Há muitos anos o Brasil vem se destacando no mercado de cirurgias plásticas. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica mostram que, pela primeira vez, o país assumiu o topo do ranking mundial, superando os Estados Unidos. Foram realizadas 1,49 milhão de cirurgias em 2017 no Brasil, quase 13% do total mundial. Estudo recente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) reforça essa constatação mostrando que, só em 2018, as intervenções cirúrgicas para fins reconstrutores ou puramente estéticos avançaram 23% e 8% no país, respectivamente, se comparado ao último estudo de 2014.
Se por um lado o brasileiro está recorrendo cada vez mais às intervenções plásticas para melhorar sua autoestima, por outro as pessoas precisam estar atentas ao fato de que se trata de uma cirurgia – com riscos como outra qualquer. O preparatório para a cirurgia plástica (ou período pré-operatório) busca esclarecer as dúvidas e medos do paciente, checar se sua saúde física e mental está ok, apresentar o que poderá ser feito e quais os riscos envolvidos no procedimento.
Entenda o que envolve o preparatório para a cirurgia plástica
Antes de mais nada, o primeiro passo para quem deseja fazer uma cirurgia plástica é procurar um profissional credenciado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele irá orientar os processos e realizar a cirurgia. Encontrado o profissional ideal e acertado qual será o procedimento, começa o período pré-operatório da cirurgia plástica.
De modo geral, esse período serve para que o paciente entenda como será o procedimento, tenha ciência dos riscos e seja o mais realista possível em relação aos desejos versus resultados possíveis. Serve também para que o médico avalie se o paciente tem condições (físicas e psicológicas) de realizar a cirurgia. Essa fase tem duração diferente para cada paciente e depende de cada tipo de intervenção. O período geralmente envolve a mudança de hábitos do paciente, realização de exames e um check-list final antes da cirurgia.
- Traçando o Perfil do Paciente: se o paciente está convencido de que realmente quer realizar a cirurgia plástica, uma das primeiras coisas que o cirurgião plástico faz é criar um perfil do paciente a partir de dados fornecidos pelo próprio. Entendendo melhor qual a realidade do mesmo e o que o motivou a estar ali, o cirurgião plástico poderá definir como serão os próximos passos. Um bom profissional sempre se preocupará em expor aos pacientes os riscos que envolvem realizar uma cirurgia (seja ela qual for).
- Mudanças de Hábito: o médico determinará as mudanças de hábitos que serão necessárias durante todo o período pré-operatório para que o paciente esteja em condições de realizar o procedimento. Essas mudanças variam, mas geralmente envolvem parar de fumar, controlar o consumo de álcool, aumentar a frequência de atividades físicas e reavaliar hábitos alimentares.
- Exames Necessários: a realização de diversos exames tem como objetivo checar como está a saúde geral do paciente. Os exames mais comuns solicitados são as análises sanguíneas (hemograma, coagulograma, glicemia, dentre outros), exame de urina (visando verificar possíveis alterações renais), exame cardíaco (para verificar a saúde do coração) e exames de imagem (raio-x, tomografia, dentre outros) para verificar como está a área onde será realizado o procedimento. A depender dos resultados, o cirurgião pode optar por adiar ou até mesmo não realizar o procedimento. Isso porque saúde e integridade do paciente sempre vêm em primeiro lugar.
Por fim, o último passo do antes da cirurgia plástica é a realização de um check-list. Nesse documento, o médico coletará informações que ajudarão a traçar um perfil final do paciente. Isso é importante para definir, por exemplo, o tipo de anestesia que será utilizado na cirurgia. Se tudo estiver bem e o paciente em boas condições físicas e psicológicas, a cirurgia plástica poderá ser realizada como os menores riscos possíveis.
O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais que proporcionam a harmonização da beleza do corpo feminino e masculino, com o total cuidado em expressar as reais condições para a realização de cada procedimento cirúrgico.