Cirurgia de Ginecomastia: Será Que Eu Preciso?

5/5 - (1 vote)

Cirurgia de Ginecomastia: Será Que Eu Preciso?

Entre os vários distúrbios que podem acometer os homens, poucos deles são tão incômodos como a ginecomastia, que pode prejudicar até mesmo seu convívio social. Por isso, muitos homens se perguntam se a cirurgia de ginecomastia é necessária para eles ou não.

Essa dúvida pode perdurar por dias, semanas e até meses, durante os quais eles não param de pensar se realmente precisam da cirurgia de ginecomastia ou não. Para acabar com essa dúvida, é importante conhecer mais sobre essa condição e em quais casos se recomenda a realização de uma cirurgia para seu tratamento.

O Que é a Ginecomastia?

Esse termo é originário do grego: Gyne (mulher) + Masto (relacionado às mamas). Logo, seu sentido literal é mamas femininas ou mamas com aspecto feminino, já que essa condição acomete apenas os homens.

Sua manifestação no corpo se dá através de um desenvolvimento muito acentuado da mama, que fica com formato e volume similares aos de uma mama feminina. Isso pode causar vários problemas e dificuldades em seu cotidiano, expondo-o a situações constrangedoras.

Quanto às implicações clínicas, porém, não há muito com o que se preocupar, já que a grande maioria dos casos é benigna, ou seja, não se trata de um câncer ou nada do tipo.

Muitas pessoas podem pensar que esse crescimento da mama se dá devido ao aparecimento de algum tumor, mas o que realmente acontece é que o tecido adiposo (gorduroso) se desenvolve em excesso, o que caracteriza essa condição. Logo, é como se houvesse um “ganho de peso” nas mamas.

Existe a possibilidade de que o aumento das mamas seja uma consequência do câncer de mama, que também afeta pessoas do sexo masculino. Porém, essa probabilidade é bem pequena.

De qualquer forma, o melhor a se fazer para descobrir o motivo pelo qual a mama está se desenvolvendo tanto assim é procurar por um endocrinologista, que pode encaminhar o caso para um mastologista ou um cirurgião plástico.

Quanto à intensidade dessa condição, ela varia dos graus 1 a 7, sendo que o primeiro é o mais leve e o sétimo o mais acentuado.

Como Tratar a Ginecomastia?

Os homens que sofrem com essa condição sempre procuram por formas de como se livrar da ginecomastia, para que voltem a ter uma vida mais normal e sem as implicações que essa condição causa. Por isso, é preciso entender quais são as formas de tratamento.

Não é por acaso que ela é uma das cirurgias plásticas masculinas mais procuradas. As mamas são uma das características mais femininas que existem, e os homens se sentem bastante incomodados ao apresentá-las.

As fases da vida em que essa condição mais se manifesta são enquanto bebê, na adolescência e na fase idosa, depois dos 70 anos. Em grande parte das vezes o próprio organismo se encarrega de tratá-la, já que seu aparecimento é uma das consequências do aumento de estrogênio no sangue, que tende a ter seus níveis normalizados. Outros fatores que podem levar à ginecomastia são patologias ou doenças idiopáticas.

Caso o volume e o formato da mama não regridam ao normal depois de passar pela adolescência, então o melhor a se fazer é optar pela cirurgia de ginecomastia, que é bem menos complicada do que parece.

Durante a cirurgia ginecomastia, o contorno da mama será ajustado para o formato masculino e, caso necessário, o mamilo e a aréola também serão alterados, sempre com o intuito de proporcionar o melhor aspecto possível.

São quatro tipos diferentes de cirurgia ginecomastia: excisão cirúrgica isolada, lipoaspiração tumescente, excisão cirúrgica com lipoaspiração tumescente e excisão cirúrgica com ressecção cutânea. O cirurgião plástico analisará o caso de cada paciente e recomendará o procedimento mais adequado para suas necessidades e características.

Quando é a Hora de Uma Cirurgia de Ginecomastia?

Isso depende muito da forma que o paciente se sente com suas mamas. Caso ele apresente a ginecomastia em algum de seus graus mas não se incomode com ela, então não existe a obrigatoriedade de passar pelo procedimento.

Porém, caso isso tenha algum tipo de implicação quanto à sua estética ou autoestima, então o mais recomendável é procurar por um cirurgião plástico que possa realizar a cirurgia ginecomastia e fazer com que o paciente se sinta melhor consigo mesmo.

O Dr. Cláudio Lemos é um cirurgião plástico que oferece a cirurgia de ginecomastia aos seus pacientes, que podem voltar a ter uma vida normal e mais tranquila. Se você gostaria de marcar uma consulta, então entre em contato agora mesmo!

Related posts

Deixe um Comentário

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria