5/5 - (10 votes)

Dr. Cláudio Lemos e Ziraldo

O consagrado autor de títulos como “O Menino Maluquinho”, “Jeremias, o Bom” e “Os dez amigos”, Ziraldo Alves Pinto, nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932.

Formado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1957, começou sua carreira ainda nos anos 50, atuando em jornais e revistas de grande notabilidade, como o Jornal do Brasil, Cruzeiro, Folha de Minas, entre outros. Porém, ainda com 6 anos de idade publicou sua primeira ilustração no jornal Folha de Minas, fazendo parte, anos mais tarde do jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), com uma coluna exclusivamente dedicada ao humor.

Além de desenhista, cartunista e chargista, profissões pelas quais ganhou enorme notabilidade que ostenta até hoje, Ziraldo também atua como escritor, dramaturgo, cartazista, jornalista, teatrólogo, poeta, cronista e pintor.

Aqui na página do Dr. Cláudio Lemos falaremos um pouco sobre a sua magnífica obra e conquistas que ao longo dos anos.

As Obras de Ziraldo

O nome Ziraldo passou a ganhar maior notoriedade em 1960, ano em que lançou não apenas sua primeira revista em quadrinhos, mas a primeira a revista brasileira colorida a ter sido feita apenas por um único ator. “A Turma do Pererê” foi publicada durante os anos de 1960 a 1964 e embora tenha tido uma das maiores tiragens da época foi cancelada logo após o início da ditadura militar no Brasil.

No mesmo ano em que lançou a célebre revista em quadrinhos, Ziraldo foi homenageado com o prêmio “Nobel” Internacional de Humor, no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas, além do prêmio Merghantealler, a principal premiação dedicada a imprensa livre da América Latina.

Durante o conturbado período do regime militar imposto ao país, Ziraldo, juntamente com outros escritores, fundou “O Pasquim”, no qual também exercia a função de diretor e devido a disseminação do periódico, o autor e diretor foi preso um dia após anunciar o AI-5, Ato Inconstitucional Nº 5).

No ano de 1969 o autor mineiro lança seu primeiro livro infantil, “Flicts”, uma obra que falava sobre a busca de uma cor, Flicts, pela amizade. A obra conquistou fãs no mundo todo e já em 1979, Ziraldo dedicou-se ao universo infantil.

Em 1980, já com suas charges e ilustrações sendo publicadas em revistas americanas, inglesas e francesas, Ziraldo lançou, aquela que seria a obra que consolidaria a sua já virtuosa e bem-sucedida carreira, o livro “O menino maluquinho”, que alcançou um sucesso estrondoso.

Dentre os livros de Ziraldo, “O menino maluquinho” foi um dos maiores fenômenos editoriais do país e o sucesso foi tanto que a obra ganhou adaptações para o teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e claro, cinema.

Ziraldo Atualmente

Um dos trabalhos mais recentes de Ziraldo é a “Revista Bundas”, lançado em 1999, uma paródia a revista “Caras”. Em 2002 juntamente com seu irmão Zélio Alves Pinto, lançaram uma nova edição do “O Pasquim”, renomeado como “O Pasquim21”.

Os trabalhos do autor já foram traduzidos para inúmeros idiomas, como inglês, espanhol, francês, alemão, basco e italiano, obras que representam e muito bem o talentoso e sempre atual humor brasileiro através do mundo.

Desde o ano 2000, Ziraldo é parte da “Oficina do Texto”, a maior iniciativa de coautoria de livros do mundo, na qual já ilustrou diversas histórias de alunos de escolas de todo o Brasil, um total de aproximadamente 1 milhão de obras diferentes editadas em coautoria, com outras 1 milhão de crianças.

Dos Prêmios aos Quais Foi Indicado ou Venceu, Incluem-se:

  • Nobel Internacional do Humor – 1969. Venceu;
  • Prêmio Merghantealler – 1969. Venceu;
  • Prêmio Jabuti de Literatura – 1980 – Venceu a categoria infantil por “O menino Maluquinho”;
  • Prêmio Hans Christian Andersen – Venceu com o trabalho “FLICTS”;
  • Ordem do Mérito Cultural – agraciamento anual;
  • Prêmio Ibero-Americano de Humor Gráfico – venceu;
  • Prêmio Jabuti de Literatura – Indicado pela obra “Os meninos do Espaço.

Obras do Ziraldo

Related posts

Deixe um Comentário

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria