Qual o Preparatório Para Cirurgia Plástica?

Qual o Preparatório Para Cirurgia Plástica?

Há muitos anos o Brasil vem se destacando no mercado de cirurgias plásticas. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica mostram que, pela primeira vez, o país assumiu o topo do ranking mundial, superando os Estados Unidos. Foram realizadas 1,49 milhão de cirurgias em 2017 no Brasil, quase 13% do total mundial. Estudo recente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) reforça essa constatação mostrando que, só em 2018, as intervenções cirúrgicas para fins reconstrutores ou puramente estéticos avançaram 23% e 8% no país, respectivamente, se comparado ao último estudo de 2014.

Se por um lado o brasileiro está recorrendo cada vez mais às intervenções plásticas para melhorar sua autoestima, por outro as pessoas precisam estar atentas ao fato de que se trata de uma cirurgia – com riscos como outra qualquer. O preparatório para a cirurgia plástica (ou período pré-operatório) busca esclarecer as dúvidas e medos do paciente, checar se sua saúde física e mental está ok, apresentar o que poderá ser feito e quais os riscos envolvidos no procedimento.

Entenda o que envolve o preparatório para a cirurgia plástica

Antes de mais nada, o primeiro passo para quem deseja fazer uma cirurgia plástica é procurar um profissional credenciado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele irá orientar os processos e realizar a cirurgia. Encontrado o profissional ideal e acertado qual será o procedimento, começa o período pré-operatório da cirurgia plástica.

De modo geral, esse período serve para que o paciente entenda como será o procedimento, tenha ciência dos riscos e seja o mais realista possível em relação aos desejos versus resultados possíveis. Serve também para que o médico avalie se o paciente tem condições (físicas e psicológicas) de realizar a cirurgia. Essa fase tem duração diferente para cada paciente e depende de cada tipo de intervenção. O período geralmente envolve a mudança de hábitos do paciente, realização de exames e um check-list final antes da cirurgia.

  • Traçando o Perfil do Paciente: se o paciente está convencido de que realmente quer realizar a cirurgia plástica, uma das primeiras coisas que o cirurgião plástico faz é criar um perfil do paciente a partir de dados fornecidos pelo próprio. Entendendo melhor qual a realidade do mesmo e o que o motivou a estar ali, o cirurgião plástico poderá definir como serão os próximos passos. Um bom profissional sempre se preocupará em expor aos pacientes os riscos que envolvem realizar uma cirurgia (seja ela qual for).
  • Mudanças de Hábito: o médico determinará as mudanças de hábitos que serão necessárias durante todo o período pré-operatório para que o paciente esteja em condições de realizar o procedimento. Essas mudanças variam, mas geralmente envolvem parar de fumar, controlar o consumo de álcool, aumentar a frequência de atividades físicas e reavaliar hábitos alimentares.
  • Exames Necessários: a realização de diversos exames tem como objetivo checar como está a saúde geral do paciente. Os exames mais comuns solicitados são as análises sanguíneas (hemograma, coagulograma, glicemia, dentre outros), exame de urina (visando verificar possíveis alterações renais), exame cardíaco (para verificar a saúde do coração) e exames de imagem (raio-x, tomografia, dentre outros) para verificar como está a área onde será realizado o procedimento. A depender dos resultados, o cirurgião pode optar por adiar ou até mesmo não realizar o procedimento. Isso porque saúde e integridade do paciente sempre vêm em primeiro lugar.

Por fim, o último passo do antes da cirurgia plástica é a realização de um check-list. Nesse documento, o médico coletará informações que ajudarão a traçar um perfil final do paciente. Isso é importante para definir, por exemplo, o tipo de anestesia que será utilizado na cirurgia. Se tudo estiver bem e o paciente em boas condições físicas e psicológicas, a cirurgia plástica poderá ser realizada como os menores riscos possíveis.

O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais que proporcionam a harmonização da beleza do corpo feminino e masculino, com o total cuidado em expressar as reais condições para a realização de cada procedimento cirúrgico.

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria