Para a maioria das mulheres, ter um olhar marcante com cílios e sobrancelhas bem delineados é muito importante, o problema é que a maior parte das soluções estéticas são temporárias. Para alcançar resultados satisfatórios, são horas à frente do espelho, passando máscara para os cílios e curvex, ou lápis e sombra para ter uma sobrancelha mais escura e linear.
O Que Latisse
O latisse, medicamento desenvolvido pela empresa Allergan (mesmo laboratório que desenvolveu o botox), é um fármaco dedicado ao crescimentos dos pelos na região dos cílios e sobrancelhas, causa comprovadamente o aumento no número, espessura e comprimento, além de escurecimento dos pelos.
Este medicamento foi desenvolvido a partir de um colírio utilizado para o tratamento de glaucoma chamado Lumigan, cujo princípio ativo é o bimatoprosta. A descoberta (acidental) se deu quando os cientistas observavam a evolução no tratamento de pacientes com glaucoma, que além da “descompressão” intraocular, o medicamento também alterava a formação dos cílios.
No Brasil, o composto foi aprovado pela Anvisa e passou a ser comercializado em 2011, o uso constante comprova:
- Aumento no crescimento dos cílios em 25%;
- Aumento no número de cílios em 100% dos casos;
- Aumento da espessura dos fios em 100% dos casos;
- Escurecimento dos fios em 18%.
Aplicação e uso Constante da Latisse
Antes de passar o medicamente, limpe a região da pálpebra superior, faça a assepsia completa e se houver, retire toda a maquiagem. Aplicando o produto uma vez ao dia, preferencialmente durante à noite antes de dormir.
A Allergan desenvolveu pequenos pincéis descartáveis específicos para a utilização do produto, aplique uma gota do medicamento em um dos pincéis (tome cuidado para não encharcar o pelo do pincel) e passe sobre a pálpebra superior, descarte o pincel e repita o procedimento no outro olho e nas sobrancelhas. Sempre enxugue o excesso da solução além da margem da pálpebra.
A recomendação do laboratório é que nunca utilize mais de uma vez o mesmo pincel, pois se os pelos ficarem com excesso de latisse, as chances do produto cair nos olhos são grandes e existem alguns efeitos colaterais aos quais você deve ficar atenta.
Resultados da Latisse
Como dito no início, ter que diariamente maquiar os cílios e sobrancelhas para ter um resultado satisfatório pode ser, ao longo do tempo, muito cansativo.
Com o latisse comprovadamente, os resultados aparecem após 12 à 16 semanas de uso, depois deste período é necessário apenas utilizar o produto de 2 à 3 vezes por semana para a manutenção da aparência.
Como os resultados são praticamente imediatos, muitos famosos já aderiram ao uso do latisse para melhorar o volume, comprimento e pigmentação dos cílios e sobrancelhas, reduzindo e muito o uso de cosméticos que em alguns casos podem ser prejudiciais à saúde da pele.
Possíveis Efeitos Colaterais da Latisse
A Allergan específica na bula do medicamento que o uso do latisse pode causar escurecimento na pálpebra, além disso, caso não seja feito o uso correto dos pinceis e a solução escorrer para os olhos, é possível que cause pigmentação permanente na íris ocular.
Outros efeitos são:
- Crescimento de pelos fora da área de aplicação;
- Inflamação intraocular;
- Edema Macular;
- Coceira, vermelhidão, ardor e irritação ocular;
- Para maiores informações sobre os possíveis efeitos colaterais consulte a bula.
Por esse motivo, o latisse é um medicamento tarja vermelha que necessita de orientação médica antes do uso, por que além dos efeitos colaterais, pacientes que possuem alergia ao princípio ativo bimatoprosta, não podem utilizá-lo.
Agende uma contato conosco, a clínica do Dr.Cláudio Lemos possui toda a estrutura para prestar um atendimento incrível, para avaliar a melhor forma de fazer o uso do latisse, um procedimentos minimamente invasivos, tanto para mulheres, como para homens.