Como Funciona o Botox Terapêutico?

5/5 - (3 votos)

Como Funciona o Botox Terapêutico?

O uso da toxina botulínica popularmente conhecida como botox, já é bastante difundido em procedimentos estéticos. A substância tem ação direta sobre os músculos faciais, causando um efeito paralisante que impede a contração dos mesmos, atuando principalmente no disfarce de rugas e marcas de expressão causadas pela idade. O que muita gente não sabe é que a toxina botulínica também pode ser usada para fins terapêuticos. Mas como?

Pesquisas associando o uso da toxina botulínica para fins terapêuticos vêm sendo apresentadas nos Estados Unidos desde a década de 1960, tendo sido difundida na década de 80 pela Botox, empresa que acabou tendo seu nome eternamente associado à toxina. No Brasil, o SUS fornece tratamentos terapêuticos com toxina botulínica há mais de dez anos, embora o mercado já usasse a substância para esses fins desde a década de 90. O botox terapêutico vem sendo muito útil em tratamentos em áreas como neurologia, urologia e fisiatria.

Como Funciona o Botox Terapêutico?

A ação da toxina botulínica se dá entre o músculo e terminação nervosa. Após a aplicação, o nervo passa a mandar menos informação para o músculo fazendo com que ele relaxe. Graças a esse efeito, a toxina é muito útil para o tratamento de pessoas que sofrem com algum tipo de rigidez muscular, também chamadas de espasticidades, daí o nome botox terapêutico.

Os motivos que causam espasticidades são variados: acidente vascular cerebral (AVC), problemas no nascimento, traumatismo craniano ou na região da medula, cefaleia, dentre outros.

Principais Casos Clínicos em Que o Botox Pode Ajudar

São muitas as possibilidades de uso do botox terapêutico.

A toxina botulínica vem sendo bastante útil para melhorar a vida de crianças que tem paralisia cerebral,o que em muitos casos pode reduzir a necessidade de cirurgias. Quanto mais jovem é o paciente, mais útil o tratamento poderá ser para a melhoria de sua qualidade de vida.

O botox também é bastante usado para o tratamentos da cefaleia (enxaqueca crônica).Isso é possível porque a aplicação da substância é capaz de impedir que as terminações nervosas que causam dor cheguem ao músculo. O uso nesses casos é contínuo e pode reduzir drasticamnete a necessidade de analgesicos fortes.

Muita gente não faz ideia, mas a toxina botulínica pode ser muito útil em tratamentos urológicos. Pessoas que sofrem da chamada bexiga hiperativa (necessidade insuportável de fazer xixi) ou que precisam urinar o tempo inteiro podem ter bons resultados após a aplicação da substância diretamente no músculo da bexiga através de uma endoscopia.

É Botox e Não é Botox

Conforme explicado anteriormente, a toxina botulínica passou a ser conhecida mundialmente como botox graças a popularidade da empresa de mesmo nome que comercializava a substância. No entanto, hoje em dia existem dezenas de fabricantes e fórmulas que utilizam a toxina em questão. Por se tratar de um medicamento que tem componentes biológicos (sim, a substância é produzida por uma bactéria), a toxina tem características específicas e diferentes indicações, efeitos e dosagens. Apenas médicos podem prescrever tratamentos à base de aplicação de toxina botulínica e a mesma geralmente só é prescrita se a medicação oral existente não estiver surtindo efeitos esperados.

Botox Para Procedimentos Estéticos

O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos Lemos possui diversas especializações em procedimento estéticos com aplicação de toxina botulínica para combater sinais do envelhecimento e realçando a beleza do corpo do homem e da mulher.

Related posts

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria