Muitas pessoas pensam que cirurgia no abdômen é apenas uma, o que é um pensamento totalmente equivocado, já que existem a abdominoplastia e a lipoaspiração. Outras pessoas acreditam que deve ser escolhido apenas um desses procedimentos, o que também é incorreto, pois a paciente pode optar por realizar as duas cirurgias em sequência caso deseje.
São várias as diferenças entre lipoaspiração e abdominoplastia e é muito importante que essas diferenças sejam explicadas, de modo a fazer com que a paciente compreenda perfeitamente qual é a finalidade de cada um desses procedimentos.
Diferenças Entre Lipoaspiração e Abdominoplastia
A lipoaspiração é uma cirurgia que tem como propósito apenas a remoção de gordura que se encontra na região do abdômen. A pele da paciente não é retirada nesse procedimento e as cicatrizes são muito pequenas, com tamanho aproximado de 4 mm, apenas o suficiente para que a cânula possa ser inserida na camada de gordura.
Pacientes que tenham problemas com flacidez não devem optar pela lipoaspiração, já que seu objetivo não é esse. Os melhores resultados proporcionados pela lipoaspiração são aqueles de pacientes que estão quase com seu peso ideal mas sofrem com gordura localizada.
Já na abdominoplastia, a pele abaixo do umbigo é retirada e o restante é esticado, de modo a oferecer como resultado uma barriga mais chapada. A gordura de outras regiões da barriga não é retirada, apenas aquela que sai junto com a pele, e a cicatriz é consideravelmente maior, já que é preciso cortar a pele para a realização do procedimento.
O distanciamento entre os músculos também é corrigido, já que a cinta muscular é afivelada durante a cirurgia. A abdominoplastia é a cirurgia ideal para quem tenha pele flácida sem excesso de gordura, ou seja, pessoas mais magras.
Quando a Abdominoplastia É Mais Recomendada?
Existem algumas pacientes que apresentam tanto gordura localizada quanto flacidez na pele, o que é bem comum. Em casos assim, o mais recomendado é que a paciente opte pela lipoabdominoplastia, que associa as técnicas de ambos procedimentos.
A lipoabdominoplastia é iniciada a partir da lipoaspiração e visa retirar a gordura localizada no abdômen e também nos flancos, o que resultará em um aumento da flacidez já existente. Em sequência é feita a abdominoplastia, cujo objetivo é retirar o excesso de pele e corrigir a cinta muscular, resultando em um abdômen magro e sem nenhuma flacidez.
Cuidados ao Realizar Uma Lipoaspiração Ou Uma Abdominoplastia
- Fique em repouso relativo por pelo menos 7 dias;
- Não se exponha aos raios solares ou à friagem por 14 dias;
- Inicie os procedimentos de drenagem linfática logo que for orientada pelo médico;
- Tenha cuidado ao se levantar;
- Evite caminhar desacompanhada por pelo menos 2 dias;
- Beba bastante água;
- Utilize um modelador compressivo continuamente por 1 mês e meio para diminuir os edemas, evitar hematomas e garantir melhores resultados;
- Aguarde 45 dias para a realização de exercícios físicos.
Além de todos esses cuidados, é essencial que a paciente siga estritamente a todas as recomendações dadas pelo cirurgião, de modo a amenizar os transtornos que ocorrem no período pós-operatório e assegurar a obtenção do melhor resultado possível das cirurgias.
O Dr.Cláudio Lemos é um cirurgião plástico especializado em uma série de procedimentos de cirurgia plástica feminina, realizados sempre com total segurança e eficiência, superando as expectativas dos pacientes e ajudando-os a obter o corpo de seus sonhos.
Com uma série de estágios realizados em centros de formação nos Estados Unidos, o Dr.Cláudio Lemos se especializou em seu ramo e tem mais de 18 anos de experiência, além de diversas recomendações positivas por parte de seus pacientes.