Portal Beleza e Saúde – Botox Rejuvenesce a Aparência e Ajuda a Controlar Suor Excessivo

Claudia Raia e outras famosas admitem que usam Botox para esconder as rugas de expressão

Botox é, na verdade, uma marca registrada de uma substância chamada toxina botulínica. Na medicina estética é utilizada para atenuar rugas da testa, região dos olhos e pescoço. Aplicada nas mãos, pés e axilas ajuda a diminuir a sudorese. O tratamento não é exclusividade feminina, os homens já são 20 a 30% dos pacientes.

Muitos famosos recorrem a esse recurso para rejuvenescer a aparência, mas pouquíssimos admitem. A atriz Cláudia Raia faz parte do seleto grupo que confessa que já aplicou Botox. “Mas bem pouquinho”, contou a atriz. Giovanna Antonelli também já admitiu: gosto de dar uma retocada no botox e sou a favor dos procedimentos estéticos.

Portal Beleza e Saúde - Botox Rejuvenesce e Ajuda a Controlar Suor Excessivo

Na face, a toxina botulínica é eficaz para curar temporariamente as rugas de expressão, que são formadas pelos movimentos repetidos de contração do músculo que acabam marcando a pele. “A substância paralisa a placa motora onde há o nervo que faz o estímulo pra contrair o músculo, ela não deixa que o músculo se contraia”, explica o cirurgião plástico Dr.Claudio Lemos formado e pós-graduado pelo Instituto Ivo Pitanguy, especialista pelas Sociedades Brasileira e Americana de Cirurgia Plástica. Para as rugas profundas, outra técnica surte mais efeito: o preenchimento.

“O botox é bastante confundido com o preenchimento. O volume na boca, por exemplo, é resultado do preenchimento o e não da toxina botulínica como muitos pensam. O mesmo vale para as rugas “parênteses”, aqueles sulcos entre a boca e a bochecha. A aparência esticada de um rosto sem expressão é opção do paciente. Algumas pessoas querem ficar over, mas a tendência atual é que se mantenha a movimentação do músculo, mas apenas que ele perca a força”, explica o médico.

A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes já colocou botox em alguns pontos do rosto e acha que a prevenção pode vir a adiar uma cirurgia plástica no futuro.

Para quem sofre de suor excessivo (hiperidrose), a aplicação de botox pode ser uma forma de tratamento. A toxina botulínica vai atuar no organismo, paralisando a ação da glândula sudorípara. É uma alternativa menos drástica comparada às cirurgias que corrigem o distúrbio definitivamente.

Entenda abaixo como funciona o procedimento com Dr.Claudio Lemos

Como é Feita a Aplicação?

Ele explica que o procedimento é ambulatorial, ocorre no consultório. “Não é necessária à internação em hospital. Injeções com agulhas bem finas são aplicadas no músculo do local onde será tratado” diz o médico.

Dói?

Não, mas há uma sensação desconfortável e uma leve ardência. Uma pomada anestésica de uso tópico é passada no local.

Existem Contraindicações?

Sim, pacientes alérgicos a substâncias contidas na fórmula como o princípio ativo ou conservante não podem realizar a aplicação. Pacientes grávidas também não devem ser submetidas a esse tratamento.
Algumas marcas de toxina botulínica possuem albumina na fórmula, neste caso pacientes com alergia a ovo devem usar outra marca. Também não é indicado para quem tem doenças da placa muscular ou doenças neurológicas que afetem a mobilidade.

Há Efeito Colateral?

Pode acontecer equimose local, uma mancha escura devido a uma infiltração difusa de sangue no tecido subcutâneo. Ocorre quando a agulha acerta, sem querer, uma veia. Neste caso, demora alguns dias para a marca desaparecer da pele.
Se o produto for mal aplicado pode paralisar o músculo errado. Para reverter o efeito deve se esperar o mesmo tempo e que a aplicação estética do botox, cerca de seis meses. “Existe uma medicação que acelera o efeito, mas não é comprovada cientificamente”, revela o cirurgião plástico.

Quanto Tempo Dura?

A sessão demora em torno de 20 minutos. O tratamento não é definitivo: o efeito “sem rugas” dura entre 4 a 6 meses, variando para cada organismo.

Cuidados Antes e Depois da Aplicação

A toxina botulínica deve ser aplicada por um médico, portanto verifique o registro do mesmo e procure um bom profissional. Depois da aplicação, é indicado que o paciente não deite, não faça atividades físicas, não massageie a região tratada e nem tome sol, ao menos pelas próximas quatro horas.

Idade Indicada

O paciente deve ter no mínimo 18 anos. Existe a procura de jovens pelo tratamento.

Curiosidades sobre o Botox

– Botox é marca registrada, foi a primeira a ser liberada para uso estético, talvez por isso seja a mais conhecida hoje em dia. Existem diversos laboratórios que fabricam a mesma substância.
– A toxina botulínica começou a ser usada para fins terapêuticos para pacientes do tétano. A doença causa espasmos musculares e os músculos ficam muito rígidos. A substância intervém no relaxamento, diminuindo as sequelas.
– Existem vários tipos de toxina botulínica, a utilizada em tratamentos é do tipo A. Essas substâncias são produzidas pela bactéria clostridiumbotulinum, a mesma que pode causar o envenenamento alimentar chamado botulismo, que provoca paralisia.

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Aos 51 anos, Mônica Carvalho faz novo procedimento estético para desfilar como musa da Grande Rio.

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria