Hipertrofia de Masseter

A hipertrofia de masseter pode ser causada por diferentes fatores, sendo o Bruxismo um dos agentes mais comuns que causam este problema muscular, isso ocorre pois a movimentação constante dos músculos localizados na região inferior da face, resultando em uma hipertrofia visualmente desagradável.

O tratamento para a hipertrofia de masseter pode ser efetuado de dois modos diferentes: através de uma procedimento minimamente invasivo ou um tratamento que utiliza a toxina botulínica aplicada diretamente no músculo afetado para reduzir o seu volume e consequentemente dar um padrão estético mais agradável visualmente.

Relação de Bruxismo e Hipertrofia de Masseter

Relação de Bruxismo e Hipertrofia de Masseter.

 

Há Relação entre o Bruxismo e Hipertrofia de Masseter?

O Bruxismo é um hábito involuntário, onde os músculos do maxilar se contraem e expandem regularmente, isso faz com que alguns músculos da face se desenvolvam de modo diferente do resto, e consequentemente tenham um tamanho que se destaca nas laterais e região inferior da face.

Mesmo efetuando um tratamento completo através da aplicação de toxinas diretamente nos músculos, se o Bruxismo persistir, todos os resultados positivos resultantes deste tratamento podem ser perdidos, levando a mais gastos e tempo de recuperação após a aplicação dos compostos.

O estresse pode ser uma das principais causas do bruxismo, porém não é a única, tornando importante que as causas deste problema sejam solucionadas para garantir que não ocorram mais problemas relacionados ao desenvolvimento excessivo dos músculos responsáveis pela movimentação dos dentes e mandíbula.

Ilustração de uma Hipertrofia do Músculo Masseter em Mulheres

Ilustração de uma Hipertrofia do Músculo Masseter em Mulheres.

A Hipertrofia de Masseter Ocorre Apenas em Mulheres?

Por ser um importante músculo usado em diferentes momentos de seu dia-a-dia, essa hipertrofia pode ocorrer em pessoas de qualquer gênero, sendo acentuada em casos onde há uma predisposição genética para inchaços e desenvolvimento excessivo da mandíbula.

Porém, devido a tendência de maiores cuidados pessoais encontrados nas mulheres, o número de pessoas do gênero feminino que buscam alternativas como tratamentos e cirurgias para minimizar este problema é consideravelmente maior do que os homens que efetuam este tratamento.

Exame Físico da Hipertrofia do Músculo Masseter

Exame Físico da Hipertrofia de Masseter.

 

Como Diagnosticar a Hipertrofia de Masseter?

  • Identificação Visual – Um dos métodos mais simples para perceber se um paciente sofre com a hipertrofia é a comparação do tamanho do músculo em cada lado da face, sendo visivelmente maior em casos onde o músculo se desenvolve em uma maior intensidade.
  • Método de Toque – Em casos onde a diferença não é facilmente perceptível, é possível identificar uma hipertrofia ao sentir o músculo, pois em casos onde ocorre a hipertrofia a sua massa muscular sofre um grande aumento, o que torna mais fácil a sua identificação quando comparado a outros músculos.
  • Diagnóstico Profissional – O melhor modo de diagnosticar qualquer tipo de condição ou problema de saúde é através de um médico especializado, que conta com um amplo conhecimento e experiência na área para garantir que seu paciente receberá o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades.

Ilustração da Hipertrofia do Masseter

Ilustração da Hipertrofia do Masseter.

Como Escolher a Melhor Solução Para a Hipertrofia de Masseter

O melhor modo de se solucionar este problema, é através da consulta com um cirurgião plástico, que irá analisar o caso do paciente de modo atento e realizará todos os exames necessários para saber se o paciente possui condições de realizar uma intervenção cirúrgica, removendo uma quantidade significativo de material orgânico da região.

Em casos onde a hipertrofia do músculo não é tão evidente, optar pelo tratamento pode ser a melhor opção, pois mesmo com um efeito menor do que o procedimento, é possível obter resultados positivos sem sofrer grandes incômodos ou gastos expressivos no tempo de recuperação e recursos financeiros.

Tratamento Para Hipertrofia de Masseter Através de Toxinas

Tratamento Para Hipertrofia de Masseter Através de Toxinas.

 

Tratamento Para a Hipertrofia de Masseter Através de Toxinas(Botox)

Além da cirurgia, há outro tipo de tratamento que pode ser feito para eliminar os efeitos desta hipertrofia, que é a aplicação da toxina botulínica na área afetada, esta toxina atua diretamente no músculo causando seu enfraquecimento e perda de massa, restaurando-o ao seu estado natural após algumas aplicações em intervalos regulares.

Ilustração Demonstrando o Mecanismo de Ação da Toxina Botulínica

Ilustração Demonstrando o Mecanismo de Ação da Toxina Botulínica.

 

Este método é indolor e requer um menor tempo de recuperação após cada sessão, o que leva muitos pacientes a optarem por um tratamento mais extenso que irá oferecer ao paciente uma maior comodidade ao invés da solução mais rápida que é o procedimento cirúrgico.

Ilustração do Afinamento do Rosto Feminino Após o Tratamento

Ilustração do Afinamento do Rosto Feminino Após o Tratamento.

Requisitos Para Escolha do Cirurgião Plástico

  • Experiência – O cirurgião deve possuir uma longa experiência de atuação no segmento de cirurgias, especialmente neste tipo de procedimento, isto minimiza os riscos de erros durante o procedimento, bem como garante um processo pleno de recuperação e acompanhamento constante. Esta longa experiência de profissionais como o Dr.Cláudio Lemos traz outros benefícios para o paciente, como uma melhor capacidade de explicar como será o procedimento e como obter os melhores resultados durante e após a finalização dos processos de tratamento que devem ser realizados pelo paciente.
  • Infraestrutura – Os equipamentos para a realização do procedimento estão intimamente ligados aos seus resultados, pois é impossível efetuar um procedimento de modo preciso sem a disponibilidade de equipamentos, medicamentos e anestesia adequadas para o biótipo do paciente. Mesmo no caso dos tratamentos feitos utilizando a toxina botulínica, é necessário contar com tecnologia de ponta, facilitando o processo de aplicação do composto em uma área do músculo onde os efeitos sejam mais evidentes, garantindo um maior tempo de atuação da toxina.
  • Localização – Para dar o máximo de comodidade para os pacientes, é necessário que o médico e hospital em que o procedimento será efetuada estejam localizadas em regiões próximas à residência do paciente, pois torna possível efetuar todos os procedimentos de modo mais cômodo.Além da comodidade, esta menor distância entre o paciente e seu médico também contribui para a sua segurança após o procedimento, onde não há riscos de que a área em que o procedimento foi efetuada sofra impactos ou exposição a agentes nocivos como altas temperaturas e umidade.
  • Custo-Benefício – A quantidade de recursos financeiros que deve ser investidos para efetuar o procedimento não deve exceder o seu orçamento, sendo recomendado levar em conta os gastos com remédios bem como as acomodações adaptadas durante todo o período de recuperação do procedimento. Optar apenas por um profissional que efetue seu procedimento pelo menor preço pode representar grandes problemas no futuro, pois o uso de medicamentos e técnicas inadequadas pode tornar necessário efetuar retoques no procedimento em intervalos regulares, aumentando os gastos dramaticamente.
  • Acompanhamento – Após a realização do procedimento, o médico deve acompanhar regularmente o paciente, consultando como o seu processo de recuperação ocorre e receitando medicamentos que possam diminuir a sua dor e inchaço resultantes da remoção de músculos e partes de ossos no rosto da paciente. A periodicidade das consultas porém, não deve causar incômodos para o paciente, agendando consultas em datas que o paciente não possua outros compromissos ou em horários fora de seus turnos de trabalho, o que garante o seu comparecimento nas consultas.

Tratar o Bruxismo Pode Acabar com a Hipertrofia de Masseter?

Embora o bruxismo seja a causa de sua hipertrofia, tratar este problema não produz resultados no músculo, pois ela é o resultado do excesso de esforço foi realizado durante anos, e mesmo se tratada não produzirá muitos impactos positivos no que se refere ao fator estético.

Isto não significa que o tratamento para esta condição não seja eficiente, pois ele pode evitar uma série de problemas como dores no maxilar, dores nos dentes, fraqueza muscular na mandíbula e até mesmo danos na pigmentação, o que torna os tratamentos para o bruxismo extremamente importantes.

A hipertrofia de masseter pode ser causada por diversos outros fatores, o que torna recomendado consultar um médico e efetuar os exames para detectar qualquer problema em questões de saúde que possam afetar os resultados dos procedimentos no paciente.

Quando Custa um Procedimento Para a Correção de Hipertrofia de Masseter?

O custo em relação a um procedimento para a correção da Hipertrofia de Masseter,é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de um procedimento para a correção da Hipertrofia de Masseter não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a um procedimento deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria