Quais Os Cuidados Devo Ter Com a Minha Cicatriz Depois da Cirurgia Plástica?

5/5 - (3 votes)
5/5 - (3 votes)

Quais Os Cuidados Devo Ter Com a Minha Cicatriz Depois da Cirurgia Plástica?

Está pensando em fazer uma cirurgia plástica, porém tem medo da cicatriz? Esse medo é bastante comum. Por isso, é fundamental conhecer as técnicas utilizadas pelo cirurgião e tirar todas suas dúvidas sobre os cuidados com cirurgia plástica, procedimentos e possíveis complicações. Todo o processo operatório e pós-operatório deverá ser informado e explicado para o paciente se sentir mais seguro e confiante. Todas essas informações previnem insatisfações prévias!

Possíveis complicações na cicatrização, principalmente as inerentes aos próprios pacientes, como fatores genéticos e cuidados pré e pós-operatórios devem ser documentados e explicados pelo cirurgião.

Antes da cirurgia plástica, o cirurgião deve avaliar o risco de queloide no paciente, através de antecedentes pessoais e familiares. Porém, caso acontecer da cicatriz evoluir para um queloide, o cirurgião plástico possui várias formas para combatê-lo. Fique tranquila (o)!

Como Funciona o Processo de Cicatrização?

Toda vez que nossa pele sofre cortes, escoriações ou queimaduras, uma série de processos orgânicos se instalam no local para refazer o tecido lesionado.

Quando a pele do corpo é cortada durante a cirurgia, a camada superficial e mais fina leva de 07 a 10 dias para fechar. Já para um lado da ferida se unir com o outro, o cirurgião plástico faz a sutura. Porém, o corte leva mais tempo para cicatrizar por completo. A epiderme leva até 28 dias para se refazer, já a derme ( camada mais profunda) pode levar até 06 meses para cicatrizar. Tudo isso acontece, pois o colágeno necessário para regenerar a pele leva meses para ser produzido pelo corpo.

Muitas pessoas imaginam que deixar a ferida aberta ajuda no processo de cicatrização, porém esse pensamento está errado! Diversos estudos comprovam que ferimentos cobertos por curativos cicatrizam até 04 vezes mais rápido do que se estivesse exposto.

Cuidados Com a Cirurgia Plástica: Como Evitar Alterações nas Cicatrizes?

  • Cuide da sua alimentação! A vitamina C é muito importante, pois ela ajuda na produção de colágeno. Por isso, é muito importante incluir alimentos como: morango, laranja e outros ricos em vitamina C em sua alimentação;
  • Carne, ovos e leite também são necessários para uma boa cicatrização, pois possuem ferro, proteínas e outros minarias importantes;
  • O cigarro atrapalha o processo de cicatrização. Por isso, durante esse período é um bom momento para parar de vez com o vício;

Recupere sua autoestima sem se preocupar com as cicatrizes! O Dr.Cláudio Lemos é especialista em diversas categorias de cirurgia plástica e está preparado para sanar todas as suas dúvidas. Entre em contato e agende sua avaliação.

Saiba Mais Sobre o Dermabond – Prineo

Postagens Relacionadas

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Aos 51 anos, Mônica Carvalho faz novo procedimento estético para desfilar como musa da Grande Rio.

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria