O câncer de pele é um dos tipos mais comuns dessa doença. Embora não seja tão perigoso quanto outros cânceres, nunca é bom escutar a confirmação dessa doença ou mesmo a possibilidade de sua existência. Felizmente, o tratamento câncer de pele pode contornar os efeitos dessa doença.
Existem diferentes tipos de tratamento câncer de pele, cada um deles com suas próprias características e especificidades. Para que se determine o melhor tratamento, é essencial passar por uma avaliação com o cirurgião plástico, que analisará cada caso individualmente.
Algo que muitas pessoas têm dúvidas é quais são os tipos de tratamento para câncer de pele e em que eles consistem. É bom conhecer essas informações, tanto para estar a par do assunto quanto para que as pacientes da doença saibam como será feito esse tratamento.
Quais São os Tipos de Câncer de Pele?
Antes de falarmos sobre o tratamento para câncer de pele, é bom saber quais são os tipos desse câncer, que também possuem características diferentes entre si.
Os principais tipos dessa doença são os seguintes:
- Carcinoma Basocelular (CBC): tipo mais comum de câncer de pele e também entre todos os cânceres, o carcinoma basocelular se manifesta nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme. Dificilmente esse tipo de câncer se dissemina para regiões além de seu local de origem. O motivo que resulta em seu aparecimento é a exposição excessiva aos raios solares.
- Carcinoma Espinocelular: segundo tipo de câncer mais comum, geralmente também aparece em decorrência da exposição ao sol. As regiões do corpo em que ele mais aparece são na orelha e no couro cabeludo, e as pacientes que são mais afetados têm de 60 a 70 anos de idade. Sua capacidade de evolução é mais intensa e ele pode atingir outras regiões do corpo.
- Melanoma: seu nome é derivado dos melanócitos, que são as células que produzem a melanina do corpo, de onde esse tipo de câncer se origina. A capacidade de metástase do melanoma é bastante grande, mas as chances de seu tratamento também são grandes quando a doença é encontrada em suas fases iniciais.
Como é Feito o Tratamento Câncer de Pele?
Existem diferentes tratamentos que podem ser feitos na cirurgia de câncer de pele, mas o mais comum e realizado nas pacientes de todo o mundo é a excisão do tumor.
As técnicas utilizadas para esse procedimento podem variar de acordo com cada caso, já que tudo depende de como o câncer se apresenta. Tumores menores demandam procedimentos mais simples, ao passo que os tumores maiores já demandam uma cirurgia mais complexa.
Em pacientes que possuem câncer de pele tratamento se inicia com a aplicação de uma anestesia, que pode variar de sedação intravenosa à anestesia geral. Depois da anestesia, chega a hora da excisão em si.
É extremamente importante contar com um cirurgião plástico devidamente capacitado para a realização dessa cirurgia plástica, já que ele deve remover todas as células cancerígenas, de modo a evitar que ocorra a reincidência do câncer.
Caso seja um tumor pequeno, o tratamento é mais simples. Porém, se tiver sido atingida uma área muito grande pelo câncer, pode ser realizado um tratamento chamado de cirurgia de Mohs.
O congelamento do tumor também pode ser necessário. Nesse caso, ele será removido e avaliado por um patologista, para garantir que as áreas em volta do tumor já sejam de células saudáveis.
No caso do câncer de pele tratamento de congelamento e análise da lesão são feitos para evitar a reincidência do câncer, o que demandará um tratamento adicional no futuro.
Depois de se assegurar de que não tenham ficado mais células cancerígenas na pele, então o cirurgião plástico procede com a reconstrução do local, para que os impactos estéticos causados pela cirurgia sejam mínimos. São várias as técnicas que podem ser utilizadas para isso, desde um retalho local até uma cirurgia de enxerto de gordura.
Passado um tempo do procedimento, pode ser que a paciente tenha que ser submetida a uma cirurgia de correção de cicatriz, para amenizar ao máximo os efeitos estéticos do tratamento câncer de pele.
Quando Recorrer ao Tratamento Para Câncer de Pele?
Sempre que essa doença for diagnosticada, ela deve ser tratada. Afinal de contas, quando se trata do câncer de pele tratamento não é apenas uma cirurgia plástica estética, mas sim um procedimento que visa eliminar o câncer de pele e sua disseminação para outros órgãos e regiões do corpo.
Por isso, o tratamento não deve ser descartado em nenhuma hipótese. Assim, será possível se livrar do câncer de pele de uma vez por todas e com o mínimo possível de alterações estéticas.
O Dr. Cláudio Lemos é um cirurgião plástico que oferece o tratamento câncer de pele ideal para cada um dos pacientes, sempre com o intuito de que eles obtenham o melhor resultado possível. Mediante uma avaliação minuciosa, eles receberão o tratamento mais adequado para suas necessidades e poderão se livrar do câncer de pele da maneira mais saudável e viável possível.