Cuidados Com os Pontos Cirúrgicos

4.9/5 - (7 votes)
4.9/5 - (7 votes)

Cuidados Com os Pontos Cirúrgicos

Uma das principais preocupações com a cirurgia plástica é o cuidado com os pontos cirúrgicos. Como limpar os pontos, o que fazer e não fazer durante o processo de cicatrização são algumas das principais dúvidas de quem deseja melhorar alguma região do corpo.

Para sanar essas e outras questões, a consulta de pré-avaliação com um extenso diálogo com o médico cirurgião plástico de sua escolha é fundamental. Se ainda assim você se esqueceu de fazer alguma pergunta ou alguma informação, criamos este conteúdo que explica quais os cuidados com os pontos cirúrgicos e como cicatrizar pontos abertos.

Quais os cuidados com os pontos cirúrgicos?

Os cuidados que devem ser tomados no período pós-cirúrgico são extremamente importantes, pois eles são decisivos para garantir a obtenção dos resultados esperados. Mesmo recebendo as recomendações médicas, muitos pacientes deixam de seguir as orientações necessárias, o que pode afetar a recuperação e o resultado final da cicatriz.

Os pontos feitos na cirurgia plástica têm o objetivo de juntar a pele e fechar os músculos. Logo, caso eles sejam removidos antes do prazo necessário, o paciente pode tanto ter problemas com o aspecto da cirurgia quanto até mesmo alguns problemas funcionais, o que torna a cicatrização de pontos cirúrgicos ainda mais importante.

Há diferentes tipos de pontos cirúrgicos que podem ser usados. Os pontos cirúrgicos feitos em fios absorvíveis são decompostos sem nenhum tipo de risco ao paciente, enquanto os de fio não absorvível precisam ser retirados de forma mecânica.

O paciente pode garantir a cicatrização de pontos cirúrgicos de uma maneira muito simples, desde que siga à risca a uma série de cuidados durante o período pós-operatório.

COMO GARANTIR A PERFEITA CICATRIZAÇÃO DOS PONTOS CIRÚRGICOS

Atividades que necessitam estender a pele como atividades físicas, trabalhar, relações sexuais e qualquer outro tipo de atividade que exija movimentações mais complexas só devem ser retomadas após a absorção total dos pontos ou quando retirados pelo médico cirurgião plástico responsável.

Algumas cirurgias específicas demandam cuidados diferentes, que são imprescindíveis para assegurar seu resultado final.

  • Colocação de Prótese de Silicone nos Seios – a cicatrização dos pontos decorrentes de implantes de silicone ocorrerá de maneira saudável apenas se a paciente realizar esforço, pendurar bolsas ou mochilas no ombro ou segurar crianças no colo. Esse cuidado é importante tanto para que os pontos não abram quanto para que as próteses não sofram qualquer tipo de deslocamento;
  • Cirurgias na Panturrilha – esse tipo de cirurgia também demanda cuidados especiais. Pacientes submetidos a implantes na panturrilha não podem caminhar ou dirigir sem a liberação do médico cirurgião responsável;
  • Cirurgias de Abdominoplastia – como esse procedimento mexe com o abdômen da paciente, é importante que elas andem encurvadas pelo menos durante as primeiras semanas depois da cirurgia, para evitar um alongamento dessa região, que pode ser dolorido e trazer complicações.

Alguns cuidados são aplicáveis a todo tipo de cirurgia e devem ser seguidos por todos os pacientes. São eles:

  • Sempre mantenha a ferida limpa e seca. Qualquer tipo de sujeira que fique em contato com ela pode ocasionar em infecções. Alguns dos indicativos de que a cicatrização de pontos cirúrgicos pode ter sido interrompida por infecções são sinais como vermelhidão, inchaço, dor ou calor no local dos pontos;
  • Não deixe a ferida exposta, pois o curativo é importante para que ela fique protegida contra microrganismos. Caso o médico permita, essa ferida pode ficar aberta e ser lavada com sabão neutro e água corrente e seca com muito cuidado, de modo a não irritar a área;
  • Fazer uso de todas as medicações prescritas pelo cirurgião.

RECOMPOSIÇÃO DE PONTOS CIRÚRGICOS ABERTOS

O rompimento de pontos cirúrgicos é muito mais prejudicial do que pode parecer. Primeiramente, é importante ressaltar que um ponto que tenha se rompido não pode ser refeito, embora muitas pessoas pensem o contrário. Caso isso aconteça, será necessário aguardar pela recuperação natural da ferida, que pode demorar até 6 meses, para que então seja feita uma cirurgia específica para recuperar a cicatriz.

Ainda que a cicatrização de pontos abertos tenha ocorrido naturalmente, é preciso que a paciente espere todo esse tempo, já que os músculos dilacerados levam ainda mais tempo para que se recuperem. Durante a cicatrização de pontos abertos, muitos cuidados devem ser tomados em relação à higienização e à proteção da área afetada, pois caso contrário ela pode ser infectada, o que causaria problemas ainda maiores.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE CICATRIZAÇÃO?

Por mais que a paciente tente evitar e siga a todas as recomendações do cirurgião plástico, pode ser que ela enfrente problemas de cicatrização, que muitas vezes acontecem mesmo sem que ela tenha feito nada de errado.

Entre os principais problemas de cicatrização, certamente o que mais se destaca é a abertura da sutura cirúrgica, o que é chamado de deiscência. Geralmente, ela é precedida por vermelhidão, inchaço, saída de secreção, dor forte no local da cirurgia e até mesmo febre.

Existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento de problemas de cicatrização, como idade avançada, presença de determinadas doenças, como o diabetes, certas condições nutricionais, falta de vitamina C no organismo, tratamento com determinados medicamentos, pressão excessiva ou lesão na área da cirurgia e tabagismo, entre outros.

Portanto, para evitar os problemas de cicatrização, é essencial seguir estritamente ao que o cirurgião plástico diz. Porém, caso se identifique a deiscência ou qualquer indício dela, é imprescindível entrar em contato com o seu cirurgião plástico o quanto antes, para que ele informe qual é o melhor tratamento para esse ou qualquer outro problema de cicatrização.

O QUE É BOM PARA A CICATRIZAÇÃO DE PONTOS?

Para não passar por problemas de cicatrização e garantir que o amadurecimento da cicatriz seja o melhor possível, existem algumas recomendações que podem ser adotadas pela paciente. Elas são relativamente simples e tendem a apresentar excelentes resultados. As principais recomendações são as seguintes:

  • O consumo de certos alimentos, como castanhas, nozes, peixes e carnes magras, vegetais e frutas roxas (como berinjela, cereja e beterraba), ajuda que a cicatrização seja mais saudável e não tenha problemas.
  • A importância da vitamina C pós cirurgia plástica é muito grande, também para a cicatrização de pontos cirúrgicos. Por isso, aposte em limão, tangerina, laranja, acerola, goiaba, tomate, couve, repolho, brócolis e demais alimentos que sejam boas fontes dessa vitamina.
  • Evite camarão, soja, pimenta e carne de porco, que são alimentos que podem liberar substâncias que contribuem para a inflamação da pele, o que consequentemente prejudicará a sua recuperação.
  • Espere o tempo solicitado pelo cirurgião plástico para analisar a área da cicatriz e ver se a evolução está correta. Podem ser necessários até seis meses para a completa recuperação da cicatriz, então não tente acelerar o processo com qualquer tipo de remédio ou técnica caseira, já que isso pode complicar ainda mais a cicatrização.
  • Tome cuidado com ferimentos e lesões na região da cicatriz, pois eles podem complicar ainda mais o amadurecimento da cicatriz nos pontos cirúrgicos.

COMO EVITAR PROBLEMAS DE CICATRIZAÇÃO DE PONTOS ABERTOS

Se a paciente tomar todos os cuidados citados e aqueles que forem informados por seu cirurgião, é certo que ela não precisará passar pelo processo de cicatrização de pontos abertos, já que os pontos poderão ser perfeitamente fechados.

Por isso, ainda que a paciente esteja ansiosa para voltar a realizar suas atividades cotidianas, tentar acelerar esse processo causará problemas que farão com que ela demore ainda mais para voltar à sua rotina. Sua paciência e dedicação com a recuperação da cirurgia são determinantes para a obtenção dos melhores resultados possíveis, já que esses resultados também influenciarão na autoestima da paciente. A seguir, veja como cicatrizar pontos abertos.

Como cicatrizar pontos abertos

Nesse tipo de sutura, é essencial que o paciente saiba como cicatrizar pontos abertos com os seguintes cuidados para não causar nenhum tipo de inflamação ou complicação quanto ao procedimento. Siga as seguintes orientações:

  • Faça a limpeza do local seguindo todas as recomendações do médico cirurgião plástico responsável, realizando a limpeza nos horários necessários;
  • É fundamental evitar deixar o corte aberto para que não ocorra infecções. Logo após a limpeza, aplique o curativo;;
  • Não realizar nenhum tipo de esforço é fundamental para garantir que não ocorra nenhuma ruptura ou danos maiores à saúde. ;
  • O Dr.Cláudio Lemos é um cirurgião plástico especializado na realização de uma série de cirurgia plástica, sempre com o objetivo de oferecer o melhor resultado ao seu paciente. Sua experiência é de mais de 18 anos e o Dr.Cláudio Lemos é Especialista e Membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (SBCP), além de ser Membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o que comprova a excelência de todos os procedimentos oferecidos.

Postagens Relacionadas

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Aos 51 anos, Mônica Carvalho faz novo procedimento estético para desfilar como musa da Grande Rio.

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria