Muitas pessoas pensam que os riscos de prótese de silicone são elevados, tornando necessário uma extensa preparação para dar início ao processo de intervenção cirúrgica, porém esse conceito está equivocado, assim como todas as cirurgias plásticas femininas, introduzir uma prótese de silicone tem seus riscos, porém estes são mínimos.
Analisar os riscos de prótese de sílicone com um cirurgião especializado é um excelente modo de ter o conhecimento de todos os riscos e benefícios que podem ser obtidos através dessa cirurgia, seja em termos estéticos, correção de imperfeições ou mesmo apenas para a melhoria de sua auto-estima e outros benefícios psicológicos.
Como Saber se é Preciso de uma Prótese de Silicone
O primeiro passo em qualquer tipo de tratamento é a consulta de um profissional especializado neste segmento, que irá realizar uma grande variedade de testes e exames para garantir que o paciente esteja em perfeitas condições físicas e assim não sofra qualquer tipo de transtorno durante os procedimentos cirúrgicos.
As próteses de silicone são mais comuns nos seios e glúteos, e ajudam a manter uma silhueta mais destacada quando em comparação com as medidas naturais de seu corpo, especialmente para mulheres que possuem um biótipo mais magro, e consequentemente suas características corporais não são muito pronunciadas.
5 Riscos de Prótese de Silicone
1.Rejeição do Implante
- – A presença de um corpo estranho em contato com órgãos e tecidos pode levar uma reação adversa do corpo, que tentará utilizar suas defesas internas para remover ou ao menos limitar essa ameaça, causando uma série de transtornos e problemas de saúde para a paciente. Para evitar este problema, muitos exames são realizados antes de se decidir pelo tipo de prótese usados, de modo que o número de casos em que este problema ocorre é mínimo, garantindo a todas as mulheres uma grande segurança ao efetuar cirurgias para a alocação de próteses de silicone.
- 2.Infecções – Micróbios e outros microorganismos nocivos podem aproveitar o momento de baixa imunidade e causar problemas à saúde da paciente, porém um bom acompanhamento médico antes e após a cirurgia pode reduzir drasticamente as chances de que isto ocorra independente da idade da paciente. Existem uma série de remédios especializados neste tipo de cuidados, e devem ser administrados regularmente para evitar que o sistema imunológico enfraquecido devido aos procedimentos cirúrgicos seja sobrecarregado, e assim seja incapaz de combater essas invasões.
- 3.Dobras na Prótese – Durante movimentações intensas como a prática de esportes e atividades profissionais, é possível que as próteses se movimentem ou dobrem de acordo com o tipo de ação realizada, tornando necessário uma intervenção rápida para evitar maiores problemas. Na grande maioria dos casos, as peças de silicone contam com um design especial para garantir que isto não ocorra, o que torna contar com próteses de alta qualidade um excelente método para evitar diversos trasntornos durante a sua inserção ou ao longo de suas atividades após a aplicação.
- 4.Rippling – Rippling é o nome dado quando a textura da prótese de silicone se torna aparente na pele da paciente, este problema não resulta em qualquer tipo de dano à saúde ou futuros riscos, porém compromete em grande parte a qualidade estética da prótese, e consequentemente diminui seus benefícios. Há diversos métodos para solucionar este problema, sendo recomendado consultar seu médico para que ele analise o problema e decida qual será o curso de ação mais eficiente para solucionar os problemas encontrados durante o uso das próteses de silicone.
- 5.Rompimento das Próteses – Um problema grave que pode ocorrer caso as próteses sejam comprimidas pelo músculo de modo excessivo ou em contato com agentes externos e objetos pontiagudos, e deve ser prontamente solucionado para evitar maiores problemas para a saúde da paciente. Caso o rompimento ocorra, é recomendado remover rapidamente qualquer resíduo das próteses que ainda esteja presente no corpo da paciente, pois a presença desses materiais estranhos podem causar sérias rejeições do corpo e consequentemente debilitar a paciente.
Qual é a Melhor Opção Para Evitar os Riscos de Prótese de Silicone
Próteses de qualidade são essenciais para garantir a sua segurança ao longo dos anos, pois são capazes de resistir uma série de desgastes e exposição a fatores nocivos sem causar problemas à saúde da paciente.
Por fim, o melhor jeito para se diminuir os riscos de prótese de silicone é contar com um profissional especializado como o Dr.Cláudio Lemos, que conta com uma vasta experiência no segmento de cirurgias plásticas femininas.