A ginecomastia é uma condição caracterizada pelo aumento das mamas masculinas e que pode causar constrangimento ou situações embaraçosas. Portanto, saber como se livrar da ginecomastia é uma preocupação comum em vários homens.
Antes de descobrir como tratar ginecomastia, conheça um pouco mais sobre essa condição, o que a causa e quem pode ser afetado por ela!
Quais São os Fatores Causadores da Ginecomastia?
A ginecomastia é extremamente normal, inclusive até mais do que muitas pessoas pensam. Ao chegar na fase da puberdade, 7 em cada 10 homens apresentam um aumento em sua região mamária, o que ocorre devido a alterações nos níveis naturais de estrogênio e testosterona no corpo. Embora o estrogênio seja um hormônio mais presente em mulheres, homens também o apresentam.
Bebês também podem apresentar essa condição por um curto período de tempo, já que o estrogênio de suas mães ainda fica no fluxo sanguíneo por um breve período. O envelhecimento, o uso de certos medicamentos (alguns antibióticos, antidepressivos, medicamentos para o coração e outros), tratamentos de quimioterapia e o consumo de álcool e de certas drogas também são algumas das causas conhecidas da ginecomastia.
Diagnóstico da Ginecomastia
Caso acredite que tenha sido acometido pela ginecomastia, o ideal é que você passe por uma consulta com um clínico geral para que ele analise a situação e possa te orientar a respeito do que pode ser feito.
Se a condição da ginecomastia for causada pelo uso de algum medicamento ou droga, interromper seu uso deve resolver o problema. Já se for devido a alguma doença, como hipertireoidismo ou problemas renais, seu tratamento deve acarretar na diminuição das mamas excessivas e na solução do problema.
Embora a ginecomastia não tenha nenhuma implicação que não a alteração estética na grande maioria dos casos, muitos homens se sentem incomodados com essa condição. Para homens que estejam interessados em como tratar ginecomastia, duas das opções disponíveis são a administração de medicamentos ou a realização de uma cirurgia plástica.
Como Tratar Ginecomastia Com o Uso de Medicamentos?
Conforme dito anteriormente, a presença excessiva de estrogênio no organismo pode resultar em mamas masculinas excessivamente grandes. Nesses casos, alguns medicamentos são uma boa forma de como tratar ginecomastia, como tamoxifeno e clomifeno, por exemplo.
Porém, nunca se esqueça: a automedicação é extremamente perigosa e pode acarretar em problemas de saúde. Apenas um médico pode te receitar medicamentos mediante uma consulta, caso ele julgue necessário para a solução de seu caso.
Como se Livrar da Ginecomastia Com a Cirurgia Plástica?
A cirurgia de ginecomastia é uma das cirurgias mais procuradas por homens. Seus objetivos são remover o excesso de tecido adiposo e proporcionar uma mama com aspecto normal.
Em alguns casos, pode ser preciso que o cirurgião plástico trabalhe também no mamilo e na aréola do paciente, caso estes tenham ficado com aspecto diferente do ideal.
Pacientes interessados em como se livrar da ginecomastia através de uma cirurgia plástica devem saber que existem 4 diferentes formas de cirurgia, cuja realização depende das condições de cada caso. A indicação será feita pelo cirurgião plástico mediante uma série de exames que realmente confirmem as causas da ginecomastia.
Posso Escolher o Tratamento Que Preferir?
A escolha do tratamento mais eficiente para cada caso sempre será feita por um médico especializado, que tenha todo o conhecimento necessário para avaliar e recomendar o que for melhor.
O paciente pode manifestar seu desejo por determinado tipo de tratamento, pedido este que será analisado pelo médico e autorizado ou não de acordo com cada caso.
A última palavra sempre virá do médico ou, no caso de uma cirurgia, do cirurgião plástico. Esses profissionais que têm como objetivo garantir a saúde do paciente e que ele obtenha os melhores resultados possíveis.
Não Está Satisfeito? Então se Livre da Ginecomastia!
Muitos dos casos de ginecomastia não trazem complicações fisiológicas aos pacientes, mas você não é obrigado a conviver com essa condição caso ela lhe cause constrangimentos. Se você, por vontade própria, decidir que quer se livrar desse problema, não perca mais tempo e procure por ajuda médica.
Independentemente da forma de como se livrar da ginecomastia que for adotada, sempre procure por profissionais responsáveis e cujo atendimento tenha qualidade comprovada. Assim, você será capaz de levar uma vida ainda melhor, sem ter que sofrer com a vergonha e todas as complicações decorrentes da ginecomastia!