A cirurgia plástica tem como objetivo principal realizar o tratamento de traumas, patologias e melhorar aspectos físicos de pacientes, se valendo de técnicas e procedimentos complexos que podem ser empregados em diversas partes do corpo. Contudo, todo procedimento deixa marcas e saber como disfarçar cicatrizes cirúrgicas é uma grande preocupação dos pacientes.
Neste texto do FAQ do site do Dr. Cláudio Lemos iremos falar sobre as técnicas para tornar invisível aos olhos alheios àquelas marquinhas que muitas vezes podem incomodar e dificultar a adaptação dos pacientes. Então acompanhem a leitura até o fim por que iremos responder a todas as suas dúvidas.
O que são cicatrizes?
As cicatrizes podem ocorrer dentro e fora do corpo, na pele e em órgãos internos que tenha sofrido uma incisão durante uma cirurgia, além de surgirem em certas condições como na pele com acne e catapora, por exemplo.
Quando há um ferimento na pele, ocorre uma quebra nos tecidos do corpo, ele por sua vez produz um maior número de colágeno que é o responsável pelo processo de cicatrização, se acumulando no local machucado, curando e fortalecendo a região.
Durante um período de aproximadamente 3 meses esse colágeno permanece se formando na região e o suprimento de sangue aumenta, tornando a cicatriz elevada, vermelha e encaroçada. Com o tempo o suprimento de sangue na região diminui e a cicatriz pouco a pouco vai se tornando mais lisa, macia e pálida.
Quais as técnicas para disfarçar cicatrizes cirúrgicas?
Existem várias técnicas para disfarçar cicatrizes cirúrgicas, que incluem procedimentos médicos feitos em clinicas de cirurgia plástica e estética, como micropigmentação corretiva, peeling, microagulhamento, aplicação de lasers fracionados, botox, entre outros.
Além disso, na internet é possível encontrar inúmeras técnicas caseiras que promovem a melhoria no aspecto da cicatriz, como a aplicação de óleo de rosa mosqueta, extrato de cebola, pomada de vitamina E, entre muitos outros.
Em seguida conheceremos um pouco mais a fundo as principais delas.
Principais métodos para disfarçar cicatrizes cirúrgicas
Possivelmente o método mais utilizado para disfarçar cicatrizes cirúrgicas é a maquiagem e com algumas dicas básicas você consegue um resultado fenomenal.
O corretivo deve ser escolhido de acordo com a coloração da cicatriz, amarelo para marcas mais escuras, verde para as mais avermelhadas e lilás para cicatrizes amarronzadas. Depois disso o processo é simples:
- Aplique filtro solar para proteger dos raios UV, independente do horário;
- Tão logo o protetor seque é hora de passar gel de cabelo na cicatriz, assim a região ganha uma textura mais lisa e homogênea;
- Quando o gel estiver seco, passe corretivo de acordo com a explicação anterior e por fim aplique um pó de alta cobertura, pois eles refletem a luz e ajudam a disfarçar imperfeições.
Mas se você busca por resultados permanentes, separamos dois procedimentos, um feito em clinica e outro caseiro que podem te ajudar a atingir esse objetivo.
São eles:
- Micropigmentação corretiva – Esse procedimento similar com uma tatuagem no qual a tinta é introduzida por agulhas e por esse motivo, todo o material deve ser descartável e a tinta autorizada pela ANVISA. No entanto esse procedimento não é indicado para esconder cicatrizes de tumores, pois ela pode encobrir uma possível reincidência da doença, dificultando o diagnóstico;
- Óleo de rosa mosqueta – segundo pesquisas, o óleo de rosa mosqueta aplicado diariamente por ao menos 6 semanas reduz significativamente a aparência da cicatriz. Para aplicar, a substância deve ser usada com um óleo de transportador, como óleo de abacate ou de coco, aplique duas vezes ao dia, quando notar uma melhora significativa o tratamento pode ser interrompido.
Além disso, como falamos anteriormente existem diversas outras técnicas, procure a que mais te agrada para esconder as marcas das cirurgias do seu corpo.
O Dr. Claudio Lemos é um cirurgião especializado em técnicas para esconder cicatrizes e em grande parte dos casos utiliza uma cola cirúrgica chamada Dermabond Prineo que torna as marcas quase imperceptíveis. Acesse o FAQ e tire todas as suas dúvidas sobre cirurgia plástica masculina e feminino.