Também conhecida como alopecia, a calvície é caracterizada pela redução parcial ou total de cabelos e a ausência de pelos em uma determinada área da pele. Esta condição é mais comum e perceptível no couro cabeludo, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo que haja pelos.
A queda de cabelos é um processo normal do organismo. De maneira geral, as pessoas perdem de 50 a 100 fios de cabelo por dia e com o passar da idade, o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento e até parar na fase da velhice, resultando na condição de calvície. Fatores como mudança hormonal, dieta com insuficiência de vitaminas, uso de medicamentos específicos, estresse, hereditariedade e falta de cuidados com os cabelos também podem contribuir para o aparecimento da calvície.
Como Tratar a Queda de Cabelo?
O implante capilar ou também conhecido como transplante capilar é um método revolucionário que visa melhorar a qualidade de vida e a estética do homem, os mais afetados pela condição da calvície. Os avanços da tecnologia permitem resultados cada vez mais naturais e procedimentos mais rápidos. Existem dois tipos de transplante capilar, as técnicas FUE e FUT. A seguir, veja como funciona cada procedimento.
Técnica FUE
A técnica FUE (Follicular Unit Extraction) retira os folículos um a um, com auxílio de equipamento cirúrgico que também realiza o implante de cada unidade folicular diretamente no couro cabeludo ou em grupos de até três folículos. O cabelo pode ser retirado na região acima da base do pescoço. A retirada é feita através de uma pinça com o auxílio de uma lente de aumento para obter mais precisão nas incisões.
A técnica FUE é menos invasiva e com cicatrização rápida, sem a necessidade de pontos locais e permite a realização de sessões em menor espaço de tempo. Esta técnica também permite a implantação de fios de cabelos de outras regiões do corpo como o tórax e o braço.
Dependendo do caso, o resultado da técnica FUE pode ser observado logo após a primeira sessão. Esta é a técnica mais recente e proporciona resultados mais naturais sem a presença de cicatriz profunda.
Técnica FUT
A técnica de transplante capilar FUT (Transplante de Unidade Capilar) consiste na retirada de uma faixa de cerca de 20 cm de comprimento e 1cm de largura do próprio paciente que será implantado na área afetada pela calvície. Para que a cicatriz seja linear e camuflada pelos cabelos, a área doadora recebe uma sutura que aproxima as bordas, produzindo uma cicatriz fina e linear.
O procedimento dura cerca de 6 horas e necessita de anestesia local e sedação. Ao final do procedimento é necessário utilizar um curativo que deve ser retirado no dia seguinte. É normal que cabelo da região implantada caia após 15 a 20 dias do procedimento, mas a raiz de cada unidade folicular permanece no local, permitindo o crescimento de novos fios.
O resultado final da técnica FUT pode ser observado após 6 meses da realização de todas as sessões indicadas e ministradas pelo médico cirurgião especialista em transplante capilar.
Cuidados Pós-Operatório
É importante que o paciente siga todas as orientações do médico cirurgião especialista em implante capilar para garantir bons resultados do procedimento. De maneira geral, as recomendações do pós-operatório das técnicas FUE e FUT são:
- Os medicamentos como antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo cirurgião especialista devem ser tomados no horário e tempo determinados;
- Logo após os procedimentos, o cabelo é lavado por uma enfermeira treinada para que o implante capilar não seja danificado. Em casa, a lavagem do cabelo deve ser realizada de acordo com todas as orientações do cirurgião especialista;
- Use boné, chapéu ou lenço de acordo com as orientações do médico cirurgião;
- Assim que tiver a liberação do médico, o paciente pode retomar as atividades como ler, viajar, dirigir e retorno ao trabalho (de acordo com a profissão);
- O paciente deve dormir com a cabeça elevada nas primeiras três noites;
- Praia, piscina, atividades físicas são liberadas de acordo com a técnica e a recuperação do paciente;
- Os pontos de sutura da técnica FUT são retirados 15 dias após a cirurgia com a técnica FUT;
- As crostas (cascas) começam a desprender-se após 10 dias do procedimento e o paciente não deve forçar a remoção. É comum acontecer perda de cabelo junto com as crostas, um processo normal do implante de cabelo.
Qual a Melhor Técnica de Implante Capilar?
As duas técnicas possuem vantagens para o paciente. A escolha do procedimento será realizada de acordo com o estágio da calvície do paciente analisada pelo médico cirurgião especialista em transplante capilar. Dr.Cláudio Lemos é cirurgião plástico com diversas especialidades nacionais e internacionais buscando proporcionar o bem-estar e a melhora da qualidade de vida de cada paciente. É necessário realizar uma consulta para avaliação, respondendo todas as dúvidas em relação aos procedimentos, pré e pós-operatório. Dr.Cláudio Lemos é um especialista renomado que procura aperfeiçoar a harmonia do rosto através do implante capilar de todos os seus pacientes.