Cirurgia Plástica Estética e Reparadora é a Mesma Coisa?

Cirurgia Plástica Estética e Reparadora é a Mesma Coisa?

Quando se fala sobre cirurgia plástica, muitas pessoas pensam que todas elas são caracterizadas da mesma forma, mas isso não é verdade. Elas se separam em duas categorias: Cirurgia Plástica Estética e cirurgia plástica reparadora.

Cada uma delas possui diferentes finalidades e aplicações, e as pessoas que procuram por elas também apresentam diferentes necessidades e expectativas. Logo, fica evidente que a cirurgia plástica estética e a reparadora não são a mesma coisa.

Entenda melhor o que são essas cirurgias, para que elas servem e quais pessoas procuram e recorrem a cada uma para ter suas expectativas atendidas em relação às mudanças no corpo.

O Que é Cirurgia Plástica Estética?

É possível supor do que se trata esse tipo de cirurgia por seu nome: estética. Logo, sua finalidade é a de modificar alguma coisa no corpo do paciente, de modo a deixa-lo mais bonito, ou seja, de acordo com as suas expectativas.

Basicamente, quando o paciente percebe algo em sua aparência que gostaria de mudar, mas que não interfere em nada na parte funcional, então essa é considerada uma cirurgia plástica estética.

Alguns exemplos de procedimentos que podem ser considerados como estéticos, já que não implicam na perda ou na dificuldade de nenhuma das funções do corpo, são os seguintes:

  • Cirurgia de Prótese de Mama – realizada com o intuito de aumentar a mama ou de modificar o seu formato, de acordo com o desejo da mulher e as recomendações do cirurgião plástico.
  • Cirurgia de Transplante Capilar – feito para que o homem volte a ter cabelos faciais, mediante o transplante da área doadora para a área receptora

Isso, porém, não quer dizer que elas não sejam importantes, muito pelo contrário: por mais que não dificulte diretamente a realização de nenhuma tarefa, uma cirurgia plástica estética pode mudar totalmente a forma com a qual a pessoa se sente com o seu corpo, o que melhorará muito a autoestima.

Por consequência, ela poderá levar uma vida normal e ter relacionamentos pessoais, profissionais e amistosos muito melhores, já que não se sentirá mais incomodada com a sua aparência.

O Que é Cirurgia Plástica Reparadora?

Por sua vez, uma cirurgia plástica reparadora tem a finalidade de, também como o próprio nome elucida, reparar algo no corpo do homem ou da mulher que implique na funcionalidade do seu corpo e também na saúde do paciente.

Alguns dos exemplos de cirurgia plástica reparadora, que prejudicam a forma com a qual o corpo funciona, são os seguintes:

  • Cirurgia de Mamilo Invertido – necessária quando o mamilo da mulher não é protuberante, o que dificulta na hora de amamentar e também apresenta prejuízos estéticos.
  • Tratamento Para Queimaduras – essencial depois de o paciente ter passado por algum tipo de queimadura, seja ela de primeiro, segundo ou terceiro grau, o que pode prejudicar sua mobilidade na região afetada.

Mesmo em uma cirurgia reparadora, também é possível sentir alguns dos efeitos de uma cirurgia plástica estética, já que o corpo ficará ainda mais bonito e de acordo com o que o paciente deseja. Logo, não é errado afirmar que uma cirurgia reparadora também age como uma cirurgia estética.

Quando Recorrer a Uma Cirurgia Plástica Estética ou Reparadora?

Seja qual for o tipo de cirurgia que o paciente se submeter, é essencial que ele o faça apenas por vontade própria, sem a influência da opinião de outras pessoas.

As cirurgias plásticas devem ser feitas depois de uma decisão pessoal, caso a pessoa sinta necessidade daquele procedimento para levar uma vida melhor e se sentir mais feliz com o seu corpo.

Existem algumas mulheres, por exemplo, que contam com um nariz um pouco maior ou com formato diferente do padrão, mas que não se incomodam com isso. Logo, elas não são obrigadas a recorrer a uma cirurgia de rinoplastia, e devem optar pelo procedimento apenas caso decidam isso sozinhas.

Se você precisar passar por algum procedimento de cirurgia plástica estética ou de cirurgia plástica reparadora, conte com o Dr.Cláudio Lemos, que é um cirurgião plástico altamente especializado em cirurgia plástica feminina e masculina, que te tratará com o máximo de atenção e prestatividade, para que você obtenha o corpo que te deixará mais feliz e confiante.

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria