Diferentes Tipos de Cicatrizes Para Mamoplastia de Aumento

5/5 - (8 votos)

Diferentes Tipos de Cicatrizes Para Mamoplastia de Aumento

A cicatriz é uma marca inevitável de qualquer tipo de cirurgia. Entretanto, com o avanço da tecnologia e das técnicas de medicina, os tipos de cicatrizes em procedimentos estéticos de hoje podem ter a aparência suave, até mesmo imperceptível aos olhos dos cirurgiões plásticos.

A mamoplastia de aumento é a cirurgia mais procurada e realizada no mundo e a principal dúvida dos pacientes é sobre o tamanho e a localização das cicatrizes que são necessárias para a introdução dos implantes mamários.

Com diversas técnicas que resultam em tipos de cicatrizes e diferentes formatos, é necessário que o cirurgião plástico defina em conjunto à paciente a escolha da técnica, assim como outros fatores como o tamanho prévio dos seios, características da pele, tamanho das aréolas, quantidade de tecido mamário e gorduroso das mamas e resultado final desejado.

Como é Realizado a Mamoplastia de Aumento

Considerado um procedimento simples, a mamoplastia de aumento tem duração de uma hora. Com anestesia local com sedação ou peridual, o cirurgião plástico faz a inclusão da prótese mamária de silicone em uma bolsa formada por tecido mamário, podendo ser colocada por cima ou por baixo do músculo.

Tipos de Cicatrizes da Mamoplastia de Aumento

Cada tipo de incisão apresenta características distintas, vantagens e algumas desvantagens. Apenas o cirurgião plástico dirá qual a técnica será mais adequada à paciente. Para entender os tipos de cicatrizes, veja:

  • Incisão Infra-Mamária – Procedimento realizado via sulco inframamário, o corte é feito abaixo das mamas, com medida entre 3 a 5 centímetros, que será de acordo com o tamanho da prótese, obtendo um resultado mais discreto e disfarçado. Este tipo de cicatriz tem como vantagem a melhor visibilidade da região operada, com acesso direto a colocação dos implantes sem afetar a glândula mamária ou a aréola. Sua desvantagem é a presença da cicatriz na região infra-mamária, logo abaixo na “dobra” dos seios.
  • Incisão Infra Periariolar – Realizada na região inferior da aréola, na transição do tecido areolar para a pele. A cicatriz fica exatamente localizada no contorno do mamilo, tornando-se praticamente invisível. Este tipo de cicatriz não é recomendado para todos os tipos de seios, visto que os tipos e tamanhos de aréolas são diferentes e podem não permitir a realização do procedimento. Outro fator importante a ser levado em consideração é que este procedimento pode inviabilizar a glândula mamária e os ductos lactíferos, com eventual prejuízo à amamentação.
  • Incisão Transaxiliar – Ideal para pacientes que não desejam nenhum tipo de cicatriz nas mamas, a incisão neste procedimento é realizada na axila para a inserção das próteses, sendo a sua principal vantagem. A desvantagem neste procedimento é o nível de dificuldade para colocação de próteses de maior volume e o posicionamento nas mamas. No caso de troca de implante mamário, as cicatrizes nas axilas não podem ser reutilizadas, o que acarreta em uma nova incisão que será feita na região dos seios.

Qual o Melhor Tipo de Cicatriz?

Visto que cada tipo de cicatriz de mamoplastia de aumento possui vantagens e desvantagens, somente o cirurgião plástico dirá qual será o melhor tipo de incisão a ser realizado.

Dr.Cláudio Lemos, experiente cirurgião plástico com diversas especializações, em conversas amplas com a paciente, dirá qual será o melhor procedimento e o melhor tipo de cicatriz que será realizado.

Related posts

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria