O preenchimento labial com ácido hialurônico é o queridinho da atualidade. Conhecido entre os famosos, o procedimento caiu no gosto das pessoas que desejam ter contornos mais atraentes, como acontece nos casos de preenchimento de lábios feminino e preenchimento de lábios masculino.
O Que É Ácido Hialurônico?
O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente em nosso organismo. Formada por moléculas de açúcar, de toda a concentração no corpo humano, 56% faz é encontrada da pele, onde preenche espaço entre as células, com ação lubrificante para manter a pele lisa, elástica e bem hidratada. Todos esses benefícios e a concentração dessa substância diminuem ao longo dos anos, consequência do envelhecimento natural.
Existe um tipo de concentração de ácido hialurônico para cada tipo de região que será aplicada. Por exemplo, o preenchimento de olheiras necessita de uma concentração de ácido hialurônico mais moldável e leve, enquanto a concentração para aplicação no lifting facial precisa ser de alta concentração, menos moldável.
Como fazer o preenchimento ácido hialurônico?
A popularidade do procedimento faz com que as pessoas encontrem muitas ofertas de diversos profissionais que realizam as injeções, o que pode ser um risco à saúde do paciente. É fundamental fazer o preenchimento de ácido hialurônico com um médico cirurgião plástico, pois, profissionais que não possuem a capacitação podem realizar a aplicação de maneira errada e prejudicar a saúde do paciente, atingindo artérias, o que pode levar à necrose da região aplicada.
Com o médico cirurgião plástico, o preenchimento de ácido hialurônico ocorre da seguinte forma: após a anestesia local, o especialista realiza a injeção da quantidade adequada da substância na região desejada. Após essa aplicação, é comum que o paciente sinta uma leve ardência e um inchaço, situação que pode assustar no primeiro momento. Mas quando é normal esse inchaço?
Se você está com inchaço após aplicação de ácido hialurônico ou deseja realizar o procedimento, veja quando o inchaço e normal, quando precisa de cuidados e o que você pode fazer para amenizar o incômodo.
Inchaço Após Aplicação de Ácido Hialurônico: O Que Fazer?
O ácido hialurônico é uma substância concentrada e de textura densa, mesmo em concentrações mais leves para aplicações nos lábios e olheiras. Por conta disso, sua aplicação mesmo que adequada e realizada por um médico cirurgião plástico tem como consequência a formação de edema, popularmente conhecido como inchaço, principalmente no exato local da injeção.
O inchaço após aplicação de ácido hialurônico é considerado normal pelos especialistas e desaparecerá naturalmente em poucos dias. Vale lembrar que o inchaço acontece em qualquer região do corpo que foi aplicado a substância como, olheiras, rosto e lábios.
Geralmente o inchaço dura por alguns dias e diminui gradativamente. Logo após o inchaço é possível ver o resultado do preenchimento com mais facilidade e rapidez, vantagens do procedimento minimamente invasivo.
Para evitar o incômodo do inchaço após aplicação de ácido hialurônico é preciso seguir algumas orientações do médico cirurgião plástico responsável pelo procedimento. As orientações são:
- A injeção de ácido hialurônico causa inchaço devido à alta capacidade de atração de água da substância. Por isso, o especialista pode indicar a aplicação de compressas de gelo por cerca de cinco a dez minutos na região para diminuir o edema. Se o inchaço está nos lábios, queixo, regiões do rosto ou olheiras, aplique o gelo com a cabeça levemente elevada.
- Evite movimentos bruscos, balançar a cabeça ou bater a região com aplicação. Em casos de preenchimento de ácido hialurônico nos lábios, evite falar nos primeiros dois dias.
- É fundamental evitar exposição ao sol nas primeiras 24 horas e nos primeiros 7 dias após a aplicação. A região com inchaço pode ficar com a pele mais sensível e a exposição ao sol pode causar manchas pós-inflamatórias;
- Caso de exposição ao sol seja inevitável, o uso de protetor solar é fundamental para proteger a pele;
- O paciente pode voltar à sua rotina cotidiana imediatamente, já que os procedimentos minimamente invasivos possuem uma recuperação bem mais simples. Mesmo assim, é importante tomar cuidado com a região de aplicação, de modo a não ficar mexendo nela ou pressionando-a em demasia, já que isso pode fazer com que o ácido hialurônico se espalhe para outras regiões.
E Se o Inchaço do Preenchimento de Ácido Hialurônico Durar Muito Tempo?
O intuito do ácido hialurônico é preencher a região de aplicação, como acontece com o preenchimento de olheiras, preenchimento de queixo e de demais regiões em que a substância pode ser aplicada.
Caso o paciente perceba um inchaço persistente depois da aplicação de ácido hialurônico no rosto, que se mantém mesmo depois de dias ou até mesmo semanas do procedimento, o mais seguro é marcar um retorno com o cirurgião plástico que foi responsável pelo procedimento e verificar quais são os motivos desse inchaço.
Outros sinais podem indicar a necessidade do retorno ao especialista:
- Febre 24 horas após a aplicação e dias depois;
- Região de aplicação avermelhada e quente;
- Dor irradiando para as proximidades da região de aplicação;
- Manchas escuras no local de aplicação;
Essas condições são raras, entretanto, na presença de qualquer sinal, entre em contato com o especialista imediatamente.
O Dr. Cláudio Lemos é um cirurgião especializado em cirurgia plástica estética e que orienta todos os seus pacientes em relação a como evitar o inchaço após preenchimento ácido hialurônico. Assim, a recuperação será mais rápida e os resultados obtidos serão ainda melhores.