A realização de uma cirurgia plástica envolve muita preparação, inclusive quanto ao período em que o procedimento será realizado. Muitas pessoas falam que a realização da plástica nos meses mais frios do ano – outono e inverno – tem mais vantagens do que em meses mais quentes. Mas será que isso é verdade? Vejamos.
Plástica no outono-inverno: é realmente mais vantajoso?
Coincidência ou não, dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que os meses mais frios (entre Junho e Julho) registram aumento de até 50% no número de cirurgias plásticas no país. Segundo a instituição, os principais motivos são para esse aumento são as férias de meio de ano e o desejo de que a plástica esteja totalmente cicatrizada quando o verão chegar.
Talvez esse volume de pessoas que realizam a cirurgia plástica nos meses mais frios não saibam, mas elas escolheram a melhor época do ano para realizar o procedimento. Sim, fazer uma plástica em meses frios é mais vantajoso do que no verão. Veja os principais motivos que sustentam essa afirmação:
- Diminuição do Inchaço: temperaturas mais elevadas favorecem a dilatação dos vasos sanguíneos, o que leva a maior retenção de líquidos e, consequentemente, mais inchaço. Em temperaturas mais amenas, essa dilatação é menor, causando menos inchaço na pós-cirurgia. Isso ajuda a gerar menos incômodo, menos dores e melhor cicatrização.
- Menor Exposição ao Sol: o sol é um inimigo de quem está se recuperando de uma plástica. Ele pode complicar a cicatrização, aumentar o inchaço e gerar manchas permanentes na região da cicatriz. Meses mais frios, com raios mais amenos, ajudam a diminuir os riscos descritos.
- Menos Incômodo no Uso da Cinta ou Sutiã Pós-Cirúrgico: algumas cirurgias exigem o uso da cinta (abdominoplastia, por exemplo) ou do sutiã cirúrgico (mamoplastias). A necessidade de uso desses itens pode chegar a dois, três meses. Em meses mais frios, essas peças incomodam menos, além de ser mais facilmente disfarçadas embaixo das roupas de frio.
Apesar dessas vantagens, nem sempre há tempo hábil para realizar toda a preparação para que a cirurgia seja realizada em meses frios. Preparação essa que inclui algumas consultas médicas e a realização de diversos exames. Sendo assim, não se preocupe! Realizando a cirurgia com um cirurgião competente (membro da SBCP) e respeitando todas as orientações do período pós operatório, sua cirurgia plástica obterá sucesso não importa a época do ano em que ela seja realizada. Mais importante do que fazer uma plástica no outono-inverno é cumprir com calma todas as etapas de preparação e recuperação.
O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais para a harmonização da beleza do corpo feminino e masculino, sempre em busca para atender as necessidades do paciente após um extenso diálogo para entender todos os procedimentos da cirurgia plástica.