A Hipertrofia de Masseter leva este nome pois está intimamente relacionada ao músculo Masseter, que está localizado na região inferior do maxilar, podendo afetar ambos os lados da face em casos mais graves ou ser apenas unilateral em casos mais brandos, sendo uma condição que não apresenta sintomas como dor ou perda de funcionalidades.
O músculo Masseter é extremamente importante em nossa vida diária, pois juntamente com outros quatro outros músculos compõem a principal linha de força para auxiliar na mastigação e ingestão de alimentos, porém, é importante saber que pacientes recebem tratamento para Hipertrofia de Masseter podem ingerir alimentos normalmente.
Ilustração da Localização do Músculo Masseter na Face.
Quantas Pessoas Sofrem a Hipertrofia de Masseter Atualmente
Em todo o mundo, a quantidade de homens que sofrem com esta condição é consideravelmente baixa, o que torna esta hipertrofia um caso raro porém tratável, com a descoberta de duas opções de tratamentos que tornam possível minimizar os efeitos estéticos do crescimento excessivo deste músculo.
Para se ter acesso a tratamentos da mais alta qualidade e tecnologia de ponta, o paciente deve procurar um profissional capacitado no segmento como o D.Cláudio Lemos, pois somente um médico especializado pode efetuar o tratamento de acordo com as rigorosas normas de segurança da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Principais Queixas Sobre a Hipertrofia de Masseter
Pacientes que sofrem com esta imperfeição possuem uma queixa predominante: a perda na simetria da face. Isto ocorre pois na maioria dos casos esta hipertrofia se dá apenas em um lado do rosto, de modo que o formato do queixo e mandíbulas se tornam diferentes e causam desconforto no que se refere a estética.
Porém, ao efetuar os tratamentos adequados, o paciente pode remover quase que completamente os efeitos desta hipertrofia muscular sem que seja necessário colocar em risco o funcionamento de sua mandíbula ou maxilar, estes resultados serão ainda melhores com o devido acompanhamento de um profissional capacitado após o procedimento.
Exame Físico Para Identificar a Hipertrofia do Músculo Masseter.
Como Diagnosticar a Hipertrofia de Masseter
- Identificação Visual – Um dos métodos mais simples para perceber se um paciente sofre com a hipertrofia é a comparação do tamanho do músculo em cada lado da face, sendo visivelmente maior em casos onde o músculo se desenvolve em uma maior intensidade.
- Método de Toque – Em casos onde a diferença não é facilmente perceptível, é possível identificar uma hipertrofia ao sentir o músculo, pois em casos onde ocorre a hipertrofia a sua massa muscular sofre um grande aumento, o que torna mais fácil a sua identificação quando comparado a outros músculos.
- – Diagnóstico Profissional – O melhor modo de diagnosticar qualquer tipo de condição ou problema de saúde é através de um médico especializado, que conta com um amplo conhecimento e experiência na área para garantir que seu paciente receberá o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades.
Ilustração do Mecanismo Fisiológico de Atuação da Toxina Botulínica no Corpo.
Porque Devo Fazer o Tratamento da Hipertrofia de Masseter?
O tratamento tem fim puramente estético, pois o aumento na massa deste músculo é incapaz de causar qualquer outro tipo de problema como dores, dificuldades na ingestão de alimentos ou na fala, isto se traduz em um número pequeno de pessoas que possuem este problema muscular e não realizam qualquer tipo de tratamento.
Porém, para pessoas que desejam uma aparência impecável e livre de imperfeições, este tratamento ou intervenção pode representar uma série de benefícios seja em termos estéticos ou para a sua saúde mental, cuidar de seu corpo pode melhorar a sua autoestima e mudar sua vida para o melhor.
Como Funciona o Procedimento Para a Remoção da Hipertrofia de Masseter
Este procedimento consiste na remoção de partes de músculos e osso na região inferior do maxilar, de modo a manter toda a simetria da área em ambos os lados da face, e assim solucionar em caráter permanente as diferenças na densidade muscular.
Assim como outros procedimentos, o tempo de recuperação é consideravelmente baixo, de modo que o paciente pode retomar as suas atividades dentro de pouco tempo após a finalização do procedimento, porém é recomendado tomar diversos cuidados para assegurar uma rápida recuperação.
Tipos de Toxina Botulínica Presentes no Mercado.
Tratamento da Hipertrofia de Masseter Através de Toxinas
Além da cirurgia, há outro tipo de tratamento que pode ser feito para eliminar os efeitos desta hipertrofia, que é a aplicação da toxina botulínica na área afetada, esta toxina atua diretamente no músculo causando seu enfraquecimento e perda de massa, restaurando-o ao seu estado natural após algumas aplicações em intervalos regulares.
Este método é indolor e requer um menor tempo de recuperação após cada sessão, o que leva muitos pacientes a optarem por um tratamento mais extenso que irá oferecer ao paciente uma maior comodidade ao invés da solução mais rápida que é o procedimento.
Como é a Recuperação Após o Procedimento
O processo pós-operatório é extremamente importante para que não surjam outras imperfeições relacionadas a falhas na cicatrização ou perda de sensibilidade na área, de modo que seguir atentamente as recomendações do médico é o melhor modo de garantir que o paciente tenha uma recuperação rápida e excelentes resultados no procedimento.
No caso do tratamento, não há a necessidade de se aguardar longos períodos de recuperação, porém deve-se tomar certos cuidados para eliminar riscos de desconfortos na região, evitando a ingestão de alimentos mais duros ou com necessidade de mastigação elevada nas primeiras horas após a aplicação.
Que Homens Estão Aptos Para Realizar o Procedimento de Hipertrofia de Masseter?
Antes de qualquer procedimento, o paciente deve consultar um médico especializado, que efetuará uma série de exames para garantir que o paciente está apto para um procedimento mesmo que pouco invasivo, pois há uma série de condições de saúde que podem ter efeito direto na sua recuperação.
Além dos exames, antes de efetuar o procedimento para a Hipertrofia de Masseter o histórico médico do paciente deve ser analisado, levando em conta possíveis reações alérgicas a medicações ou o consumo de remédios e outros compostos que podem afetar o funcionamento de seus músculos na região em que o procedimento ocorrerá.
Quanto Custa um Procedimento Para a Correção de Hipertrofia de Masseter?
O custo em relação a um procedimento para a correção da Hipertrofia de Masseter, é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.
Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento para a correção da Hipertrofia de Masseter em outra pessoa, por exemplo.
Parece simples, mas o valor de um procedimento para a correção da Hipertrofia de Masseter não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a um procedimento deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.