10 Dicas Para Não Ter Ponto Infeccionado Após a Cirurgia Plástica

5/5 - (5 votes)
5/5 - (5 votes)

10 Dicas Para Não Ter Ponto Infeccionado Após a Cirurgia Plástica

Os pontos dados após cirurgia plástica são chamados de suturas, e por unirem pele e músculos que foram rompidos durante uma cirurgia invasiva, porém, é necessário tomar uma série de cuidados para que não ocorram complicações como pontos infeccionados ou rompidos.

É importante ter em mente que os pontos cirúrgicos dados após cirurgias são diferentes dos mais comuns utilizados para selar ferimentos e garantir uma recuperação rápida da área afetada, sendo recomendado ter cuidados maiores para evitar que bactérias estejam presentes em grande número na área causando pontos infeccionados

Principais Pontos Cirúrgicos

Os tipos de pontos mais utilizados em cirurgias são :Sutura contínuas e as suturas interrompidas, cabendo ao cirurgião plástico decidir qual será o tipo de ponto cirúrgico que melhor irá se encaixar no caso de cada paciente, e maximizar a velocidade de recuperação.

Os Pontos cirúrgicos abertos são de grande preocupação para o paciente, pois a sua exposição ao clima e resíduos pode comprometer a sua cicatrização, resultando em pontos infeccionados e assim causar graves problemas para os pacientes e até mesmo reverter os resultados positivos da cirurgia, tornando necessários fechá-los prontamente.

10 Dicas Para Não Ter Pontos Infeccionados

  • 1.Cuidar dos Pontos Nunca é Demais – Manter constante atenção à condição de seus pontos é de grande importância para cirurgias de diferentes tipos de portes, pois facilita o seu processo de recuperação bem como evita que ocorram qualquer tipo de infecção.
  • 2.Mantenha o Local Limpo – Lavar o ponto com água e sabão em abundância é um excelente modo de evitar que haja a presença de agentes nocivos, e consequentemente evita infecções.
  • 3.Faça uma Boa Secagem Após Lavar – Após uma boa lavagem, é necessário que o paciente seque cuidadosamente o local da sutura, pois a concentração de umidade no local pode causar uma série de problemas e assim comprometer o seu processo de recuperação.
  • 4.Conte Com Cirurgiões Plásticos Capacitados – Um bom cirurgião plástico como o Dr.Cláudio Lemos será capaz de escolher e executar os melhores tipos de sutura de acordo com a sua cirurgia plástica, de modo a atingir excelentes resultados dentro de um prazo de recuperação curto e sem cortes aparentes.
  • 5.Não Tenha Medo Caso seus Pontos Sofram Inflamações – As inflamações são comuns para casos de pontos cirúrgicos, de modo que tomar os remédios anti-inflamatórios recomendados pelo seu médico são o melhor modo de evitar que ocorram maiores complicações.
  • 6.Evite Movimentos Bruscos – Os pontos são frágeis e ao efetuar movimentos bruscos podem ser facilmente rompidos, de modo que o repouso durante esse período é essencial para garantir um bom fechamento dos pontos.
  • 7.Somente Renova os Pontos com a Autorização do Médico – Muitas pessoas pensam que remover os pontos por si mesmos não apresenta riscos, porém esse conceito é errado, há uma série de problemas que podem ocorrer decorrentes da remoção inadequada dos pontos.
  • 8.Tenha uma Alimentação Saudável – Durante o período de recuperação, o paciente deve limitar a sua ingestão de alimentos a opções saudáveis para que o seu processo de recuperação não seja atrasado, e assim permitir que os pontos sejam removidos o mais rápido possível.
  • 9.Consulte um Médico Caso seus Pontos Apresente Alterações – Mudanças nas cores, dores e maiores incômodos são um importante alerta para que você consulte seu médico para analisar a situação e recomendar o melhor curso de ação para solucionar o problema.
  • 10.Mantenha o Constante Acompanhamento – Após uma cirurgia plástica, é comum que os cirurgiões efetuem um acompanhamento mais próximo do paciente, com consultas regulares para observar seu desenvolvimento, comparecer a todas essas consultas é o melhor modo de evitar problemas como pontos infeccionados.

Postagens Relacionadas

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Aos 51 anos, Mônica Carvalho faz novo procedimento estético para desfilar como musa da Grande Rio.

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria