Redução de Lóbulo de Orelha

Redução de Lóbulo de Orelha

Redução de Lóbulo de Orelha

Com o passar do tempo, é normal que o corpo passe a apresentar flacidez em diversas partes, e algumas das que mais impactam no visual são aquelas da região facial, como nas orelhas. Por isso, a redução do lóbulo de orelha é uma das cirurgias mais procuradas pelos homens que se interessam em corrigir essa deformidade.

Esse é um dos procedimentos de cirurgia plástica que vêm sendo mais procurados pelos homens, que com o passar do tempo se preocupam cada vez mais com a sua beleza, que pode melhorar muito com a redução do lóbulo de orelha.

Aprenda mais sobre o procedimento de diminuição do lóbulo de orelha e veja como ele pode ser determinante para que você se sinta um homem mais belo, confiante e com maior autoestima.

O Que Causa a Queda do Lóbulo da Orelha?

Existem diversos fatores que podem acarretar na queda do lóbulo de orelha. Os principais são os seguintes:

    • Envelhecimento – o avanço da idade resulta na flacidez de diversas partes do corpo, e o lóbulo da orelha é uma das que mais sofrem com isso, já que é composto por tecidos conectivos areolares e adiposos que sofrem diretamente com a ação da gravidade.

Ilustração de um Lóbulo de Orelha em um Paciente Idoso

Ilustração de um Lóbulo de Orelha em um Paciente IdosoIlustração de um Lóbulo de Orelha em um Paciente Idoso.

  • Uso de Brincos – caso os homens utilizem brincos ou alargadores muito grandes ou pesados, isso pode acarretar na queda do lóbulo, principalmente quando eles são utilizados por um longo período de tempo.

Ilustração de um Lóbulo de Orelha Masculino Após o uso de Alargadores

Ilustração de um Lóbulo de Orelha Masculino Após o uso de AlargadoresIlustração de um Lóbulo de Orelha Masculino Após o uso de Alargadores.

  • Acidentes – homens que usam brincos e alargadores são mais suscetíveis a acidentes na região do lóbulo, já que eles podem se prender em fios, linhas ou demais objetos. Porém, homens que não utilizam acessórios na orelha também podem passar por acidentes nos lóbulos.

Ilustração de um Lóbulo Rasgado Por uso de Brincos

Ilustração de um Lóbulo Rasgado Por uso de BrincosIlustração de um Lóbulo Rasgado Por uso de Brincos.

Esses fatores, quando associados, contribuem ainda mais para a queda do lóbulo e podem deflagrar uma necessidade ainda maior da redução do lóbulo de orelha.

A cirurgia para orelha rasgada é um procedimento bastante similar, mas que não acontece devido à queda do lóbulo, e sim a uma abertura nessa região. Tal problema também pode ser chamado de lóbulo de orelha bífido.

Como Esconder o Lóbulo Caído?

As mulheres apresentam maior facilidade em esconder os lóbulos caídos, já que elas podem se valer de brincos maiores ou de outros acessórios, como cachecóis, por exemplo. Porém, os homens geralmente não contam com isso, já que seus brincos e alargadores costumam ser menores.

Além disso, o próprio uso de brincos muito grandes e pesados para tentar esconder o lóbulo caído também não é a alternativa mais recomendável, já que isso pode acarretar em uma queda ainda maior do lóbulo. Logo, o melhor procedimento, sem sombra de dúvidas, é a redução do lóbulo de orelha.

Para Que Serve a Redução do Lóbulo de Orelha?

Existem vários fatores que podem levar o lóbulo de orelha a ficar mais caído em relação ao restante do rosto. Isso causa uma sensação de desproporcionalidade da face, o que consequentemente influencia em sua beleza.

Além da parte visual, o homem também pode se sentir abalado emocionalmente, já que ele pode ser alvo de olhares reprovadores por parte das outras pessoas, o que pode fazer com que sua autoestima caia muito.

A redução do lóbulo de orelha é uma cirurgia que visa corrigir esse problema, de modo que a proporção facial volte a existir e que o homem se sinta melhor consigo mesmo, o que influenciará diretamente em suas relações com outras pessoas e fará até mesmo com que ele se sinta mais confiante.

Essa cirurgia geralmente era realizada como uma das etapas do lifiting fácial, mas ela passou a ser bastante procurada de forma isolada pelos pacientes interessados.

O Lóbulo de Orelha Pode se Recuperar Sem Cirurgia?

Não. Depois que o lóbulo da orelha já está mais largo e caído, ele não se recupera sozinho. Além do mais, as orelhas crescem até o final da vida, assim como acontece com o nariz, e o passar do tempo só fará com que essa queda se torne ainda mais pronunciada.

Portanto, assim que o homem perceber que o lóbulo de sua orelha está mais caído do que o normal, é fortemente recomendável que ele seja submetido a uma cirurgia de redução de lóbulo de orelha o quanto antes, o que fará com que o problema não se agrave ainda mais.

A Partir de Qual Idade é Recomendável Optar Pela Redução de Lóbulo de Orelha?

Não existe uma idade definida para a realização dessa cirurgia, já que não é possível saber quando ela se fará necessária, principalmente quando isso acontece em decorrência de algum tipo de acidente.

Tudo depende da forma com a qual essa deformidade acometerá cada paciente. Em tese, não existe idade mínima para a realização da cirurgia e, portanto, assim, que se verificar sua necessidade, o paciente já pode ser submetido a ela, desde que tenha sido avaliado por um cirurgião plástico e que o profissional tenha aprovado o procedimento.
Ilustração Demonstrando a Aparência do Lóbulo Operado
Ilustração Demonstrando a Aparência do Lóbulo Operado

Ilustração Demonstrando a Aparência do Lóbulo Operado.

Como Funciona a Redução do Lóbulo de Orelha?

Existem diversas técnicas que podem ser adotadas para esse procedimento, que variam de acordo com as condições do lóbulo da orelha de cada paciente. Porém, em todos eles, o processo da redução do lóbulo de orelha começa com a aplicação de uma anestesia local, para que o paciente não sinta qualquer tipo de desconforto.

Depois, o cirurgião plástico realiza as marcações na orelha do paciente, de modo que ela fique com um formato geométrico e simétrico em relação à outra orelha, o que contribui para que a face tenha um aspecto melhor.

O tecido em excesso da região da orelha será removido e, depois, o cirurgião plástico fará a incisão para fechar o corte. Geralmente, a cirurgia não leva mais do que 1 hora.

Como Ficam os Pontos Dessa Cirurgia?

Os pontos geralmente ficam na parte de baixo do lóbulo e são bem discretos, de modo que o paciente não se sinta incomodado por sua presença. Depois de fechados, será bem difícil ver que existem pontos ali.

A recuperação desses pontos leva em torno de duas semanas, nas quais o paciente deve tomar cuidado para não lesionar ou forçar a área, o que consequentemente pode prejudicar no amadurecimento da cicatrização.

Como é o Pós-Operatório da Cirurgia de Redução do Lóbulo de Orelha?

Não existem cuidados muito específicos que o paciente deve tomar, já que se trata de um procedimento relativamente simples.

A maior recomendação é de que o paciente só volte a utilizar brincos, alargadores e demais acessórios depois de pelo menos 6 semanas da realização da cirurgia, que é quando o lóbulo já estará perfeitamente recuperado.

 Quanto Custa uma Cirurgia de Redução de Lóbulo de Orelha?

O custo em relação a uma cirurgia de Redução de Lóbulo de Orelha ia é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para a mesma cirurgia de Redução de Lóbulo de Orelha em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia de Redução de Lóbulo de Orelha não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante investir em um bom profissional.

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria