Como Deve ser a Recuperação da Cirurgia de Lipoma?

5/5 - (1 vote)
5/5 - (1 vote)

Como Deve ser a Recuperação da Cirurgia de Lipoma?

O lipoma é um tumor benigno, composto por células de tecido adiposo (células maduras de gordura) que se acumulam dentro de uma cápsula fibrosa logo abaixo da pele, no tecido subcutâneo. De modo geral, os lipomas surgem no tronco, ombros, pescoço e axilas.

Possui aspecto arredondado, consistência firme e elástica e podem medir entre 2 a 3 centímetros, em alguns casos, podem passar dos 10 centímetros. Com crescimento lento, o lipoma é assintomático, ou seja, sem a presença de dor. Pode surgir em qualquer idade, com maior frequência na faixa dos 40 a 60 anos de idade, principalmente em mulheres. Em casos mais raros, podem aparecer em crianças.

TIPOS DE LIPOMAS

De causa desconhecida, o lipoma pode ter ligação hereditária, pois possui componentes genéticos em seu desenvolvimento, acometendo pessoas da mesma família. Os tipos de lipoma mais comuns são:

  • Benigno – São constituídos por tecidos gordurosos e fibrosos com estruturas vasculares e colágeno. Indolor, o problema pode causar desconforto estético para o paciente.
  • Angiolipomas – Geralmente crescem no peito ou no braço em pessoas mais jovens. Possui estruturas vasculares complexas.
  • Lipomas Subcutâneos – Tipo mais comum é na maior parte das vezes, massa imóvel e indolor que fica embaixo da pele. Pode chegar até 2 centímetros de diâmetro.
  • Lipomas Pleomórficos – Geralmente na parte traseira do pescoço, ombros e na região das costas. Seu conteúdo de gordura varia entre 10% a 90%.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do lipoma é clínico a partir do toque na massa gordurosa para analisar seus aspectos. Em outros casos, o especialista Dr.Cláudio Lemos poderá pedir a biopsia a partir de uma amostra de células para identificar as partes moles.

CIRURGIA PARA LIPOMA

O único tratamento para o problema é a extração cirúrgica que retira toda a massa gordurosa evitando que o problema possa aparecer novamente. Como qualquer outro procedimento, a cirurgia de lipoma necessita de cuidados antes e após sua execução.

CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO

  • Antes da cirurgia de extração, certifique-se de esclarecer todas as dúvidas sobre o lipoma, cirurgia e cuidados necessários para ter uma recuperação perfeita;
  • Informe seu médico sobre doenças crônicas como diabetes ou hipertensão e sobre o uso de medicamentos de uso diário;
  • Esclareça com o médico se existe a necessidade de uma dieta restritiva antes depois do procedimento cirúrgico para evitar complicações;
  • Evite a ingestão de álcool e fumo 7 dias antes da cirurgia;
  • Leve pelo menos duas trocas de roupa para o hospital ou clínica. As roupas devem ser confortáveis e fáceis de vestir. Certifique-se de levar produtos de higiene pessoal.
  • Não utilize cremes e loções no local antes da cirurgia.

CUIDADOS PÓS-CIRURGIA DE LIPOMA

Por ser uma cirurgia de extração, é necessário que o paciente tome alguns cuidados após a cirurgia para evitar o rompimento precoce dos pontos. Veja alguns cuidados:

  • Converse com o seu médico para relembrar todos os cuidados que precisam ser tomados após a cirurgia de lipoma;
  • Faça o repouso necessário;
  • O curativo protege a cicatriz de infecção e deve ser trocado de maneira adequada. A limpeza e troca de curativo deve ser feita de acordo com as orientações do médico ou enfermeiro.
  • Em caso de infecção e mau cheiro no local do curativo, o paciente deve procurar o pronto-socorro imediatamente para os devidos cuidados;
  • Após a cirurgia de lipoma, o repouso é recomendado para evitar que os pontos da cicatriz sofram rompimento antes, causando diversos problemas. O paciente não deve realizar esforço físico e ter relações sexuais no período que o médico definir.
  • Comum logo após o procedimento, a dor pode ser um incômodo para o paciente. É necessário que o paciente siga as orientações e utilize os medicamentos prescritos como analgésicos. Qualquer sinal de infecção, febre constante e fortes dores, o médico deve ser procurado.

Qual é o tempo de recuperação da cirurgia de lipoma?

O tempo de recuperação da cirurgia de lipoma é considerado rápido. Para que seja uma recuperação tranquila e eficaz, é necessário que o paciente siga todas as orientações mencionadas acima. De maneira geral, o tempo de recuperação da cirurgia de lipoma acontece no período de 30 dias, tempo necessário para a cicatrização do local da sutura, sem que ocorra nenhum tipo de ruptura na pele ou complicação.

Entretanto, o tempo de recuperação da cirurgia de lipoma também dependerá do local do lipoma, do tamanho e das condições de cada paciente para determinar o período de recuperação. Por isso, é extremamente fundamental um extenso diálogo entre médico e paciente para entender quais são as condições do lipoma, as condições da cirurgia e o tempo de recuperação.

O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais em cirurgia plástica. Com mais de 18 anos de experiência, o Dr. Cláudio Lemos preza pelo atendimento humanizado em todas as etapas do procedimento cirúrgico, quanto à sua pré-avaliação, procedimento e recuperação. Tenha mais informações sobre cirurgia plástica no site.

Postagens Relacionadas

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Aos 51 anos, Mônica Carvalho faz novo procedimento estético para desfilar como musa da Grande Rio.

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria