Sentirei dor Após a Cirurgia Plástica?

Sentirei dor Após a Cirurgia Plástica?

Vou sentir dor após realizar a cirurgia plástica? essa não é uma pergunta tão simples de responder. Isso porque uma série de fatores estão envolvidos: tipo de procedimento realizado, resistência do paciente e medicamentos utilizados no período pós-operatório. No geral, especialistas dizem que as possíveis dores após a realização de uma cirurgia plástica são resolvidas com a prescrição de medicamentos, especialmente analgésicos (de maior ou menor potência, a depender das queixas do paciente). Respeitar o período de repouso estipulado pelo cirurgião também é fundamental para diminuir as chances do aparecimento de dores.

Lipoaspiração, Implante de silicone nos seios, Abdominoplastia, Blefaroplastia e Rinoplastia estão no topo da lista das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Vamos analisar cada uma delas para entender se há dor no processo de recuperação após o procedimento.

  • Implante de Silicone: cirurgia plástica mais realizada (e desejada) do Brasil, o implante de silicone nas mamas representa a realização do sonho de muitas mulheres. Justamente por isso, o pós operatório é repleto de dúvidas. A cicatriz deixada pela realização do implante costuma ser pequena, abaixo do seio, se tornando quase imperceptível após a cicatrização. Logo após a cirurgia, a área dos seios fica bastante sensível e dores são esperadas, especialmente porque o corpo precisará se acostumar com um “intruso” (a prótese) na região dos seios. A dor é maior em pacientes cujo implante é posicionado atrás do músculo (implante retromuscular). No geral, os 3 primeiros dias após a cirurgia costumam ser de dor moderada, dor essa que vai diminuindo e tende a desaparecer cerca de 15 dias após a cirurgia. Analgésicos, uso do sutiã cirúrgico e repouso são as recomendações médicas para alívio do desconforto pós cirurgia. Se após 6 semanas de cirurgia a dor continuar, será necessária uma investigação médica para determinar e tratar a causa.
  • Lipoaspiração: uma das cirurgias plásticas mais realizadas no país (com média de 140 mil casos registrados por ano), a lipoaspiração é um procedimento que ajuda mulheres e homens a eliminar gordura localizada de maneira rápida, através de sucção. Os pontos resultantes da cirurgia são pequenos. Nos dias que sucedem a operação, é comum sentir dores na região operada, além de inchaço. Isso acontece porque o estímulo gerado pelas cânulas de sucção acaba deixando a região operada mais sensível. Repouso, analgésicos e drenagem linfática são as três recomendações médicas para acabar com as dores e o desconforto em poucos dias.
  • Abdominoplastia: diferente da lipoaspiração (que visa remover gordura localizada), a abdominoplastia tem como objetivo melhorar o contorno e dar forma ao abdômen para que ele fique liso e sem flacidez. Presente no top 5 de cirurgias plásticas mais realizadas tanto por homens quanto por mulheres, a abdominoplastia não costuma gerar dores fortes. Nos 3 dias após a realização da abdominoplastia é comum sentir desconforto – que é tratado com medicamentos. O paciente deve respeitar o repouso e as recomendações do pós operatório. Fazendo isso, a dor tende a desaparecer poucos dias após o procedimento.
  • Blefaroplastia: também conhecida como “cirurgia das pálpebras”, a blefaroplastia é realizada para tratar e remover o excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez na região das pálpebras, ocasionados especialmente pela ação da idade. Procedimento relativamente simples e com anestesia local, a blefaroplastia não gera dor, mas costuma resultar em ardor nos primeiros dois dias após a cirurgia. Esse desconforto é tratado com medicamentos leves. Após esse período, o ardor tende a desaparecer.
  • Rinoplastia: seja por desejos estéticos, seja por necessidade funcional, a rinoplastia é muito realizada no Brasil, especialmente para remodelar o nariz. A cirurgia costuma gerar inchaço e desconforto, especialmente nos primeiros sete dias após o procedimento. Após cerca de duas semanas, o inchaço reduz bastante e a respiração pelo nariz volta a se normalizar, diminuindo o desconforto. Medicamentos anti-inflamatórios são os mais receitados pelos cirurgiões para o paciente tratar a dor no período pós operatório.

Outras recomendações sobre sua cirurgia plástica

Seja lá qual for a cirurgia plástica que você realizar, é importante procurar um profissional credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). É fundamental ainda esclarecer todas as suas dúvidas junto ao cirurgião escolhido e respeitar rigorosamente as recomendações dadas por ele para o período de recuperação. Recorra ao seu cirurgião plástico caso note qualquer anomalia durante o processo pós operatório, inclusive dores que não cessam com medicamentos.

O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais que proporcionam a harmonização da beleza do corpo feminino e masculino, em busca de melhorar a qualidade de vida de cada paciente.

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria