Descubra Como Amamentar com Mamilo Invertido

5/5 - (7 votos)

Descubra Como Amamentar com Mamilo Invertido

Encontrar uma forma de como amamentar com mamilo invertido é uma das maiores queixas que as mulheres que apresentam essa condição têm. Dá-se o nome de mamilo invertido quando o mamilo fica mais para dentro do que para fora, o que pode acometer tanto homens quanto mulheres, embora estas sejam as que mais sofram.

Além das mamas serem consideradas como um fator de beleza e sensualidade, não saber exatamente como amamentar com mamilo invertido é algo que pode fazer as mulheres perderem o sono de preocupação. Portanto, é notável que essa condição é bastante prejudicial.

Se você se encontra nessa situação e enfrenta problemas quanto à forma de como formar bico para amamentar com mamilo invertido. fique mais tranquila, pois você aprenderá como proceder no decorrer desse texto.

Antes disso, porém, vamos entender melhor a definição de mamilo invertido, o motivo pelo qual essa condição ocorre e quais são seus tipos.

Qual é a Definição de Mamilo Invertido?

Um mamilo normal apresenta uma projeção que varia de 0,5 a 1 centímetro, de acordo com cada mulher. Quando eles são estimulados, a tendência é a de que eles fiquem ainda mais rígidos e se projetem mais.

Quando a pessoa possui um mamilo invertido, essa projeção fica bastante prejudicada, de acordo com seu grau. Pode até mesmo ocorrer que o mamilo não consiga ser projetado.

Aproximadamente 1 a cada 10 mulheres apresenta algum tipo de inversão no mamilo, sendo que sua ocorrência é mais comum nos graus 1 e 2. Essa condição pode afetar apenas 1 ou os 2 mamilos.

Conheça Quais São Os Diferentes Graus:

  • Grau 1 – O mamilo não é muito saliente, mas pode se projetar ao tocar dos dedos, ao amamentar ou com outros estímulos. Geralmente, ele se manterá nessa posição de projeção por um certo período de tempo;
  • Grau 2 – Similar ao grau 1, mas o mamilo apresenta mais dificuldade de se projetar. Além disso, quando ele é solto ou os estímulos param de ser feitos, eles logo voltam à posição original;
  • Grau 3 – Esse é o mais grave dos casos, quando é muito difícil ou impossível de o mamilo ser projetado.

Para fazer um autodiagnóstico de qual é o grau de inversão do mamilo, basta tirar a camisa e o sutiã e ficar de frente a um espelho. Segure ambas aréolas com o dedão e o indicador e pressione-as uns 2,5 cm. De acordo com a resposta do mamilo, veja qual dos graus é o que mais se assemelha

Existe também aquilo que é conhecido como mamilo plano, que não é projetado mas também não se recolhe para dentro do seio.

Como Amamentar com Mamilo Invertido da Melhor Forma?

Mulheres que apresentam os graus 1 e 2 conseguem amamentar com maior facilidade, ao passo que o grau 3 já torna as coisas mais complicadas. Para evitar que seu bebê não consiga mamar adequadamente, existe uma sequência de exercícios bastante conhecida, conhecida como Exercícios de Hoffman, desenvolvidos por John Hoffman e utilizados há mais de 50 anos.

Os exercícios são bem simples e consistem no seguinte:

  • Posicione dois dedos ao redor do mamilo, próximos à sua base;
  • Pressione a região firmemente, mas não com força excessiva;
  • Ao mesmo tempo em que pressiona, movimente os dedos para lados opostos;
  • Repita o procedimento ao redor de todo o mamilo.

Esse é um procedimento bastante simples, mas o mais recomendável é que você se aconselhe com seu médico em relação à quantidade de vezes que ele deve ser realizado.

Como o mamilo é uma região bastante sensível e estimulante, os Exercícios de Hoffman podem ocasionar na produção de ocitocina, que é um hormônio que auxilia a produzir leite materno, mas que ao mesmo tempo pode causar contrações no útero. Portanto, sempre converse com seu médico antes disso.

Depois de ter tirado todas as dúvidas com o médico, você pode seguir a periodicidade que ele lhe recomendar para realizar esses exercícios, que podem ajudar no processo de como formar bico para amamentar em casos de inversão dos mamilos.

Os Exercícios de Como Formar Bico Para Amamentar Servem Para Todos os Casos?

Não necessariamente. Os exercícios que foram ensinados anteriormente podem resolver alguns dos casos, geralmente aqueles mais leves. A própria amamentação do bebê pode resolver esse problema de forma temporária ou permanente.

Porém, mamilos invertidos com grau mais avançado podem apresentar dificuldades para se projetarem mesmo se exercitados de acordo com todas as recomendações e boas práticas.

Se você não quer mais enfrentar problemas em como formar bico para amamentar, a melhor solução é uma cirurgia de mamilo invertido. Esta pode ser realizada de duas formas: com ou sem o seccionamento dos ductos galactóforos, sendo que o ideal para mulheres que querem amamentar é aquela que não os secciona e, consequentemente, não prejudica a amamentação.

Embora a cirurgia sem seccionar os ductos galactóforos seja a ideal para mulheres que queiram ter facilidade na amamentação, o veredito será dado apenas pelo cirurgião plástico, já que em alguns casos essa é a única alternativa que pode trazer bons resultados.

O Dr.Cláudio Lemos analisa cada paciente de forma individual, sempre com o intuito de oferecer aquilo que possa lhe atender da melhor maneira e proporcionar boas condições de como amamentar com mamilo invertido. Entre em contato agora mesmo para solicitar uma avaliação completa!

Related posts

Deixe um Comentário

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria