Você Sabia Que Cirurgia Estética e Reparadora Não é a Mesma Coisa?

5/5 - (4 votes)

Você Sabia Que Cirurgia Estética e Reparadora Não é a Mesma Coisa?

Quando se fala de cirurgia estética e de cirurgia reparadora, muita gente pensa que se trata da mesma coisa, já que ambas são cirurgias plásticas. Porém, isso está bem longe de ser verdade.

É preciso compreender exatamente o que é uma cirurgia estética e uma reparadora, cujos objetivos são bastante diferentes. Assim, ficará mais fácil distinguir onde cada caso se aplica e quais são as implicações dessas cirurgias para o paciente.

Definição de Cirurgia Estética

Uma cirurgia estética é realizada quando o paciente não está satisfeito com seu corpo em termos estéticos, ou seja, concernentes à sua beleza. O objetivo é ter um corpo mais bonito, mais bem definido ou com mais curvas, entre várias outras possibilidades e necessidades.

Alguns exemplos de cirurgia estética são os seguintes:

  • Mamoplastia de aumento: quando a mulher se interessa em ter seios maiores, ela pode optar por essa cirurgia para ter sua necessidade solucionada.
  • Prótese de glúteo: mulheres que queiram glúteos maiores e mais bonitos recorrem a essa cirurgia para isso, de modo a obterem o corpo que sempre desejaram.
  • Lifting de coxas: para ter mais definição nas coxas e mantê-las com um aspecto mais jovem e com menos tecido gorduroso, o lifting de coxas é perfeito.

Definição de Cirurgia Reparadora

Diferentemente da estética, a cirurgia reparadora é realizada em pacientes que tenham algum problema que não apenas afeta o lado estético, mas também o funcional.

Depois de se fazer qualquer tipo de cirurgia para reparação, o paciente deixará de enfrentar esse problema e passará a ter uma vida normal, sem complicações ou limitações.

Confira alguns exemplos de cirurgia reparadora:

  • Reconstrução mamária: mulheres que tenham sofrido com o câncer de mama podem optar pela reconstrução mamária, que pode ser realizada com várias técnicas para devolver a mama que foi perdida total ou parcialmente em decorrência da doença.
  • Reconstrução de aréola e mamilos: atua como uma próxima etapa da reconstrução mamária, cujo objetivo é fazer com que a mulher tenha mamas normais, com aréolas e mamilos. Também pode ser necessária caso ela tenha sido atingida por queimaduras, acidentes ou necrose, entre outras possibilidades.
  • Cirurgia de Síndrome de Poland: essa síndrome rara faz com que o músculo peitoral maior seja atingido em menor ou maior grau, o que pode atrapalhar o desenvolvimento das mamas e até mesmo causar sindactilia e outros problemas funcionais.

Embora a cirurgia reparadora e a estética tenham a finalidade de proporcionar um corpo mais belo, a primeira também mexe com o aspecto funcional.

7 Fatos Sobre Cirurgias Estéticas e Reparadoras

Mesmo depois dos esclarecimentos que foram dados anteriormente, pode ser que você ainda tenha ficado com um pouco de dúvida em relação aos tipos de cirurgia. Veja agora 10 fatos para ajudar a esclarecer essas dúvidas!

1 – Ambos Tipos de Cirurgia Ajudam a Ter Mais Autoestima

Independentemente de ser para fins estéticos ou funcionais, o paciente que for submetido a uma cirurgia plástica se sentirá mais confiante, feliz e satisfeito com seu próprio corpo. Portanto, ambas conferem um aumento considerável na autoestima do paciente, o que influenciará direta e positivamente em sua vida.

2 – Os Preços Variam de Acordo com Cada Cirurgia

Não necessariamente uma cirurgia estética será mais barata do que uma reparadora. Os preços dependem de cada procedimento, do tempo de internação, da eventual necessidade da colocação de uma prótese, da aplicação de anestesia e de diversos outros fatores.

3 – A Idade Mínima Para uma Cirurgia Estética ou Reparadora Não é Padronizada

Não existe um padrão quanto à idade mínima, seja para uma cirurgia para reparação ou para a melhora da estética. Tudo depende do que será realizado em cada procedimento.

Uma otoplastia, por exemplo, já pode ser realizada entre os 5 e 7 anos de idade, já que a orelha da criança já estará totalmente formada nessa idade. Já a bichectomia é uma cirurgia que se recomenda esperar até o final da fase da adolescência, que também deve ser feita com o consentimento dos pais em casos de menores de idade.

4 – A Opinião do Cirurgião Plástico é Importante em Todas as Cirurgias

Em uma cirurgia reparadora, geralmente as expectativas do paciente serão as mesmas da do cirurgião, que é a de ter um corpo normal. Já no caso da estética, a paciente pode querer ter seios muito grandes ou fazer uma bichectomia sem tanta necessidade, por exemplo.

Por isso, é sempre preciso escutar aquilo que o cirurgião tem a dizer, já que toda a sua expertise conta muito para que ele ajude cada pessoa a obter o melhor resultado possível, sem jamais abrir mão da harmonia do corpo.

5 – Nem Toda Cirurgia Reparadora Demanda uma Prótese

Não é toda cirurgia plástica de reparação que precisa de uma prótese de silicone. Tudo depende de cada caso, da intensidade da deformidade e da região, entre outros fatores.

Como exemplo, uma reconstrução mamária pode ser feita com retalhos locais, reconstrução muscular e prótese ou expansor e prótese, entre outras formas.

6 – Procedimentos Minimamente Invasivos São Boas Alternativas às Cirurgias

Uma cirurgia plástica, seja ela estética ou reparadora, é um procedimento invasivo, que demanda determinado tempo de recuperação e cuidados antes e depois de sua realização. Em alguns casos, é possível recorrer a procedimentos minimamente invasivos, que são menos agressivos e proporcionam rápida recuperação.

Para ajudar a combater a papada, o paciente pode optar tanto por uma cirurgia de papada quanto pelo tratamento para queixo duplo com Kybella, sendo o primeiro uma cirurgia e o segundo um procedimento minimamente invasivo.

7 – É Preciso Escolher o Cirurgião Plástico Com Muito Cuidado

Todo e qualquer procedimento a que o paciente for submetido deve ser realizado por um profissional devidamente capacitado, que possa oferecer as condições mais seguras e que ofereçam os melhores resultados possíveis.

Por isso, sempre pesquise bastante antes da escolha e veja a opinião de antigos pacientes. O Dr. Cláudio Lemos é um cirurgião plástico altamente capacitado e que pode lhe atender para uma cirurgia estética ou cirurgia reparadora. Solicite um orçamento agora mesmo!

Related posts

Deixe um Comentário

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria