Como Diminuir a Ginecomastia?

5/5 - (2 votes)

Como Diminuir a Ginecomastia?

A ginecomastia ou “hipertrofia mamária” é uma condição de crescimento das mamas nos homens que pode ocorrer em algum período de alteração hormonal, quando há redução do hormônio masculino (testosterona) e aumento do hormônio feminino (estrogênio), causando o aparecimento de glândulas mamárias onde deveria haver uma fina camada de gordura.

O aumento das mamas masculinas é comum na puberdade, atingindo cerca de 65% dos jovens entre 14 e 15 anos de idade e desaparece no final da adolescência.

A ginecomastia pode ser facilmente confundida com a lipomastia, o crescimento das mamas consequente do excesso de peso, chamado popularmente de falsa ginecomastia. Em ambos os casos, a condição de aumento das mamas pode causar constrangimento no homem e afetar a qualidade de vida.

Graus de Ginecomastia

O aumento das mamas pode ser identificado de acordo com estes tipos de graus:

  • Grau 1 – Aparecimento de uma massa de tecido glandular mamário concentrado formando um botão ao redor da aréola, sem acúmulo de pele ou gordura;
  • Grau 2 – Difusão de massa de tecido mamário com acúmulo de gordura.
  • Grau 3 – Aumento de tecido mamário e gordura com posição do mamilo na altura do sulco infra mamário.
  • Grau 4 – Aumento importante de tecido mamário e gordura, sobra de pele e posicionamento do mamilo abaixo do sulco infra mamário.

Como Diminuir a Ginecomastia?

De modo geral, a ginecomastia em adolescentes desaparece no período de 12 meses, quando as alterações hormonais diminuem e o aumento das mamas regride.

Em alguns casos, o médico endocrinologista poderá indicar que o paciente faça um controle da alimentação para perder peso e avaliar uma possível falsa ginecomastia.

Quando o diagnóstico da ginecomastia é confirmado, o tratamento é indicado de acordo com o grau de aumento de mama identificado pelos exames clínicos.

Os medicamentos são indicados para diminuir a ginecomastia em casos de homens adolescentes não tiveram a regressão da condição. Os medicamentos são ministrados pelo médico especialista para diminuir a presença do hormônio feminino e equilibrar os níveis de hormônio masculino, regredindo a aparência de mama sem intervenção cirúrgica. O uso de medicamentos também pode ser usado de acordo com o grau do aumento das mamas masculinas.

Cirurgia de Ginecomastia

O procedimento cirúrgico é recomendado para diminuir a ginecomastia em casos que não houve regressão no final da adolescência ou em casos de aumento importante que podem aparecer em qualquer fase da vida. As técnicas de cirurgia são:

  • Lipoaspiração – esta técnica é indicada para casos com grande acúmulo de gordura. O procedimento consiste na aplicação de anestesia local e introdução de cânulas por pequenos orifícios para aspirar a gordura localizada.
  • Remoção Cirúrgica – método utilizado quando existe a presença da glândula mamária e a Lipoaspiração não é o método adequado para reduzir.
  • Mamoplastia Redutora – este procedimento é utilizado em casos mais graves que necessitam de remoção de gordura, tecido glandular e excesso de pele.

Quando Fazer a Cirurgia de Ginecomastia?

A cirurgia plástica masculina para diminuir a Ginecomastia deve ser realizada quando o paciente sente incômodo em relação ao tamanho das mamas. A decisão da cirurgia e o método que será utilizado devem decididos em comum acordo dentre o médico e o paciente. O Dr.Cláudio Lemos é cirurgião plástico com especialização em procedimentos cirúrgicos para tratar a Ginecomastia.

Entre em contato e agende uma consulta e faça uma avaliação para melhorar sua qualidade de vida.

Related posts

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria