na fase adulta. Para saber como tratar o suor excessivo causado pela hiperidrose secundária generalizada, o tratamento se inicia pela determinação da causa da condição e depois parte para sua solução.

Basicamente, dois testes podem ser feitos para diagnosticar qual é o tipo de hiperidrose de cada paciente:

  • Amido-Iodo – aplica-se uma solução de iodo na área transpirada do paciente. Depois de sua secagem ocorre a aspersão de amido nessa região, que fica com uma coloração azulada escura;
  • Papel de Teste – coloca-se um papel sobre a área afetada de modo a absorver o suor. Depois, o papel é pesado para que se determine a quantidade de suor que se acumulou nesse período.

Existe Uma Forma de Como Tratar o Suor Excessivo?

Sim. Há três principais formas de tratamento do suor excessivo:

  • Toxina Botulínica – a aplicação dessa toxina, comercializada e mais conhecida sob a marca “Botox”, pode ser aplicada onde o paciente apresenta suor em excesso para bloquear os neurônios que fazem com que as glândulas sudoríparas produzam o suor. O efeito dessa alternativa pode durar diversas semanas e sua aplicação pode ser feita na face, nas axilas, nas mãos e nos pés.
  • Curetagem ou Lipoaspiração de Axila – procedimento que visa remover as glândulas sudoríparas do paciente, o que consequentemente impedirá a produção de suor.
  • Simpatectomia Torácica Endoscópica (STE) – a finalidade dessa cirurgia é remover os nervos da medula espinhal que se encontram no nível do tórax e são ligados às glândulas sudoríparas localizadas nas mãos, na face e nas axilas. Esse é um procedimento mais raro de ser indicado.

O Dr.Cláudio Lemos é um profissional com mais de 18 anos de experiência no mercado, especializado em uma série de procedimentos de cirurgia plástica, entre eles a cirurgia de hiperidrose, que é a melhor forma de como tratar o suor excessivo. Durante sua trajetória, o Dr.Cláudio Lemos já atendeu a milhares de pacientes, sempre com o intuito de superar todas as expectativas e oferecer os melhores resultados possíveis.

Related posts

Deixe um Comentário

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria