Saiba Tudo Sobre Avaliação Pré-anestésica

5/5 - (16 votes)
5/5 - (16 votes)

Saiba Tudo Sobre Avaliação Pré-anestésica | Dr. Cláudio Lemos

Uma cirurgia plástica visa melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes, tendo ela fins estéticos ou funcionais. Justamente por esse objetivo, muitas pessoas esquecem que se trata de uma cirurgia como outra qualquer, com riscos e possibilidade de complicações. Embora sejam baixos, esses riscos precisam ser discutidos pelo cirurgião plástico antes da realização do procedimento. Na hora de falar sobre isso, é importante esclarecer dúvidas também sobre a anestesia, sua aplicação e seus efeitos. Para tal conversa, existe um momento antes da realização da cirurgia plástica chamado avaliação pré-anestésica. Saiba do que se trata essa avaliação e como ela é feita.

O Que é Avaliação Pré-Anestésica

Anestesia é um assunto sério e existem diversas cirurgias plásticas que requerem anestesia geral. Para garantir que as substâncias usadas pelo anestesiologista não farão mal ao paciente, uma consulta com o profissional da anestesia se faz necessária. Essa consulta se chama avaliação pré-anestésica.

Na avaliação, um anestesiologista buscará conhecer a fundo o paciente, recolhendo informações sobre seu histórico clínico. O objetivo maior é identificar e investigar doenças que possam alterar a técnica anestésica a ser aplicada, além do manejo intraoperatório. Nessa etapa, o médico pode solicitar ainda alguns exames se considerar necessário, além de encaminhar o paciente para avaliações de outros profissionais

Durante a avaliação pré-anestésica o anestesiologista orientará o paciente sobre todos os cuidados durante o período pré-operatório, esclarecerá dúvidas quanto a anestesia e seus efeitos e definirá qual o melhor tipo de anestesia para o paciente em questão. Nessa etapa serão discutidos ainda assuntos como jejum, interrupção (ou não) de medicamentos que o paciente usa e eventual necessidade de internação em UTI, a depender do tipo de cirurgia.

Quem Faz a Avaliação Pré-Anestésica

Somente um anestesiologista formado e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologista tem autorização para realizar a avaliação pré-anestésica e definir o tipo de anestesia a ser utilizado. Para dar conta de tamanha responsabilidade, esse profissional é formado em medicina e pós graduado em anestesiologia, além de ter cumprido residência médica.
Em sua resolução n° 1802/2006, o Conselho Federal de Medicina determina que a avaliação pré-anestésica é uma etapa obrigatória antes da realização de cirurgias, por isso cabe ao paciente questionar se o médico não levantar esse tópico antes da data agendada para a cirurgia.
Após a avaliação e escolha do tipo de anestesia, tanto o médico quanto o paciente precisam assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Para o Ato Anestésico. É uma garantia para o paciente de que a anestesia escolhida é a melhor possível para seu quadro clínico e tipo de cirurgia que será realizada.

Sempre Exija Avaliação Anestésica

O Dr. Claudio Lemos sabe o quão importante é a avaliação pré-anestésica para a segurança do paciente e também do próprio médico. Por isso antes de realizar as cirurgias plásticas, encaminha seus pacientes para realizar a avaliação pré-anestésica e todos os exames clínicos necessários. Esse cuidado, além de representar um cumprimento das regras, também tranquiliza o paciente acerca do procedimento que ele está prestes a se submeter. Conheça mais procedimentos estéticos para realçar a beleza feminina e masculina.

Postagens Relacionadas

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Aos 51 anos, Mônica Carvalho faz novo procedimento estético para desfilar como musa da Grande Rio.

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria