Principais Cuidados Com a Prótese de Silicone

5/5 - (3 votes)
5/5 - (3 votes)

Principais Cuidados Com a Prótese de Silicone

Sem dúvidas, a cirurgia de prótese de silicone nos seios é uma das mais procuradas atualmente por mulheres que não estão satisfeitas e desejam ter o corpo de seus sonhos. Porém, muitas delas não sabem que há uma série de cuidados que devem ser tomados depois da cirurgia, de modo que não haja o deslocamento da prótese de silicone ou qualquer outra complicação que possa tanto comprometer o resultado da cirurgia quanto a saúde da paciente.

Para evitar qualquer problema, é essencial saber quais são os principais cuidados que devem ser tomados com a prótese de silicone, de modo que o resultado obtido seja ainda melhor do que o esperado e que a mulher tenha sua autoestima ainda mais elevada.

Por Que Tomar Cuidado Com a Prótese de Silicone

Por melhor que tenha sido a cirurgia, os resultados dependem diretamente dos cuidados que a mulher toma com suas próteses, já que descumprir qualquer uma das recomendações do cirurgião plástico pode resultar em complicações e problemas sérios. Por isso, para valorizar o investimento que foi feito e também para manter os resultados por muito mais tempo, os cuidados com a prótese de silicone são essenciais.

Algumas mulheres também relaxam um pouco em relação a esses cuidados por estarem se sentindo muito bem depois da cirurgia, sem nenhum problema ou complicação aparente. Isso é bastante perigoso, pois por mais que não se sinta nada de diferente o organismo ainda está passando por um período de adaptação em relação à prótese que foi colocada. Por isso, os cuidados são muito importantes e não devem ser abandonados sob nenhuma hipótese.

Como Evitar o Deslocamento da Prótese de Silicone e Outros Problemas

Cuidado Com os Movimentos

Por mais fracos ou simples que sejam, alguns movimentos devem ser evitados por um período de pelo menos 3 semanas, como por exemplo:

  • Levantar os braços a uma altura acima da cabeça;
  • Fazer esforços físicos;
  • Carregar qualquer tipo de peso.

Respeite o Prazo de Repouso

Geralmente, o tempo de repouso recomendado pelo cirurgião plástico é de 7 dias. Depois desse tempo, a paciente já pode voltar a trabalhar e desempenhar suas outras atividades, sempre com moderação. Porém, o ato de dirigir demanda um tempo ainda maior de recuperação, de aproximadamente 14 dias, pois a necessidade de um movimento brusco no trânsito pode trazer complicações à prótese.

Faça Exercícios Físicos Leves

Depois de aguardar os 7 dias de recuperação do organismo, é até saudável que a paciente faça exercícios físicos leves, como caminhadas curtas. O momento ideal para que esses exercícios comecem a ser feitos é quando elas se sentirem dispostas para tal.

Já exercícios físicos mais intensos, como os praticados em academias, devem ser realizados apenas depois de 2 meses, tempo suficiente para que o corpo já esteja recuperado e perfeitamente adaptado à prótese de silicone.

Durma na Posição Adequada

Ao dormir, algumas posições devem ser evitadas, como ficar com a barriga para baixo ou de lado, o que pode forçar as próteses. Por isso, o ideal é que, por pelo menos 45 dias, a paciente durma para cima, pois isso evita o deslocamento da prótese de silicone, sangramentos ou o rompimento dos pontos.

Utilize Apenas o Sutiã Cirúrgico

Esse é um dos cuidados mais importantes em todo o processo de recuperação. Sutiãs convencionais podem machucar e não segurar as mamas adequadamente e, por isso, deve ser utilizado apenas o sutiã cirúrgico, desenvolvido especialmente para pacientes que tenham passado por uma cirurgia nos seios.

O retorno do uso de sutiãs convencionais deve ocorrer dentro do período de 1 mês, embora esse tempo possa variar de acordo com as necessidades de cada paciente.

Não Molhe o Curativo

Os curativos feitos depois de a cirurgia ter sido finalizada não podem ser molhados, pois isso pode prejudicar sua eficiência. Banhos completos só podem ser tomados 2 dias depois da cirurgia.

Não se Exponha aos Raios Solares

A região onde a prótese de silicone foi colocada não pode ser exposta aos raios solares, pois eles podem fazer com que as mamas fiquem inchadas ou que a cicatriz seja prejudicada. É preciso esperar por pelo menos 6 meses para voltar a tomar sol sem nenhum problema.

Evite Relações Sexuais Por 2 Semanas

É essencial esperar pelo menos 2 semanas para voltar a ter relações sexuais. Ainda depois desse período e até que a paciente fique completamente recuperada, é recomendado que a posição adotada seja a barriga para cima, pois qualquer pressão nos seios pode comprometer o resultado da cirurgia ou resultar em dores na região.

A Sensibilidade Voltará ao Normal

A sensibilidade nos seios pode ser um pouco diminuída após a cirurgia, já que é um procedimento invasivo e o organismo deve se adaptar às próteses. Ainda assim, depois de no máximo 6 meses a sensibilidade será completamente recuperada.

Apoie as Costas

Para poder dormir com mais tranquilidade, almofadas grandes e com formato triangular podem ser utilizadas para apoiar as costas e garantir maior conforto.

Cuidado Com a Alimentação

No dia em que o procedimento for realizado, é mais adequado que a alimentação se baseie em sopas, bolachas, frutas, chás e gelatina, que são alimentos de fácil deglutição. Depois desse dia, a comida não deve ser preparada com muito sal, pois isso pode contribuir para a retenção de líquidos, prejudicial para a recuperação.

Não consuma alimentos muito gordurosos, alho e feijão, que geralmente produzem gases, pois isso evitará a ocorrência de cólicas intestinais. Esses alimentos devem ser consumidos apenas depois de totalmente recuperada.

Hidrate Bem o Corpo

Beba bastante água, principalmente nos primeiros dias depois da cirurgia de prótese de silicone. Siga as recomendações do cirurgião plástico para hidratar a pele com óleos ou cremes que sejam apropriados para cada tipo de pele, pois isso ajudará a evitar as estrias.

Usar hidratantes sem a devida orientação médica deve ser evitado, já que alguns de seus componentes podem ser prejudiciais no processo de recuperação.

Observe Constantemente os Seios

Seguir todas essas recomendações fará com que a probabilidade de que algo dê errado diminua bastante. Porém, ainda assim fique de olho nos seios e apalpe-os sempre que possível para verificar se tudo está indo bem.

Além disso, siga as recomendações médicas para fazer exames de rotina para todas as mulheres, como exames clínicos das mamas, que devem ser feitos a partir dos 40 anos ou desde os 35 anos caso haja histórico familiar de doença.

Não deixe de seguir a nenhuma dessas recomendações, garanta que a tão sonhada prótese de silicone fique ainda mais bonita e saudável e fique com a autoestima lá em cima!

Postagens Relacionadas

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Aos 51 anos, Mônica Carvalho faz novo procedimento estético para desfilar como musa da Grande Rio.

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria