As próteses de silicone para mulheres são uma das cirurgias plásticas mais difundidas e desejadas de todas. O que muita gente não sabe é que o homem também pode realizar esse procedimento. A prótese masculina de silicone está sendo cada vez mais popularizada, a medida que os preconceitos sobre esse procedimento vão sendo derrubados.
A motivação que leva homens a colocar próteses de silicone é geralmente estética, mas também tem profunda ligação com a questão da autoestima. Um homem que perde muito peso e acaba ficando com o peitoral flácido, por exemplo, pode obter bons resultados com o implante das próteses. Há também os casos onde a pessoa tem a chamada síndrome de Poland, ou seja, não desenvolveu a musculatura do peitoral. Nessas situações os implantes podem fazer uma diferença enorme na autoestima dos pacientes.
Mas não há dúvidas que a maior motivação para implante da prótese masculina de silicone é obter aquele peitoral definido que apenas a musculação não está resolvendo. O público alvo desse tipo de cirurgia são homens entre 25 e 40 anos, muitos dos quais já pratica exercícios físicos.
O implante masculino é quadrado, diferente do feminino que é redondo. Além do mais, a prótese masculina de silicone é mais dura e rígida do que a usada em mulheres justamente para resultar num aspecto de “malhado”. A cirurgia plástica é feita com cortes na região das axilas, e em seguida as próteses masculinas são colocados embaixo do músculo peitoral maior.
O processo pós-operatório envolve 15 dias de repouso e pelo menos mais 15 sem realizar atividades físicas. Após esse período, a rotina pode ser retomada aos poucos. Para voltar a realizar atividades físicas pesadas, o paciente deve esperar pelo menos 3 meses. Assim como no pós-operatório feminino, o homem também deve passar o primeiro mês evitando erguer o braço, para não romper os pontos ou mover a prótese.
Quando trocar a prótese masculina de silicone
No geral, os fabricantes dizem que a prótese masculina de silicone dura cerca de 10 anos. Após esse período, a troca se faz necessária. Mas pode ser que haja necessidade de trocar antes, seja porque o paciente não está mais satisfeito com os resultados do implante e quer tirar as próteses, seja porque ele decidiu aumentá-las.
Há ainda aqueles casos de troca ou retirada das próteses por complicações de saúde, como a contratura capsular, que é uma complicação onde a cápsula que envolve a prótese é contraída. Casos de rompimento de prótese masculina de silicone são raríssimos, ainda mais se o paciente realizar o procedimento com profissionais capacitados.
O homem deve realizar acompanhamento periódico com o cirurgião, especialmente se sentir dores ou incômodos no peitoral. O médico realizará exames e irá checar a saúde das próteses, assim como atestará uma eventual necessidade de trocá-las.
A cirurgia para remoção ou troca da prótese é basicamente a mesma da inserção, envolve cortes nas axilas (conhecidos como incisão transaxilar). Na maioria dos casos, é possível realizar os cortes na cicatriz deixada anteriormente, o que reduz a necessidade de criação de novas cicatrizes. Os pontos são discretos e são escondidos pelos braços. O período de pós-operatório e recuperação do paciente é o mesmo da primeira cirurgia, envolvendo repouso e acompanhamento médico.
O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos possui diversas especializações nacionais e internacionais em cirurgia plástica e troca de prótese de silicone masculina e feminina para promover a harmonização do corpo através do atendimento humanizado, garantindo a qualidade de vida e autoestima de cada paciente.