É muito comum que algumas pessoas presenciem uma protuberância em alguma região das costas à qual não estavam acostumadas anteriormente. É comum se assustar com isso, mas geralmente se trata de um lipoma nas costas.
Felizmente, isso não é perigoso para a saúde, mas pode ser incômodo para o seu portador, tanto estética quanto até mesmo funcionalmente, em alguns casos. Por isso, o desejo de se livrar de um lipoma nas costas é muito grande.
Existem alguns métodos e técnicas caseiras de remoção ou tratamento do lipoma que são difundidas por várias pessoas, mas não é recomendável se submeter a esses procedimentos, já que eles podem não trazer nenhum resultado ou até mesmo piorar a situação. Por isso, é imprescindível saber exatamente o que deve ser feito para parar de sofrer com esse problema.
O Que São os Lipomas?
Antes de conhecermos a forma de remoção do lipoma que é a indicada por médicos e cirurgiões plásticos, é importante entender o que é lipoma, para afastar de uma vez por todas o medo e a desconfiança que cercam esse tema.
Pelo prefixo “lipo”, já é possível imaginar que se trata de alguma coisa relacionada à gordura, o que é verdade. O lipoma é um acúmulo de tecido adiposo que acontece logo abaixo da pele. Ele é considerado como um tumor, mas o portador não deve ficar com medo, já que em grande parte das vezes ele não traz nenhuma implicação perigosa.
Seu aparecimento não é tão raro: a cada 1.000 pessoas, 1 delas apresenta um lipoma, o que representa uma porcentagem de 0,1%. Logo, na população brasileira, que possui aproximadamente 207,7 milhões de habitantes, mais de 200.000 devem apresentar um lipoma.
Portanto, o que significa lipoma é relativamente simples: é o crescimento demasiado de tecido adiposo abaixo da pele.
Tenho um Lipoma nas Costas. E Agora?
O lipoma nas costas é uma das ocorrências mais comuns quando se trata do aparecimento desse tumor. Outros lugares em que ele também pode aparecer são nos braços, no tórax e no pescoço, entre outros.
É fortemente desaconselhável que o portador do lipoma tente realizar algum procedimento caseiro para remoção ou tratamento, já que isso pode simplesmente não dar certo e fazer com que ele perca tempo e dinheiro. Porém, a consequência pode ser um pouco mais complicada, como um lipoma inflamado, por exemplo.
O mais recomendável é sempre passar por uma consulta médica e informar o que o paciente sente. É bastante raro, mas o lipoma nas costas ou em qualquer outra região do corpo pode ser confundido com o lipossarcoma, que é um tumor maligno, mas que parece bastante com um lipoma, ao menos a olho nu.
Depois de passar por uma consulta, pode ser que o médico solicite uma ressonância magnética, tomografia, punção ou até mesmo uma eventual biópsia, para ter certeza de que não se trata de nada perigoso.
Como Funciona a Cirurgia de Lipoma?
Depois de saber o que significa lipoma e descobrir que não se trata de nada grave, o paciente pode optar por continuar com ele ou então removê-lo cirurgicamente, caso este o incomode, tanto na parte estética quanto na funcional do corpo.
Nesses casos, não há nada melhor do que a cirurgia de lipoma, que também não é demasiadamente complicada e consiste na excisão do lipoma. Ela pode ser feita mediante a aplicação de uma anestesia local na maioria dos casos, o que a torna ainda mais simples.
Agora que você já sabe o que é lipoma e viu que não se trata de algo perigoso em grande parte dos casos, caso deseje removê-lo, é imprescindível procurar um cirurgião plástico capacitado para a cirurgia de lipoma e que consiga realiza-la com total segurança ao paciente.
O Dr. Cláudio Lemos é um cirurgião plástico que realiza a retirada cirúrgica do lipoma nas costas e em outras regiões do corpo. Assim, o paciente se sentirá melhor consigo mesmo e aumentará sua autoestima, o que influenciará diretamente em seu dia a dia!