Veja se a Drenagem Linfática Emagrece e Confira 15 Ótimas Dicas

5/5 - (1 vote)
5/5 - (1 vote)

Veja se a Drenagem Linfática Emagrece e Confira 15 Ótimas Dicas

Existe uma boa discussão se drenagem linfática emagrece ou não, bem como uma série de mitos sobre o assunto. Enquanto algumas pessoas defendem essa ideia com unhas e dentes, outras dizem que essa não é uma técnica que pode fazer com que quem a recebe perca peso.

Na verdade, dizer que a drenagem linfática emagrece não está de todo errado, mas também não está totalmente certo. O processo depende de uma série de fatores para que possa ou não trazer resultados nesse sentido.

Aprenda maiores informações sobre a drenagem linfática e se, afinal de contas, ela pode mesmo emagrecer ou não!

Afinal, a Drenagem Linfática Emagrece Mesmo?

Antes de entender melhor o que é a drenagem linfática e se ela tem algum efeito no peso, é importante entender primeiro o que é o sistema linfático.

Esse sistema tem a finalidade de fazer com que a linfa, que é um fluido remanescente dos tecidos, retorne para o sistema circulatório, bem como absorver ácidos graxos do organismo e gerar células imunes para combater corpos estranhos no organismo.

Além disso, o sistema linfático atua como uma válvula de escape para o sistema circulatório, por auxiliar a equilibrar as proteínas e outros líquidos dos tecidos do organismo.

Como o sistema linfático retém parte do fluido dos tecidos, essa retenção pode fazer parecer que a pessoa tem gordura localizada em determinadas regiões do corpo, como na barriga, nas pernas e nos braços, por exemplo.

Portanto, a finalidade da drenagem linfática é fazer com que os fluidos que se encontram entre as diferentes camadas de tecido sejam absorvidos pelo sistema linfático, que posteriormente se encarregará de eliminá-los através da urina.

É isso que faz muitas pessoas pensarem que essa drenagem emagrece. Na verdade, a pessoa desincha e pode até mesmo perder peso, não necessariamente eliminando gordura, mas sim linfa, o que realmente faz com que ela perca medidas.

Esse é um dos principais motivos que ressaltam a importância da drenagem linfática no pós-operatório: a possibilidade de fazer com que o inchaço diminua.

Dicas Para Potencializar a Drenagem Linfática

Já ficou claro que a drenagem linfática não fará com que a pessoa emagreça vários quilos sem fazer mais nada para alcançar isso. Porém, o processo pode ajudar na perda de peso, desde que seja acompanhado de outras atividades e mudanças de hábitos.

Confira valiosas dicas para fazer que a drenagem linfática traga melhores resultados e ajude na perda de peso!

1 – Faça Exercícios Físicos

Esse é o primeiro palpite que vem à cabeça quando se fala de emagrecimento. Não à toa, exercícios físicos são excelentes para se perder peso e ter uma vida mais saudável.

Quem praticar exercícios físicos e drenagem linfática emagrece com saúde e perderá gordura e também as toxinas do corpo, o que ajuda a diminuir medidas.

2 – Mude Sua Alimentação

O consumo de alimentos mais nutritivos e com menos gordura e açúcares ajuda, por si só, a emagrecer. Além disso, frutas, verduras e legumes são ótimos amigos da dieta.

Junto à drenagem linfática, ficará bem mais fácil perder peso, já que o organismo terá menos calorias para queimar e, consequentemente, não armazenará gordura.

3 – Tome Chás Drenantes

São considerados chás drenantes aqueles que, conforme o nome sugere, auxiliam no processo de drenagem por eliminarem as toxinas e resíduos maléficos do organismo.

Alguns tipos de chás drenantes são os verdes, brancos e vermelhos, além do chá de gengibre e da infusão de hibisco (que leva o nome de infusão pelo fato de não ser uma planta derivada da Camellia sinencis).

4 – Tome Muita Água

O corpo humano é composto por aproximadamente 75% de água. Portanto, uma pessoa que tem 70 kg é constituída de, aproximadamente, 52,5 L de água. Isso já deixa evidente que tomar bastante água todos os dias é essencial.

É recomendável tomar de 1,5 L a 3 L de água por dia, sendo que parte dela pode ser substituída por chás ou sucos naturais. Porém, de qualquer forma, a água pura e natural deve ser o líquido mais consumido por todos.

Além de ajudar a melhorar a pele, os cabelos e até mesmo o humor, consumir bastante água evita a retenção de líquidos e, consequentemente, faz que a drenagem linfática emagreça.

5 – Utilize Produtos Complementares

É comum que alguns profissionais que realizam drenagens utilizem produtos adicionais, como cremes esfoliantes. Depois de sua aplicação, os cremes que são utilizados no momento da drenagem penetram mais facilmente no organismo e proporcionam a obtenção de melhores resultados.

6 – Opte Entre Diferentes Tipos de Drenagem Linfática

Essa informação é conhecida principalmente por quem atesta que a drenagem linfática emagrece: existem vários tipos de drenagem linfática.

Algumas drenagens são feitas apenas com o uso das mãos, enquanto em outras são utilizadas máquinas ou objetos como bambu, pedras quentes e outros. Embora a técnica tradicional seja puramente manual, nada impede que esses objetos sejam usados para aumentar sua eficácia.

Porém, independentemente de qual seja o tipo, o profissional deve ser devidamente capacitado e experiente, pois drenagens realizadas incorretamente podem trazer consequências inesperadas, como a movimentação do fluido linfático para outras áreas do corpo.

7 – Não Se Baseie Apenas no Preço

Em muitas áreas da vida se preza pela economia. Porém, quando isso envolve sua saúde e bem estar, todo cuidado é pouco. Pessoas que cobram preços muito baixos podem oferecer um serviço de qualidade duvidosa ou até mesmo perigoso.

Portanto, desconfie de preços milagrosos e busque se informar com pacientes que já passaram por esse processo com o profissional escolhido, de modo a ter uma opinião real sobre sua qualidade.

Uma boa forma de conseguir negociar preços mais acessíveis é mediante a contratação de um pacote de sessões. Assim, pode-se conciliar a escolha de um bom profissional a preços mais baixos.

8 – Passe Por Sessões Constantes

Muito se engana quem pensa que uma única sessão de drenagem linfática emagrece. Esse é um processo gradativo, que tende a apresentar melhores resultados com o passar do tempo.

Quanto mais sessões forem feitas, melhores serão os resultados. O mais recomendável é que as sessões sejam feitas pelo menos 1 vez por semana, sem interrupções, para não quebrar a sequência e prejudicar os resultados.

9 – Cuidado Com a Saúde

Existem algumas restrições quanto à realização de drenagens linfáticas. Pessoas que tenham disfunções na tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, asma brônquica, diabetes, inflamações crônicas e outras doenças ou problemas não devem ser submetidas às drenagens.

Por isso, o mais recomendável é sempre passar por uma consulta com um médico capacitado, que possa fazer uma avaliação do paciente e definir se ele está ou não apto à drenagem.

10 – Não Confunda Drenagem com Massagem Modeladora

A massagem modeladora é aplicada com mais intensidade do que a drenagem linfática e possui objetivos diferentes. Enquanto a primeira visa modelar o corpo para diminuir algumas medidas na silhueta, a segunda tem o intuito de auxiliar o funcionamento do sistema linfático.

É importante conhecer as diferenças entre a drenagem e a massagem modeladora para não se equivocar e recorrer a um procedimento, quando na verdade o melhor seria o outro.

11 – Coma Grãos e Sementes Saudáveis

Alguns grãos contêm gorduras saudáveis, que promovem o bom funcionamento do sistema linfático devido à presença de Ômega 3 e 6, como chia, amêndoas, macadâmias, castanhas de caju e sementes de girassol e abóbora, por exemplo.

Além de melhorar o fluxo de linfo e combater gorduras que não são saudáveis, o organismo ficará mais rejuvenescido e desintoxicado.

12 – Pratique Exercícios de Respiração

Pode parecer um tanto quanto estranho e diferente, mas exercícios de respiração podem ajudar no funcionamento do organismo e, consequentemente, na eficácia da drenagem linfática.

Separar algum tempo para esses exercícios fará com que o linfo circule melhor, já que o sistema linfático não é bombeado automaticamente, como ocorre com o sistema circulatório, em que o cérebro funciona como uma bomba que leva o sangue a todas as extremidades do corpo.

13 – Tome Banhos de Sauna Regularmente

O calor da sauna é ótimo para que o organismo funcione bem e faz com que a drenagem emagreça. Os níveis de stress diminuem consideravelmente nesses ambientes e as toxinas do corpo são removidas mais rapidamente.

14 – Prefira Roupas Confortáveis e Não Muito Justas

Peças de roupa que sejam muito apertadas podem prejudicar o funcionamento do sistema linfático, o que por consequência diminuirá a eficiência da drenagem linfática.

Sempre que possível, prefira roupas largas e mais confortáveis, pois assim o corpo não fica muito apertado, algo que pode até mesmo prejudicar o sistema vascular e a circulação de sangue no corpo.

15 – Faça a Drenagem Linfática em Todo o Corpo

Todo o corpo pode ser tratado nas diferentes sessões de drenagem: desde as mãos até o rosto. Como o processo não é doloroso, não há nenhum problema nisso e o emagrecimento ocorrerá uniformemente.

Obtenha Ótimos Resultados Através da Drenagem Linfática

É muito grande a quantidade de vantagens e benefícios que podem resultar da drenagem linfática, mas para isso é preponderante a escolha de um profissional especializado e que possa oferecer aquilo que você espera.

Portanto, veja o máximo de dicas de drenagem linfática que você conseguir, siga as recomendações que foram dadas e veja como a drenagem linfática emagrece, desde que você também faça a sua parte!

Postagens Relacionadas

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Aos 51 anos, Mônica Carvalho faz novo procedimento estético para desfilar como musa da Grande Rio.

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria