Descubra os Tratamentos Para Rugas Dinâmicas

5/5 - (10 votes)
5/5 - (10 votes)

Tratamento para rugas dinâmicas

Quanto mais o tempo passa, maior a preocupação das pessoas com seus rostos – e com os inevitáveis sinais do envelhecimento. Também pudera, de todas as partes do corpo, o rosto é aquela que mais exibe as consequências da ação do tempo. As famosas rugas são uma consequência natural, porém causam muito desconforto e afetam a autoestima de muitos homens e mulheres que gostariam de recuperar uma aparência mais jovial e viçosa para a pele do rosto. Graças à evolução da medicina e da estética, diversos tratamentos já estão disponíveis para ajudar nesse processo.

Rugas estáticas e rugas dinâmicas

Quando falamos de rugas, podemos separá-las em dois tipos: as estáticas e as dinâmicas.Rugas estáticas são aquelas que surgem naturalmente por causa da ação do tempo, do envelhecimento da pele e da diminuição da produção natural de colágeno e elastina. Elas podem aparecer no rosto todo. Já as rugas dinâmicas são as famosas marcas de expressão. Elas surgem em pontos específicos do rosto, especialmente por causa da atividade muscular e da repetição de movimentos. Rugas dinâmicas podem aparecer na testa, bochechas, sobrancelhas e região dos olhos.

Durante o processo de envelhecimento, é natural que esses dois tipos de rugas apareçam de maneira simultânea. Apesar disso, os tratamentos disponíveis para elas são distintos. Hoje vamos falar especificamente dos tratamentos para rugas dinâmicas.

Botox Como Tratamento Para Rugas Dinâmicas

O principal e mais efetivo tratamento para rugas dinâmicas é a utilização de Toxina Botulínica (Botox) tipo A. Trata-se de uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, portanto é um produto natural. Quando administrado em pequenas quantidades, tem o poder de relaxar o músculo, atuando no bloqueio temporário da musculatura das linhas indesejadas (rugas dinâmicas).

A aplicação se dá através de injeções com microagulhas em pontos específicos do rosto, Desse modo, a Toxina é capaz de atenuar consideravelmente as marcas de expressão, pois promove relaxamento da área e paralisia da região onde o produto foi aplicado. O efeito do Botox é temporário e dura, em média, seis meses.

É importante tocar nesse assunto porque pacientes que se submetem ao tratamento com Toxina Botulínica precisam estar cientes de que necessitarão de novas sessões constantemente se quiserem manter os resultados do procedimento.

Tratamentos com Toxina Botulínica podem visar a atenuação das rugas dinâmicas (quando elas já estão presentes) ou sua prevenção (quando elas ainda não aparecem ou são bastante suaves). Mulheres que desejam prevenir rugas dinâmicas devem começar as aplicações bem cedo, na faixa dos 30 anos.

A aplicação de toxina botulínica como tratamento para rugas dinâmicas é rápida, durando não mais do que uma hora. O produto começa a fazer efeito dois dias após a aplicação. Duas semanas depois já é possível visualizar os resultados definitivos.

Os cuidados do pós procedimento são simples: não realizar atividades físicas nos dias seguintes ao procedimento, não massagear a região aplicada, além de evitar exposição ao sol. Os raios solares, aliás, são os grandes vilões da pele do rosto. Evitar exposição solar excessiva e usar protetor solar diariamente ajudam a retardar o processo de envelhecimento da pele. Parar de fumar também é muito benéfico.

Outros Tratamentos Para Rugas Dinâmicas

Além do Botox, outros tratamentos para rugas dinâmicas são: os cremes anti-idade, o laser e o peeling químico.

Existem diversas opções de cremes disponíveis no mercado, daí a importância de consultar um médico antes de começar a usar algum. O profissional orientará sobre qual a melhor opção para seu caso.

Em relação ao laser, o tratamento ajuda a estimular a produção de colágeno da pele através da estimulação da região facial. Tal estímulo se dá por microperfurações no rosto, que facilitarão a coagulação e a produção de colágeno e elastina. O procedimento é realizado com anestesia local. São necessárias entre três e cinco sessões para que o paciente note resultados satisfatórios. Cada sessão dura até 45 minutos e é preciso um intervalo de 30 dias entre uma sessão e outra.

Por fim, o peeling químico também produz bons resultados contra as rugas dinâmicas. Nessa solução, substâncias como o fenol e os ácidos alfa hidróxidos são aplicados na pele. A ação das substâncias provoca a separação, descamação e o surgimento de uma nova pele. Essa nova pele terá um aspecto muito melhor, mais liso, menos enrugado e livre de manchas. Existem quatro níveis de peeling químico, a depender da intensidade das rugas dinâmicas. Após a retirada da pele descamada, o médico realiza o tratamento com produtos tópicos, visando hidratar a pele, além de estimular a elasticidade e firmeza da mesma.

O número de sessões necessárias depende de cada paciente e da quantidade de rugas a serem tratadas. Em alguns casos, é possível notar melhoras significativas já após a primeira sessão. Há um certo nível de desconforto durante e depois do procedimento, especialmente após algumas sessões. Para aliviar o problema, o médico pode optar pelo uso de sedativos e outros medicamentos durante o tratamento.

Tratamento para rugas dinâmicas com o Dr. Cláudio Lemos

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Dr. Cláudio Lemos é referência tanto em cirurgias plásticas mais complexas quanto em tratamentos para rugas dinâmicas e estáticas. O cirurgião plástico oferece tratamentos à base de Toxina Botulínica, Laser, Peeling Químico e também com cremes e outros cosméticos anti-idade.

Postagens Relacionadas

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Aos 51 anos, Mônica Carvalho faz novo procedimento estético para desfilar como musa da Grande Rio.

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria