A toxina botulínica, conhecida comercialmente como o botox é um produto indicado para procedimentos estéticos para tratar linhas de expressão e rugas em mulheres. Ao ser aplicado no corpo, liga-se aos neurônios responsáveis pelo movimento dos músculos. Após a primeira hora da aplicação, a toxina atravessa a membrana das terminações nervosas e entra no citoplasma para liberar a acetilcolina, neurotransmissor responsável pelas contrações musculares.
Através de reações químicas nos terminais nervosos, o botox impede que a célula libere acetilcolina para o músculo. Sem receber o neurotransmissor, o músculo fica parado e não faz o movimento de contração, deixando a pele relaxada ou “esticada”. Os resultados já podem ser vistos 48 horas após a aplicação e os resultados finais ficam mais aparentes 15 dias depois da finalização do procedimento.
O procedimento minimamente invasivo precisa ser realizado com intervalos. O corpo reage quando percebe que não consegue mexer o músculo. Dez dias após a aplicação, o organismo começa a produzir novos terminais nervosos para restabelecer o movimento muscular, liberando acetilcolina. Cerca de quatro meses depois os músculos começam a mexer, sinal de que o botox perdeu seu efeito.
Independente da época do ano, o botox que estica o rosto é o procedimento mais usado por cirurgiões plásticos. Com preços acessíveis para todas as classes econômicas, muitas pessoas utilizam diversas aplicações para manter a pele sempre jovem. Como qualquer outro procedimento estético, as exigências com a saúde e bem-estar devem estar em primeiro lugar.
Os Riscos do Botox
Obtida da bactéria Clostridium botulinium, a mesma que em grandes quantidades pode causar o botulismo- doença que paralisa os músculos e pode levar a morte. Aplicações em grandes quantidades de maneira desregulada que não são adequadas à idade e quadro clínico do paciente pode movimentar-se pelo organismo, indo para locais mais delicados, como o cérebro.
Embora seja raro contrair botulismo, outros efeitos podem ser perigosos. As aplicações de botox são feitas para esticar o rosto e pescoço, regiões que podem apresentar assimetria facial, ou seja, uma parte do rosto fica mais enrijecida do que a outra. Este problema pode acontecer quando a aplicação não foi realizada de maneira correta e poderá durar entre quatro a seis meses, até o botox perder o efeito.
Como Utilizar Botox com Segurança?
Para esticar a pele do rosto com aplicação de botox, Dr.Cláudio Lemos é o mais indicado por famosos. Cirurgião Plástico com diversas especializações internacionais possui total qualidade e segurança na aplicação de botox.
Antes de qualquer aplicação, Dr. Cláudio Lemos assegurará que o paciente tem perfeitas condições de saúde para receber o procedimento minimamente invasivo e garantir a eficiência dos resultados buscados.